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Qual o impacto das mídias sociais no seu marketing?

mídias sociais

O relacionamento entre marca e consumidor mudou drasticamente graças ao impacto das redes e mídias sociais.

As redes sociais deram grande controle e poder para os consumidores, e grandes corporações e marcas já não possuem mais o chamado monopólio de influência.

Muitas empresas entender que as redes sociais podem tanto alavancar quanto quebrar seus negócios, então eles aproveitaram a oportunidade para construir presença nas mais populares redes sociais.

Usando as mídias sociais, empresas podem criar estratégias depois de analisarem o “analytics” para entender os consumidores, suas demandas, likes e dislikes.

Criando enquetes, incentivando o uso de hashtags, produzindo vídeos e podcasts de interesse comum, as empresas estão promovendo sua marca na internet.

E até mesmo “competições” com participação dos consumidores, incentivando-os a mandar fotos e vídeos utilizando os produtos da empresa, para promover a marca e estimular as vendas online.

 

O impacto das redes sociais

Existem alguns grandes benefícios de usar as redes sociais para promover a sua marca.

  1. O crescimento de sinais sociais: o seu SEO pode ser melhorado a partir dos sinais sociais. Lembre-se de que quanto mais as pessoas falam da sua marca, dão like, seguem e recomendam a sua página para os outros, mais chances de sua página na web estar melhor ranqueada;
  2. Promover a sua marca: os usuários das redes sociais podem, sempre, manter a sua marca viva na memória de muitos outros compartilhando suas publicações e páginas. Seja de forma orgânica ou paga, mais pessoas estarão cientes da sua marca e produtos para, finalmente, se converterem em maior número de consumidores;
  3. Não subestime uma boa recomendação: As pessoas tendem a acreditar mais em outras pessoas do que em descrições de produtos. Manter os consumidores satisfeitos e instigá-los a deixar uma boa recomendação do seu produto traz confiança para sua marca, além de uma boa propaganda boca a boca.

As redes sociais se tornaram um requisito para qualquer estratégia de marketing digital. Afinal, pesquisas mostram que os consumidores gastam pelo menos 30 minutos por dia em diversas redes sociais.

O uso correto das mídias sociais oferecerá ao seu negócio a oportunidade de competir de frente com grandes marcas.

 

Usando as redes sociais em seu benefício

Para usar as redes sociais em benefício da sua marca, considere implementar as seguintes estratégias:

  • Defina o objetivo do seu negócio;
  • Use o analytics e insights para delimitar seu público e descobrir preferências;
  • Passe sua história para sua audiência, assim quando você fizer postagens, elas serão relevantes para o seu público;
  • Otimize seus posts;
  • Utilize as redes sociais como ferramenta de contato. Ouça, responda e interaja com seus consumidores.

É preciso lembrar que a maioria dos seus clientes online são pessoas que ocasionalmente abrem as redes sociais, durante o período de almoço do serviço, no transporte público de volta para casa ou assistindo à televisão.

Muitos podem não querer ou ter o tempo de ler textos muito grandes, por isso, seja direto! Com milhões de informações passando com um clique, é preciso chamar a atenção do usuário para a sua loja.

Utilize imagens, vídeos, gifs, tudo para que os seus posts não passem despercebidos pela sua audiência.

 

Põe dinheiro nisso

A presença nas redes sociais já se tornou indispensável para qualquer empresa, especialmente as que vendem online.

Imagine ir comprar em uma loja e sequer uma conta no instagram ela tem para mostrar e promover seus produtos.

Em fato, é possível que muitos dos seus consumidores tenham conhecido a sua marca através das redes sociais, especialmente quando falamos de segmentos de moda e acessórios.

Desde posts patrocinados que aparecem no feed de quem possa interessar ao review de celebridades da internet, é preciso investir nesse meio de comunicação.

Impulsionar campanhas para que alcancem mais pessoas, enviar produtos para blogueiras ou mesmo pagar para as celebridades das redes divulgarem seus produtos, as mídias sociais já deixaram de ser um local de amadores.

É preciso entrar com investimentos e campanhas para deixar sua marca no mercado online, ou pelo menos para o seu nicho de público.

Costumo dizer que o investimento que você faz em marketing é o seu retorno dali 12 meses. E pode contabilizar que redes sociais estão dentro desse investimento de marketing digital.

Com disputas cada vez mais acirradas, a presença online e em redes sociais se torna cada vez maior para um marketing digital de sucesso.

Thiago Sarraf

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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