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Processo de CRO: otimizando suas conversões de forma prática

Uma boa parcela dos profissionais de marketing tem como seu foco principal a aquisição de tráfego para o seu site, isso não é em si um problema, mas muitas vezes apenas o volume de visitantes não é o suficiente para que seja possível alcançar os resultados desejados pela empresa ou até mesmo de certa forma apresentar uma projeção de crescimento de maneira acelerada.  De acordo com Eisenberg Holdings, não é a toa que atualmente as empresas costumam gastar US $ 92 para trazer clientes para o seu site, mas apenas US $ 1 para convertê-los.

Por isso se você deseja atingir as metas almejadas pelo seu negócio é fundamental que o processo de CRO (otimização de conversão), seja implementado dentro das suas estratégias de marketing digital.

 

O que é CRO (Otimização de conversão)?

A sigla CRO significa conversion rate optimization em português otimização de taxa de conversão, essa metodologia tem como objetivo otimizar os gargalos do fluxo de conversão do seu site de maneira estruturada e prática.

Se você ainda está com dúvida sobre a importância da aplicação dessa estratégia no seu negócio, separei algumas estatísticas sobre otimização de conversão.

  • Segundo a Econsultancy, as empresas com uma abordagem estruturada para melhorar as conversões eram duas vezes mais propensas a ver um “grande aumento” nas vendas;
  • As organizações que possuem as melhores conversões gastam mais do que 5% de seus orçamentos em otimização, de acordo com a Adobe;
  • Mais dados da Econsultancy revelam que 22% dos comerciantes afirmam estar insatisfeitos com a sua taxa de conversão.

 

Sete passos para otimizar a taxa de conversão do seu site

O fundamento da otimização de conversão é a análise heurística que nada mais é por definição um método criado com o objetivo de encontrar soluções para um problema, que nesse caso é a conversão do seu site. Por isso nesse artigo separei algumas etapas que você deve seguir para implementar esse processo em suas estratégias.

 

1 – Conheça a sua buyer persona

Um fator que considero essencial na primeira fase de um projeto é a criação da buyer persona (caso a empresa não possua), pois com isso será possível criar propostas de valor claras e objetivas em suas landing pages para os seus produtos ou serviços.

Tenha em mente que uma grande parcela dos usuários podem estar abandonando o seu site, por não saber qual problema o seu produto ou serviço resolve, por isso, que para resolver essa etapa você deve conhecer o seu cliente ideal.

 

2 – Metas e objetivo do seu negócio

Outro item importante é ter metas e objetivos bem alinhados sobre quais resultados a sua empresa deseja alcançar e se são atingíveis, pois isso irá impactar diretamente nas estratégias que serão traçadas ao longo do projeto e também o esforço empregado por toda a equipe envolvida.

Então, sempre na hora de definir essas informações, refletia sobre famosa citação de Lewis Carol em Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
 

3 – Verifique a qualidade dos seus dados

Assim como a persona, metas e objetivo, a verificação da qualidade dos dados é essencial, já que é com essas informações que será possível fundamentar e elaborar hipóteses de maneira correta, sem o velho “achismo” do antigo marketing.

Uma das ações que você deve tomar é saber se suas ferramentas de mensuração estão configuradas corretamente em seu site, fazendo uma auditoria do seu Google Analytics ou até mesmo implementando soluções para análise qualitativa do comportamento do usuário como o Hotjar.

 

4 – Faça a coleta de dados quantitativos e qualitativos

Existem dois tipos de dados que você deve coletar para a elaboração, sendo eles divididos em:

  • Dados quantitativos: são informações que podem ser medidas como taxa de abandono da página, taxa de rejeição e etc. a melhor ferramenta para extrair esse tipo de dado é o Google Analytics;
  • Dados qualitativos: já a característica desses dados são um pouco mais abstratas, pois elas têm o objetivo de avaliação, como enquetes com os usuários, quis e etc.

 

5 – Crie suas hipóteses baseado em dados

Logo após a coleta dos dados, você poderá criar as suas hipóteses, elas devem ser descritas com clareza e devem estar interligadas diretamente com a resolução do problema. Existe uma série de itens que podem ser melhorados e testados em seu site. São eles:

  • Headlines
  • Testemunhos
  • Chamada para texto de ação
  • Chamada para botão de ação
  • Links
  • Textos
  • Imagens
  • Conteúdo perto da dobra
  • Prova Social
  • Prêmios, Selos, Certificados e emblemas

 

6 – Realize testes com base em sua hipótese

Antes de sair realizando novas implementações em seu site que podem causar um grande prejuízo para o seu negócio é essencial validar a hipótese por meio de testes:

  • Pré validação com usuários reais: a primeira fase é criar um framework e wireframe para realizar testes prévios com usuários reais. Você pode convidar seus clientes fidelizados ou até mesmo pessoas que possuam características da sua buyer persona.
  • Aplicação de testes A/B ou multivariáveis: com a aplicação desses testes, você consegue saber qual versão de página, layout, imagem, cor de botão, etc e gerar mais conversões para o seu site. Você poderá realizar de maneira fácil com o Google Optimize.

 

7 – Implementação ou inicie um novo ciclo

Para implementar uma página vencedora é muito importante que o resultado atingido possua uma significância estatística a partir de 95%. O que podemos afirmar que a hipótese testada é verdadeira. Caso esse resultado não seja atingido não se preocupe, inicie um novo ciclo de testes, pois lembre-se que apenas um a cada oito testes possuem significância estatística.

 

Se você gostou desse conteúdo ou possui um processo complementar, deixe seu comentário.

 

Flávio Beraldo

é Co-fundador & CMO da Ciclo Agência Digital. Flávio iniciou sua jornada no marketing digital na área de web analytics o que gerou a oportunidade de trabalhar em diversos projetos de e-commerce de porte pequeno, médio e grande. Hoje está focado no desenvolvimento de processos e inovações no marketing digital.

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