Artigos

Os melhores recursos que todo (novo) blogueiro ou editor de sites precisa conhecer – o quanto antes

Esses recursos foram projetados para facilitar sua vida e focar no que realmente importa: criação de conteúdo e seu público

 

Foto: pessoas tentando acertar um alvo. recursos.

Criar um site ou blog requer dedicação e boas idéias. Muitas pessoas não conseguem imaginar o número de horas dedicadas à criação e desenvolvimento de conteúdo interessante e do próprio site.

Existem inúmeras de maneiras de se iniciar um site, algumas complicadas e outras simples; então, para tornar a vida dos blogueiros e administradores de sites mais simples, escolhemos alguns recursos que permitirão que gastem mais tempo criando e menos tempo resolvendo problemas desnecessários.

 

Ao trabalho!

Se você já possui um site, pule para o próximo parágrafo. Mas se não, isso é para você! Começando pelo mais importante: se você está lendo isso, provavelmente já tem uma ideia que deseja desenvolver; portanto, há três coisas que precisa considerar:

  1. Qual é o seu público?
  2. De que tipo de coisas eles gostam?
  3. Como você vai chegar a eles?

Faça alguma pesquisa, descubra o que você gostaria de ter no seu site e defina suas ideias. Seja criativo e não tenha medo de experimentar. Este é o momento de configurar sua identidade.

 

O site

Atualmente, existem várias plataformas diferentes que você pode usar para criar seu site. Avalie a que melhor se adapta ao que você deseja oferecer ao seu público. Escolha uma que ofereça diversas opções de personalização, perfeitas para pequenas e médias empresas. Há modelos com uma variedade de elementos e seções pré-criadas, e com isso você poderá personalizar seu site com apenas alguns cliques. Desenvolva sem necessidade de usar linguagem de programação, utilizando o editor visual para adequar tudo ao seu gosto.

Um site é um espaço único que nasce de suas idéias. Por isso, ele precisa de atualização constante para se manter relevante para seus visitantes.

 

Interação com o público das mídias sociais

Os melhores sites são aqueles que permitem aos visitantes espalhar as mensagens com facilidade, e as redes sociais geralmente são ideais para isso. Para as empresas, a mídia social se tornou um dos instrumentos mais poderosos e econômicos para compartilhar instantaneamente informações e envolver o público online, que é cada vez maior. As ferramentas de negócios mais recentes devem ter esses recursos para interagir com os clientes e aproximá-los da sua marca. Qualquer site moderno tem uma necessidade inevitável de estar integrado às redes sociais para aumentar seu tráfego, melhorar sua posição nos sites de busca e, por fim, conseguir maior alcance com despesas de marketing menores.

 

Converta visitantes em assinantes

O e-mail marketing é uma maneira barata de reter seu público atual, e vender para mais clientes em potencial. Estimule os visitantes de seu site a se inscreverem em sua newsletter, para que você possa mantê-los conectados à sua empresa com notícias, atualizações e promoções.

 

Proteção com senha

Digamos que você esteja publicando um site confidencial, que ainda não deseja que o público tenha acesso a ele, ou que você crie uma página por motivos pessoais e deseje compartilhá-la apenas com um grupo específico ou em um evento exclusivo. Agora você pode restringir o acesso a páginas e arquivos simplesmente ativando senhas para eles. Você pode ativar uma proteção por senha para ocultar as páginas e os arquivos no seu site. Assim, essa senha pode ser fornecida a qualquer usuário que tenha autorização para acessar esse conteúdo.

A proteção por senha é uma maneira conveniente para os proprietários de sites restringirem o acesso de qualquer usuário que esteja visualizando o site. Você também pode proteger as páginas que escreveu mas que não estão prontas para serem acessadas por todos. Talvez seja um site criado apenas para amigos e familiares, onde eles possam compartilhar fotos e conversar. Portanto, se você é um artista ou fotógrafo, pode fazer o upload do seu trabalho no site e compartilhá-lo apenas com os clientes. Isso é conveniente, pois você não precisa fazer o upload do seu trabalho em um provedor de armazenamento em nuvem aleatório.

Fabiana Lansner

Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Zoho para o Brasil.

Comentários

PUBLICIDADE