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Publicidade mobile: sua marca está preparada para o natal?

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O final de ano se aproxima e a expectativa das marcas e do varejo como um todo ficam elevadas, afinal com a chegada do Natal as compras devem aquecer tanto em lojas físicas como e-commerce.

O desafio das marcas e lojas de fisgarem a pessoa certa neste momento de alta disputa pela atenção dos consumidores não é tarefa fácil. Quem entender melhor os hábitos atuais de consumo se sairá melhor.

Dados da consultoria emarketer revelam que a penetração de smartphones no Brasil chega a 93% entre usuários de 14 a 24 anos e é de 91% entre as pessoas com idade entre 25 e 34 anos. Outro estudo publicado pelo IAB, mostra o Brasil como país líder em frequência de compras via mobile-commerce, na América Latina, com 37% dos usuários realizando compras mensalmente, 41% algumas vezes por ano e 22% semanalmente. A pesquisa ainda aponta que nos últimos seis meses, 76% dos compradores mobile interagiram com uma publicidade mobile. Na média, 33% clicaram no anúncio para buscar mais informações, enquanto 28% clicaram para visitar o site do anunciante e 21% clicaram para fazer uma compra.

Diante deste contexto, com consumidores 100% do tempo conectados em seus smartphones, a publicidade mobile ganha importância dentro das estratégias, podendo ser utilizada em diferentes momentos da jornada do consumidor, seja na fase de descoberta e busca, reconhecimento da necessidade, consideração das marcas e produtos ou decisão de compra.

Abaixo destaco algumas possibilidades da publicidade mobile que podem fazer a diferença na disputa pela atenção dos consumidores e garantir que sua marca ou produto esteja na lista de compras:

 

Formatos que engajam

As peças de publicidade têm evoluído rapidamente e hoje é possível ser extremamente criativo em campanhas mobile. A explosão do uso do Snapchat, por exemplo, torna os vídeos verticais a “bola da vez” para impactar os usuários, assim como a publicidade em vídeos em 360º que são mais convidativos para a interação.

 

Criativos dinâmicos

Para sair na frente dos concorrentes a mensagem precisa ser a mais relevante possível. A personalização é peça-chave nessa disputa. A tecnologia Dynamic Creative Optimization (DCO), ou criativos dinâmicos, é uma quebra de paradigma nesse sentido. É possível em uma mesma campanha ter diversas peças personalizadas, que são disparadas pela plataforma de acordo com a localização, clima ou horário do dia, garantindo que a publicidade esteja contextualizada para o usuário.

 

Geolocalização

Os recursos de geolocalização são peça fundamental no processo de influência dos consumidores, especialmente neste momento em que os canis estão totalmente integrados. Poder atingir o seu target quando ele estiver dentro da loja do concorrente com uma promoção, ou mesmo próximo de sua loja com uma publicidade criativa que o direcione para lá, são algumas das opções graças a essa solução exclusiva mobile.

é um empresário Digital, fundador da Adsmovil e Bea Digital. Levou companhias de propaganda para a América Latina. Mais de 15 anos de experiência no comércio eletrônico digital e no campo de anúncios mobile, Marketing de Internet, comércio eletrônico, publicidade online, publicidade móvel, Estratégia de Negócios, Plataformas online de Desenvolvimento de Negócios. Trabalhou em vários países da América Latina, como Search Engine marketing, mídia Online, social Media.

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