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O que fazer quando você fica completamente sem ideias para o seu blog

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Todo blogueiro já esteve nessa situação. Você está olhando para a tela do seu computador, esperando, se perguntando: sobre o que vou escrever hoje?

O marketing de conteúdo é um fenômeno de grandes proporções. Todo dia, na internet, dois milhões de postagens são publicadas. De acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute, os especialistas em marketing não tem a menor intenção de reduzir essa exorbitante produção. Boa parte deles pretende manter ou até mesmo aumentar a quantidade de conteúdo que estão publicando.

Com essa enorme produção, você talvez chegue num ponto onde todas as suas boas ideias vão se esgotar. Ou você mesmo já escreveu sobre o assunto, ou alguma outra pessoa já escreveu antes de você, ou lhe falta o ânimo para pensar em algo original. Então, o que fazer?

Você não está sozinho. O segundo maior desafio para os profissionais do marketing digital é a “falta de criação de conteúdo” (sendo o maior a “falta de uma estratégia efetiva”). Em outras palavras, muitos outros profissionais estão passando por essa mesma dificuldade de garimpar bons assuntos sobre os quais escrever.

Mesmo que o seu blog fique inativo por uns dias, isso não vai arruinar completamente a sua estratégia de marketing. É verdade que escrever no seu blog de seis a oito vezes por mês geralmente produz mais leads do que um ritmo de postagem mais lento (de três a cinco vezes ao mês). Mas, se você deixar de postar apenas algumas vezes, não vai ter problema.

 

Não escreva; leia

A melhor forma de manter a sua mente com a criatividade ativa, pensando em novos assuntos, é mantendo um ritmo constante de leitura. Não importa exatamente o que você está lendo, contanto que você leia.

A leitura, mesmo de gêneros e tópicos distantes do seu nicho, é um excelente exercício mental. A leitura ativa a sua mente, despertando a sua criatividade e inspirando novas ideias.

 

Escreva todas as suas ideias

Adquirir o hábito de tomar notas é de um valor inestimável para obter novas ideias sobre o que escrever no seu blog. Quando você estiver se exercitando, lendo, caminhando, comendo ou até tirando um cochilo, você talvez tenha, de súbito, uma inspiração para um post arrasador. Daí você pensa, “depois eu anoto”.

Mas esse “depois” nunca acontece. Ao invés disso, sua mente logo descarta a ideia maravilhosa e tudo o que te sobra é um espaço em branco na sua memória. Se force para anotar essas ideias logo que elas surgem. O aplicativo de notas do seu celular ou até mesmo um guardanapo são perfeitos para que você possa anotar aquela sua próxima ideia que talvez viralize.

 

Utilize o Buzzsumo

A não ser que você tenha se escondido numa caverna nos últimos tempos, você provavelmente já ouviu falar no Buzzsumo.

Buzzsumo é a ferramenta definitiva quando se trata de escrever artigos de blog populares. Se você quer descobrir o que está sendo compartilhado nas redes sociais, simplesmente coloque o seu tópico de interesse no Buzzsumo e, pronto! Eis uma lista de todos os conteúdos que estão sendo mais compartilhados. Você pode especificar quais sites você deseja analisar. Por exemplo, se você quer saber qual é o artigo mais popular da Forbes, você pode digitar http://www.forbes.com/ e rapidamente saber quais são os artigos do site que estão sendo mais compartilhados nas mídias sociais.

É óbvio que o seu objetivo não é o de roubar o conteúdo alheio. O que você quer é apenas descobrir qual o assunto do momento, por que esse assunto está sendo tão debatido e se inspirar para criar seu próprio conteúdo.

 

Faça uma lista de problemas

Muitos dos artigos de blog mais populares são focados em dar soluções. Quantas vezes você já clicou num artigo sobre “como fazer algo”? Artigos de blog realmente excelentes são aqueles que ajudam seus leitores a solucionar um problema.

O melhor método para criar esse tipo de artigo é pensar numa lista de problemas. Qual é o maior desafio do seu mercado? Quais são os obstáculos do dia a dia que você precisa superar no seu nicho? Quais são os problemas singulares com que você precisa lidar?

Há muito material a ser extraído dessas questões. Não apenas fale sobre o problema, dê uma solução! Todos querem se livrar de algum incômodo. Se você pode propor uma solução que funciona, então você já tem uma boa vantagem.

E se por acaso você já tiver escrito sobre esse assunto em particular? Escreva novamente, um novo olhar sobre esse tema não vai fazer mal a ninguém.

 

Quando tudo mais falhar, utilize uma fórmula

Apesar de todo o seu amor pela originalidade e por um conteúdo único, algumas vezes você precisa apenas de utilizar uma fórmula. Tempos difíceis exigem medidas extremas quando se trata de criar conteúdo.

A internet está cheia de formulários prontos para criar posts de blog, como estes, do CrazyEgg.

  • Como [fazer algo] em [um curto espaço de tempo];
  • Como [conseguir algum proveito] sem [um gasto indesejável];
  • A forma inacreditavelmente fácil de se [fazer alguma coisa].

Zombe o quanto você quiser, mas dê uma chance para essas fórmulas. O pior que pode acontecer é elas te inspirarem a escrever algo. Você não precisa usar fórmulas para criar um título, mas você pode fazer uso delas para inspirá-lo a criar títulos e tópicos.

 

Conte uma história sobre você

Há um valor em escrever sobre si mesmo. Talvez isso soe um pouco narcisista, mas me escute. Todos possuem alguma experiência pessoal que podem compartilhar. E mais, as pessoas amam ler sobre a vida dos outros.

Escrever sobre as suas experiências é a forma mais rápida de ativar a própria criatividade para a escrita e ter algumas ideias inesperadamente populares. Eis uma lista de por onde começar:

  • O que você está fazendo agora? Escreva sobre isso e instrua os outros profissionais do seu mercado a partir dessa sua experiência;
  • O que está no seu cronograma de hoje? Explique como é um dia na vida de alguém que atua no seu nicho de mercado;
  • Qual é a sua rotina de trabalho matinal? Transforme isso num artigo sobre como “[O profissional do seu trabalho] se prepara para o dia”;
  • Que conselho você pode compartilhar com aqueles que estão começando no seu mercado de atuação?
  • O que você faz de diferente dos outros nesse seu mercado?
  • Que habilidades você possui que te ajudam a ser bem-sucedido nesse seu mercado?
  • Como você entrou nesse mercado? O que o levou a se interessar por ele?

Comece a escrever e você ficará surpreso com o resultado. Poucos minutos depois, você talvez já tenha metade de post ou alguns tópicos sobre os quais escrever pelos próximos vários meses.

 

Conclusão

Ficar sem ideias é algo paralisante. Quando você observa uma lista de rascunhos que não tem nada ou se dá conta de que o seu calendário de publicações está vazio, isso pode lhe causar um certo pânico.

Mas não deixe isso acontecer. Você não precisa de mais autoconfiança criativa. Tudo o que precisa é trabalhar com inteligência, pensar em ideias envolventes e transformá-las num conteúdo significativo.

Quais sugestões você possui de como ter ótimas ideias para posts de blog? Conte para mim nos comentários!

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é o co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics. Ele ajuda empresas como a Amazon, Facebook, Google, HP e Yahoo a crescer sua receita. Forbes diz que ele é um dos 10 melhores profissionais de marketing on-line, e Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Neil foi reconhecido como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo presidente Barack Obama. Acesse o site dele em português: http://neilpatel.com/br

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