Artigos

Qual o papel do blog em uma estratégia de Marketing Digital

O conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital e, como tal, é uma das primeiras estratégias a serem pesquisadas por quem deseja aumentar a presença digital da empresa.

Uma das formas de colocar a solução em prática é por meio de um blog no site. Isso porque o blog corporativo tem um papel central na estratégia de Marketing Digital, sendo responsável por diversos dos benefícios possíveis com a metodologia.

Antes de iniciar um, no entanto, é importante saber quais são as melhores práticas e também o que esperar ao criar um blog para sua empresa. Essa clareza inicial permite um investimento mais certeiro, expectativas condizentes com a realidade e recorte mais eficaz da solução.

Separamos aqui cinco benefícios que tornam o blog fundamental na estratégia digital. Confira:

 

1. Gera autoridade para sua empresa

Um blog atualizado regularmente, além de atrair tráfego e potenciais clientes, também funciona como um canal de relacionamento com potenciais clientes.

Publicar materiais inéditos e relevantes para o público interessado na temática é um dos fatores que pode transformar a empresa em uma autoridade no assunto.

Essa autoridade, construída por meio da publicação de conteúdos segmentados e de qualidade, fazem com que não apenas os clientes tomem a empresa como um exemplo, mas também as concorrentes.

 

2. Gera credibilidade

Quando uma empresa publica conteúdos sobre um tema e o faz com propriedade, a confiança do consumidor em relação à marca e ao conhecimento que essa empresa possui sobre os produtos e serviços oferecidos aumenta.

Essa credibilidade conquistada pode gerar não só um melhor relacionamento com a audiência como também novas oportunidades para a empresa em ambientes externos, como palestras, feiras, congressos, simpósios e outros.

 

3. Ajuda você a ser encontrado gratuitamente no Google

Quanto mais conteúdos publicados, mais oportunidades de ser encontrado pelos usuários, além de aumentar o número de páginas indexadas pelo Google e melhorar o posicionamento do site e de páginas do blog nos mecanismos de busca.

Para brigar por um bom ranqueamento das palavras-chave trabalhadas pela empresa é necessário somar a estratégia do blog com boas práticas de SEO.

Assim, ao realizar uma pesquisa que tem como foco algum produto ou serviço que seja oferecido pela marca, as chances de o usuário encontrar o site entre os resultados do Google aumentam bastante.

 

4. Facilita o processo de venda

É comum que um visitante acesse o site, mas ainda não esteja pronto para realizar uma compra. Nesse caso, o blog atua como uma base para a construção de relacionamento com o cliente, desenvolvimento de confiança em relação à marca e suporte para o processo de qualificação de leads.

Além dos novos conteúdos criados, é possível usar postagens antigas que esclareçam dúvidas identificadas na jornada de compra de uma persona, por exemplo. Assim, os materiais do blog podem ser usados em campanhas de e-mail marketing para manter um lead ativo, estabelecer confiança e qualificá-lo para compra.

Quanto mais informações sobre um produto ou serviço o potencial cliente consome antes da compra, mais valor ele atribui à experiência gerada pela empresa e à mercadoria em si. Essa qualidade pode ser usada para aumentar o ticket médio das vendas e fidelizar clientes a longo prazo.

 

5. Resultados contínuos

Todo conteúdo publicado no blog da empresa torna-se um ativo permanente, mesmo que o número de publicações diminua. Os conteúdos indexados pelo Google ou referenciados em sites de terceiros continuarão atraindo tráfego para o site, o que permite obter resultados contínuos.

As publicações antigas podem ser inseridas em newsletter, fazendo com que mesmo conteúdos publicados há bastante tempo continuem recebendo tráfego no site e gerando retorno para a empresa.

O blog é uma solução duradoura e que, quando realizada em conjunto com o SEO, por exemplo, não perde a relevância com o passar do tempo. É comum inclusive que conteúdos antigos sejam bem posicionados no Google devido à relevância que o material conquistou nos anos em que esteve disponível.

Assim, uma vez que a empresa criou um conteúdo sobre determinado tema há algum tempo, não precisa preocupar-se em criar novamente uma publicação com o mesmo tópico. Caso seja necessário uma atualização das informações, ela pode ocorrer no conteúdo antigo.

 

Quando iniciar um blog?

Caso sua empresa ainda não tenha um blog, a resposta mais adequada é: assim que possível!

No Brasil, a consolidação das soluções de Marketing Digital tem feito com que muitas empresas usem estratégias digitais para atraírem novos clientes, consolidarem relacionamento com o consumidor e aumentarem resultados em vendas.

Dessa forma, criar um blog atualmente não consiste mais em um diferencial de mercado, mas em uma estratégia importantíssima para tornar-se competitivo no mercado e não perder espaço para concorrentes.

André Siqueira

é administrador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Profissional e empreendedor especializado em marketing digital e vendas, Siqueira atua como Diretor de Marketing na Resultados Digitais.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:

Projeto mantido por:

Media Partners:

Projeto hospedado por: