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O que todo cliente quer (e espera de sua loja)

Não importa se seu empreendimento é grande, pequeno, físico, virtual ou multicanal. Existem algumas demandas comuns a todos os tipos de consumidores – e sua loja precisa trabalhar para atender a todas elas. Não é novidade alguma afirmar que os clientes, hoje, estão muito mais exigentes em relação a diversas questões, como ao atendimento de qualidade, e, também, são mais cientes a respeito de seus direitos como consumidores. Para que se mantenha competitiva em relação às demais disponíveis no mercado, sua empresa não pode deixar de oferecer a ele tudo aquilo que ele espera de qualquer outra. Quer saber o que você deve fazer?

 

– Dar importância às particularidades de cada cliente e resolver seus problemas com o máximo de atenção e cuidado

Uma das maiores razões para que o consumidor procure a concorrência está na falha durante o atendimento ou na incapacidade da empresa de resolver seu problema. A falta de atenção por parte da empresa é, por sua vez, uma das principais queixas dos clientes. Supra essa necessidade, oferecendo canais de comunicação para facilitar o processo de resolução de dúvidas e problemas, sempre baseados em atendimento de qualidade, personalização e respeito. Se você não acha que isso seja tão importante, pense: quantas vezes você já voltou em uma loja depois que o vendedor foi rude ou não demonstrou preocupação em ajuda-lo?

 

– Agir com prontidão

Toda empresa precisa estar preparada para agir, não importa o que tenha a fazer, para atender ao seu cliente. Seja para tirar uma dúvida, realizar uma troca, responder a uma reclamação – não importa. Uma empresa que age com prontidão já sabe o que fazer e como fazer para facilitar a vida do consumidor e não lhe causar mais transtornos, deixando, ao final, a melhor impressão possível.

 

– Facilitar o acesso

Quando se pensa em acesso, é importante considerar que ele se estende a qualquer ambiente, seja ele virtual ou físico. Um empreendimento online precisa facilitar as questões das redes sociais, do login, do e-mail, entre outros, enquanto uma loja física precisa construir rampas de acesso a deficientes e áreas reservadas a idosos, com atendimento preferencial. Combinado? Esse item vai muito além de uma prática de bom relacionamento com clientes, mas se trata de um processo de inclusão social que, ainda hoje, infelizmente, é fator de competitividade entre as empresas.

 

– Oferecer produtos simples de serem utilizados e manuseados

Os clientes de hoje querem produtos modernos, com diversas funcionalidades, mas que sejam descomplicados e de fácil manuseio. Ninguém mais tem tempo e paciência para ter de desvendar de que forma deve usar um produto, portanto as empresas precisam investir em tecnologias inovadoras, porém simplificadas. Caso haja necessidade, é interessante recrutar funcionários – no caso de uma loja física – para explicar didaticamente a melhor forma de utilizar determinado aparelho.

 

– Garantir abastecimento frequente dos itens oferecidos pela loja e suporte em casos de danos e outros problemas

Nenhuma loja pode anunciar um produto sem tê-lo disponível no estoque, assim como não se deve organizar uma promoção com prazo estabelecido e deixar que o item se acabe antes do tempo determinado. Quando isso ocorre, a chuva de reclamações por parte de consumidores insatisfeitos é tremenda, portanto evite, negociando com fornecedores e garantindo o abastecimento de seus produtos.

Além disso, é importante oferecer aos clientes diversas possibilidades de contato, assim o número de sua central de relacionamento, caso haja algum problema com o produto adquirido. Lembre-se: o pós-venda é a melhor forma de conquistar clientes, mas também é a hora mais decisiva para perdê-los. Não permita que isso aconteça em sua empresa!

 Esses requisitos, hoje, formam uma base mínima da realidade esperada por qualquer cliente ao comprar em uma loja. Tome cuidado para que sua empresa esteja realmente alinhada, trabalhando com eficiência em todos os itens. Seu consumidor irá apreciar o cuidado e a efetividade de seu empreendimento – e quem mais ganhará com isso será você. Invista!

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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