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Passaporte para o futuro: a importância da ciência de dados para os negócios

O que há de mais valioso para as empresas atualmente senão dados? Muitas organizações, nos últimos anos, já adotaram os dados como o Norte para seus negócios, uma vez que as novidades em Data Science aparecem como solução para muitos dos novos desafios do mercado, e como base para a adoção de tecnologias emergentes. Coletar e principalmente extrair informações de uma grande quantidade de dados tornou-se uma estratégia lucrativa. Segundo relatório da Frost & Sullivan, o setor de Big Data e Analytics deve movimentar US$ 8,5 bilhões até 2023 na América Latina.

Combinando estatísticas, métodos científicos, inteligência artificial e análise, a ciência de dados é capaz de extrair valor das informações, obtendo insights fundamentais para direcionar as estratégias dos negócios. Por meio da implantação de algoritmos e técnicas de aprendizado de máquina, é possível prever comportamentos, tendências e acontecimentos. Sua importância vem crescendo dia após dia, tendo em vista que os volumes de dados explodiram: previsão da IDC estima que até 2025 teremos quase 80 zettabytes de dados. 

Não à toa, lidar com essa ciência aparece em primeiro lugar na lista de profissões em alta demanda para este ano, segundo relatório do World Economic Forum. Quem souber dominá-la tem vantagem sobre a concorrência no presente e um passaporte para uma jornada sem escalas no futuro.

 

Trilha de conhecimento

De acordo com o Gartner, empresas que investem na ciência de dados estão cinco vezes mais aptas a tomar decisões de maneira mais rápida e eficaz. Isso porque a correta interpretação dos dados ajuda as empresas a entender melhor o percurso dos seus públicos-alvo, ofertando melhores experiências. Um exemplo prático do uso das informações é o diagnóstico ágil para mudança de rotas: se um processo não está atingindo os objetivos desejados, a análise de dados pode trazer a resposta para corrigir a rota, alcançar as metas e até superar expectativas. 

Saber lidar com os dados não é uma exigência tão nova quanto parece. Relatório da McKinsey publicado no início da década passada já apontava que empresas do varejo que utilizavam essas informações para planejamento dos negócios, mostravam um aumento médio de 60% em sua margem operacional. De lá para cá, a coleta e a análise de dados só trouxeram mais benefícios para o mercado. Segundo o estudo Panorama PMEs, 47,6% das empresas passaram a migrar o seu modelo de venda para o ambiente digital, com isso ampliaram a assertividade de suas estratégias e passaram a coletar ainda mais dados para a construção de uma comunicação direta e cada vez mais personalizada. 

 

Transformando negócios

Comparados ao petróleo, quando falamos em valor de ativos, os dados trazem uma série de benefícios para as empresas. A partir do conhecimento aprofundado dos consumidores, é possível traçar um planejamento de Marketing de médio e longo prazos, com ações específicas do que deve ser feito e do que deve ser evitado em cada período do ano. Além disso, possibilita analisar os hábitos de consumo, como meios de pagamento preferidos e ticket médio, para propor um posicionamento estratégico. 

As informações também ajudam a criar recomendações mais certeiras com base nas compras anteriores e a reter clientes, oferecendo novas e melhores experiências. Isso sem falar no direcionamento para as campanhas, que pode se adequar aos canais mais acessados por cada consumidor, sendo desenhadas com as mensagens e periodicidades que mais o atraem. 

Fora do Marketing e da Comunicação, os dados também têm uma aplicação ampla. Podem auxiliar na logística de produtos, a partir da análise de padrões de tráfego e condições meteorológicas, agilizando a velocidade das entregas e reduzindo custos. Ajudam a otimizar a cadeia de abastecimento, prevendo possíveis falhas de equipamento e faltas de produtos e contribuem com a detecção de fraudes em serviços financeiros, já que são capazes de reconhecer comportamentos suspeitos e anomalias. 

 

Qual será o futuro da ciência de dados no Brasil?

Embora haja um imenso universo de benefícios, ainda são poucas as empresas que conseguem armazenar, atualizar, proteger e utilizar a coleta de dados corretamente. Estimativas de mercado projetam que cerca de 90% das companhias não possuem uma equipe de inteligência de captação e armazenamento de dados.

Em um cenário de pandemia, em que a tecnologia se mostra cada vez mais necessária para a vida das pessoas, saber como utilizar essa ciência para impulsionar os resultados do seu negócio é primordial. Segundo pesquisa recente do Gartner, CIOs de todo o mundo classificaram o business intelligence e a análise avançada como o principal diferencial de tecnologia para as suas empresas, e estão investindo ‘pesado’ nessa transformação.

Ao entender o comportamento dos seus clientes com base na sua jornada online, a análise de dados se torna a base para todo e qualquer pensamento estratégico e criativo. Não há mais tempo a perder. Data Science é o passaporte para o futuro, a oportunidade de se conquistar uma nova e fundamental aliada para os líderes do mercado digital.

diretor de Data & Tech na Adtail, agência de marketing digital especializada em performance e inteligência de dados.

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