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O que influencia o consumidor a escolher a sua marca?

Entender o que influencia o consumidor é essencial para abordá-lo da forma correta e no momento mais oportuno.

 

Conhecer o comportamento do cliente é fundamental para atrair compradores em potencial e converter vendas, não é mesmo? Nesse contexto, também entram os fatores que influenciam o consumidor a escolher determinada marca. Mas você sabe quais são esses elementos?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para entender o que influencia o consumidor e conhecer algumas táticas para auxiliá-lo a tomar uma decisão de compra.

Quais são os principais fatores que influenciam a decisão de compra?

Em primeiro lugar, vale esclarecer o que é comportamento do consumidor. O conceito está ligado a forma que o cliente escolhe, compra, utiliza e descarta produtos. E seus interesses e necessidades são influenciados por diversos fatores externos e internos. Veja alguns deles a seguir:

  • cultura: os costumes locais interferem na forma que o cliente percebe seus produtos. Por exemplo: mulheres de outros países podem não se sentir tão confortáveis com o biquíni brasileiro;
  • princípios e crenças: valores e convicções do indivíduo que determinam suas atitudes. Pessoas veganas restritas, por exemplo, além de não consumirem carne, também não usam itens de vestuário com matéria-prima animal, nem cosméticos que fazem testes em animais;
  • classe social: o poder aquisitivo do consumidor tem relação direta com o preço que ele pode pagar pelos produtos ou serviços;
  • estilo de vida e personalidade: esse fator está mais relacionado à hábitos pessoais. Enquanto uma pessoa prefere móveis modernos, por exemplo, outras gostam mais de elementos rústicos;
  • papel social: amigos, familiares, colegas de profissão, relacionamento e até o posicionamento de pessoas influentes interferem nas preferências de consumo. Ou seja, a escolha de um celular de última geração, por exemplo, vai além da questão tecnológica, pois também funciona como uma espécie de prova social;
  • idade e estágio de vida: pessoas de faixas etárias diferentes têm demandas distintas. Por exemplo: a mesma maquiagem que funciona para uma adolescente, não funciona tão bem para a pele madura, entende?

Como é a jornada de compra do consumidor?

A jornada de compra é composta por todo o trajeto que o consumidor percorre desde a descoberta de uma necessidade de consumo até uma decisão de compra. Aliás, entender melhor como funciona a jornada do consumidor é fundamental para impactá-lo no momento certo e da forma certa, viu?

A seguir, vamos explicar direitinho quais as etapas da jornada de compra. Trouxemos também algumas dicas para melhorar a experiência do consumidor em cada uma das fases. Olha só!

Aprendizado

Nesse momento, o consumidor não sabe muito bem que tem uma necessidade. É por isso que a etapa também é conhecida como descoberta.

Imagine uma pessoa que está sofrendo com dores nas costas. À primeira vista, ela não entende as possíveis causas do problema. Pode ser por causa do colchão inadequado, falta de cadeira ergonômica para o trabalho, sedentarismo, entre outros.

Se você vende colchões, por exemplo, pode produzir conteúdos informativos com as possíveis causas da patologia. No entanto, essa ainda não é a hora de apresentar seu produto. Afinal de contas, o prospect ainda está aprendendo sobre o assunto.

Reconhecimento

Nessa etapa, o consumidor já entende que tem um problema. Então, ele começa a pesquisar possíveis soluções. Para ficar mais fácil de entender, vamos voltar ao exemplo das dores nas costas.

Durante a fase de reconhecimento, o consumidor percebe que a causa pode ser o colchão velho, a falta de um travesseiro adequado, a má postura, entre outros. Logo, ele consome diversos conteúdos a respeito para se aprofundar no assunto.

Consideração

Aqui o prospect já sabe que precisa de um colchão novo. No entanto, como existem diversos modelos e tecnologias disponíveis no mercado, ele começa a pesquisar as opções mais adequadas às suas necessidades.

Por exemplo: é melhor escolher um colchão de molas bonnel, molas ensacadas, espuma, látex, viscoelástico ou ortopédico? E sobre a densidade: qual é a ideal? Ainda tem o fator acabamento, cor, tratamento antialérgico, entre outros.

Aliás, é nesse momento que os reviews ganham destaque. Afinal de contas, as opiniões de outros usuários são úteis para orientar o consumidor. Informações sobre um colchão ser duro ou macio demais, por exemplo, auxiliam na escolha do produto ideal, entende?

Entretanto, para garantir que o consumidor tenha uma boa experiência, é fundamental que essas avaliações sejam feitas por consumidores reais. Sendo assim, é importante investir em uma ferramenta de qualidade e confiança.

RA Trustvox: parceira ideal na consideração

A RA Trustvox é uma plataforma independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros, verificados e validados. Na prática, isso significa que as avaliações com o selo RA Trustvox são confiáveis. Isso porque a sessão é composta apenas por avaliações de consumidores que, de fato, tiveram uma experiência com o produto ou serviço.

Decisão

Com o colchão já escolhido, essa é a hora de bater o martelo quanto a marca ou loja para comprar. É nesse momento que entram as pesquisas sobre a reputação da empresa.

Logo, fatores como avaliações do e-commerce, depoimentos de consumidores satisfeitos e insatisfeitos e o atendimento no Reclame AQUI são decisivos. Se o consumidor não gostar do que ver nessas pesquisas, ele vai procurar outro lugar para comprar.

Nesse contexto, é fundamental zelar pela imagem da empresa e fazer um pós-vendas eficiente. Isso passa segurança ao cliente e garante uma melhor taxa de conversão.

RA Brand Page: confiança para a decisão

A RA Brand Page é um recurso que permite personalizar a página da empresa no Reclame AQUI. E como a plataforma recebe mais de 30 milhões de acessos mensais — em especial de pessoas que fazem pesquisas para compra — esse é o momento ideal para impactar positivamente o consumidor e converter vendas.

Com a solução, é possível customizar a página com imagem de capa, logo, vídeos, conteúdos, vitrine de produtos, links para as redes sociais e CTAs diversos. Além disso, você tem acesso a um dashboard exclusivo com dados sobre o comportamento do consumidor durante as pesquisas. Essas informações são fundamentais para melhorar a qualidade de serviços e nortear as estratégias da empresa.

 

Por fim, entender o que influencia o consumidor é essencial para abordá-lo da forma correta e no momento mais oportuno. Nesse contexto, o ideal é trabalhar com conteúdos informativos para agregar conhecimento nas etapas de descoberta e reconhecimento. Já nas fases de consideração e decisão, os reviews e a gestão de reputação da marca merecem destaque porque transmitem confiança ao consumidor e os auxiliam no processo de decisão de compra.

Gostou da ideia e quer saber mais? Então, conheça agora mesmo as soluções do Reclame AQUI para divulgar a sua marca!

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camila_multari

Coordenadora de Growth no Reclame AQUI. Profissional de Marketing, especialista em funil de vendas, responsável por planejamento e estratégia das ações voltadas para geração de conteúdo, captação de leads e técnicas de SEO. Já atuou em quase todas as frentes de comunicação integrada, como institucional, interna, assessoria de imprensa e marketing.

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