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O que você pode aprender com o marketing digital para eventos?

As ações de marketing digital para eventos tem como foco principal a conversão. Veja dicas para aprimorar suas estratégias

 

Já é fácil perceber como todo o mercado está diretamente ligado ao trabalho de marketing digital. Desde grandes empresas até as menores, as atividades relacionadas à divulgação de um produto ou serviço são essenciais para qualquer negócio que busca crescer e ter resultados positivos de forma consistente.

E nesse cenário, é importante destacar o trabalho feito com o marketing digital para eventos. Ele é essencial para que qualquer evento consiga atingir seus objetivos básicos: atrair o público-alvo, vender mais ingressos e atingir a meta de participantes.

Mas o fato é que o marketing digital para eventos possui particularidades que podem ser avaliadas para utilizar em outros mercados. Quer saber mais sobre o que você pode aprender com esse trabalho? Então confira agora os pontos principais que precisa conhecer:

 

1 – Encantar o público

O marketing em eventos é voltado principalmente para um ponto: conversão! A ideia é captar o máximo de interessados possíveis, diretamente para o site oficial do evento, e depois conseguir a conversão deles para participantes do evento de fato.

Mas como isso é feito na prática? Afinal de contas, esse também é o objetivo de praticamente todas as empresas que atuam no mercado atualmente e utilizam o marketing digital como principal meio de captação de leads e de divulgação.

Por que devo investir meu tempo e dinheiro para participar desse evento?”. Essa é uma pergunta crucial e relevante para quem trabalha com o marketing digital para eventos. É esse obstáculo que qualquer evento precisa superar para de fato ter sucesso na sua realização.

E para entregar uma resposta realmente relevante ao público, é necessário criar uma série de ações que gerem encantamento. É importante fazer algo para que, quando os usuários baterem o olho, automaticamente sentirem a necessidade de participar do evento.

Esse foi o trabalho que fez o time do Digitalks para promover o Fórum de Marketing Digital e também os outros eventos realizados ao longo do ano. Cada um teve ações e medidas diferentes para conseguir o máximo de participantes possíveis.

Para o seu negócio, foque suas ações de marketing digital para isso também. Com a mentalidade de sempre encantar o público, criando algo diferente do que já existe no mercado, ficará muito mais fácil ter bons resultados.

 

2 – Correr contra o tempo

Um evento possui uma peculiaridade importante quando comparado com qualquer tipo de negócio: ele possui uma data para acontecer, e por isso, as campanhas de marketing digital também possuem uma data para acabar.

Isso significa que os esforços de divulgação são feitos com uma limitação de período específico, diferentemente de um negócio que precisa manter o foco em atrair mais público 24 horas por semana.

Mas essa característica específica do marketing digital para eventos pode ajudar a entender quais os caminhos para conseguir o máximo de conversões possíveis em menos tempo, já que correr contra o tempo é uma das ações feitas desde o começo da divulgação.

Para aprender o que é feito nesse sentido, você precisa conhecer mais sobre os gatilhos mentais mais usados no mercado de marketing digital para eventos. São eles que ajudam nesse caminho de conseguir retorno de forma rápida.

Os principais são o de Urgência e Escassez, que focam em mostrar que existe uma limitação para participantes e que as vagas acabam rapidamente. Mas para qualquer tipo de negócio, essas ações podem ser transformadas para funcionar em outras estratégias. O uso de outros gatilhos também são um ótimo caminho.

 

3 – Analisar os números constantemente

No meio digital, todos devem saber que existe um ponto crucial para entender qual o nível real de resultados que conseguiu obter com um trabalho de marketing digital. Esse ponto são as métricas, que precisam estar sempre bem definidas para que possa fazer um trabalho bem direcionado.

Mas o que se pode aprender com eventos pensando nas métricas? Você pode aprender a importância de acompanhar os números com uma alta frequência. Afinal de contas, para que um evento seja realizado, os valores recebidos por conta da venda de ingressos precisam ser acompanhados de forma rotineira.

Esse caso não deve ser pensado como uma exceção. Já é possível ver em conversas de mercado e benchmarks que as empresas que prezam pelo bom acompanhamento de resultados conseguem manter o foco e trabalhar melhor suas estratégias de marketing digital.

Fazer essa gestão de metas pode ser o diferencial que falava para o seu negócio decolar de fato e ainda entender se o funil de vendas está funcionando como deveria. Implemente essa rotina dentro do seu negócio para ter os melhores resultados.

 

4 – Ter controle total da estrutura de divulgação

Com eventos funciona assim: se alguma parte do site funciona melhor do que outra em relação à conversão de vendas e inscrições, então é preciso adequar a estrutura para conseguir os melhores resultados.

Os sistemas de divulgação usados pelos eventos já trazem uma plataforma completa que possibilita o rápido gerenciamento de áreas de divulgação. Ferramentas como a Promote, da mobLee também podem ajudar a melhorar suas ações de divulgação para seus eventos.

O problema de muitos negócios é ter a dificuldade para fazer esse tipo de mudança de forma rápida, já que esse trabalho fica a cargo de uma equipe externa ao invés de componentes que fazem parte da sua empresa.

Esperar o tempo que leva para tentar um contato e depois ter os ajustes pode não trazer os efeitos esperados de forma rápida. Então procure soluções para ter esse controle de forma interna.

 

5 – Criar e-mail que são abertos

Se você for até a sua caixa de entrada de e-mail agora mesmo, acha que terá quantos e-mails de eventos abertos e quantos que acabou não ligando muito e deixou passar?

Fazer essa tarefa vai te mostrar que os e-mails de divulgação de eventos possuem uma alta taxa de abertura, não só para você mas para todo público.

A verdade é que os e-mails enviados dentro das estratégias de marketing digital de eventos precisam ter uma alta taxa de abertura. Esse senso de urgência acontece principalmente por conta da alta necessidade de correr contra o tempo e garantir o máximo de inscritos.

Você pode analisar esses e-mails e estudar o que pode aplicar na sua própria rotina de e-mails. Utilizar boa parte das ideias vai te ajudar a elevar os números relacionados à abertura e cliques nos seus e-mails.

Gostou de saber mais sobre essas dicas e o que você pode aprender com o marketing digital para eventos? Elas são realmente muito relevantes para qualquer tipo de negócio.

 

Jonatan de Sousa Rodrigues

Um profissional das palavras, amante de Tecnologia, Internet e Marketing de Conteúdo. Estagiário em produção de conteúdo para o blog da mobLee e seus parceiros, Redator Web Freelancer e Escritor de Ficção.

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