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O que preciso ter em um e-commerce para vender online?

O e-commerce brasileiro foi responsável pela movimentação de mais de R$161 bilhões no ano de 2021. Os dados são da Neotrust, que monitora quase que a totalidade deste mercado nacional. Seja na área de moda, acessórios, pet, importados ou saúde e beleza, por exemplo, a venda pela internet é cada vez mais comum e o avanço da tecnologia só estimula este crescimento.

É sabido que a venda de dispositivos móveis, como o celular, já é maior que a venda de computadores, o que torna tudo muito acessível a apenas alguns toques, bem na palma da mão. Soma-se a isso a disputa de preços, as melhorias em logística e a variedade de marcas e modelos, e realmente fica difícil não querer ser parte de um mercado tão prático e acessível.

Mas o que é realmente necessário para ter um e-commerce e vender online, tornando-se uma destas tantas lojas que faturam em média R$455 por pedido (ticket médio de 2021, ainda segundo a Neotrust)? Vejamos na prática.

A primeira coisa que uma loja na internet precisa para vender online é um ambiente que possa ser acessado e navegado, apresentando os produtos, os valores de marca, contatos e, claro, a opção de compra. Para ter este ambiente, é possível criá-lo do zero, o que exige conhecimento profundo em desenvolvimento, design e UX, ou usar recursos como o Mercado Shops, plataforma que já traz toda a infraestrutura necessária para que você crie seu negócio online com muito mais facilidade.

 

Ter seu domínio próprio (endereço online), alimentar a loja com as cores e fontes da sua marca, cadastrar produtos com clareza, ter um bom estudo de preço de acordo com a sua concorrência, e transmitir confiança para a sua audiência já farão metade do trabalho. O segundo passo é garantir que esta operação aconteça de maneira ágil e segura, fornecendo meios de pagamento variados, através de gateways que sejam reconhecidos pelos clientes. Estes gateways são responsáveis por fazer a conexão entre entidades bancárias e plataforma, garantindo a segurança dos dados através de uma interface amigável para seu cliente. Assim, você receberá por seus pedidos sem dificuldades.

 

A última etapa do processo é enviar estes produtos comprados para seus clientes. Especialmente em um país tão grande quanto o Brasil, uma logística eficiente, que já esteja vinculada ao seu estoque, e leve no menor prazo e preço possível cada encomenda, faz toda a diferença no êxito do negócio. Contar com uma logística que tenha grande rede de distribuição nacional e te ajude a simplificar a gestão dos pedidos, será essencial.

Seguindo estes passos, você tem tudo pronto para começar a vender. Mas então é só isso? Não exatamente. O que é extremamente importante que você saiba é que, por mais perfeita que esteja a sua loja online, ela precisa de pessoas que cheguem até ela. Que conheçam a sua marca e se interessem por seus produtos. Por isso, na hora de montar seu negócio online, procure por soluções que possam se integrar às suas redes sociais, à marketplaces de grande visitação, e até mesmo à formas de divulgação, como o Google Shopping, por exemplo.

Todos estes canais potencializarão as visitas ao seu endereço online, fazendo com que sua loja esteja sempre movimentada e fornecendo informações que te ajudem a filtrar cada vez mais a qualidade da sua audiência, alcançando os seus clientes ideais. Quanto mais completo o ecossistema que você criar ao entorno da sua loja, maiores são as suas chances de êxito em um mercado com tanto potencial.

Estima-se que em 2022, o crescimento do mercado de e-commerce chegue a quase 10% e se aproxime dos R$180 bilhões de reais. Então se você não quer ficar de fora dessa, estude bem todos os passos e invista em seus projetos.

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