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Qual a solução de CRM ideal para pequenas empresas e startups?

Pequenos e microempresários buscam crescimento e uma melhor gestão nos processos de vendas, sejam elas de produtos ou serviços. Para isso, devem investir em uma boa gestão de relacionamento com consumidor, para que possam transformar seu relacionamento com os clientes. Para isso, nada melhor do que as plataformas de CRM, serviços são projetados especificamente para que as pequenas empresas possam acompanhar e melhorar a forma como acompanham e conversam com o cliente dentro do funil de vendas, mas a grande maioria possui custos altos e recursos complicados.

Entretanto, as pequenas e médias empresas, que são o coração e alma de nossas comunidades, estão hoje lutando mais do que nunca para se manterem ativas após a pandemia mundial, e investir seus recursos em serviços que muitas vezes não se encaixam com a demanda, pode ser prejudicial.

Pensando nisso, CRMs centrados no pipeline de vendas estão sendo lançados. Focados exclusivamente em pequenas e microempresas que ainda não precisam de um CRM elaborado e de ponta a ponta, essas soluções também são ideais para freelancers e indivíduos que desejam gerenciar seus canais de negócios pessoais on-line. Conforme as empresas crescem, elas podem atualizar com facilidade seu sistema para o serviço de CRM que melhor a atenda, possuindo todos os recursos para atender suas necessidades comerciais avançadas.

Algumas das facilidades encontradas nos serviços de CRM centrados em pipeline de vendas são a facilidade de configuração, integração com a telefonia, automação do fluxo de trabalho, notificações e mobilidade.

Configuração em 30 minutos: os serviços permitem que os usuários entrem em funcionamento em 30 minutos por meio da integração sem esforço.

Múltiplos pipelines para operações do cliente: com a opção de criar vários pipelines com estágios totalmente personalizáveis, o CRM capacita pequenas empresas a executar suas operações distintas de clientes dentro da plataforma.

Telefonia: fazer e receber chamadas a qualquer momento e em qualquer lugar é possível por meio de telefonia integrada, onde os usuários podem escolher entre uma variedade de provedores de telefonia populares de sua região. Uma vez integrada, a telefonia na plataforma extrai todas as informações necessárias para que os usuários possam ter chamadas bem informadas com atuais e possíveis novos clientes.

Automação do fluxo de trabalho: os serviços de CRM ajudam os representantes de vendas a reduzir drasticamente o tempo gasto em tarefas manuais repetitivas através de fluxos de trabalho automatizados fáceis de criar.

Notificações e análises em tempo real: notificações em tempo real de potenciais clientes são entregues dentro do CRM. Além disso, alguns serviços de CRM contam com painéis analíticos prontos para uso, com gráficos e KPIs, capacitando as empresas a tomar decisões mais inteligentes com base em dados e métricas chave de desempenho atualizadas.

Totalmente móvel: é possível gerenciar e-mails, manter-se atualizado com seu pipeline e acessar as principais informações da empresa em tempo real com aplicativos móveis para dispositivos iOS e Android.

Usando esse tipo de CRM, as pequenas empresas podem parar de contar com dezenas de planilhas para gerenciar as atividades dos clientes e migrar para um CRM fácil de usar e que lhes permita focar no crescimento e na construção dos relacionamentos com os clientes.

Jonathan Melo é Diretor de Marketing da Zoho Brasil. Tem passagens em grandes empresas de tecnologia e telecom como head de marketing para a América Latina, formado em Administração de Empresas, especialização em Social Media Marketing pela LDS Business College e MBA em Marketing pela Estácio de Sá.

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