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O que as empresas podem aprender com os nômades digitais

Nos últimos anos, têm havido um grande movimento de pessoas que decidem abrir mão de seus empregos fixos e (relativamente) seguros para se tornarem nômades digitais. Eles são, em sua maioria, jovens que decidem começar um negócio pela internet sem ter um local fixo de trabalho e passam a viajar pelo mundo ou vão morar em outros países enquanto empreendem.

Muitos deles, conseguem gerar uma boa renda mensal, capaz de cobrir os custos com viagens, moradia e sobrevivência durante um período específico ou por tempo indeterminado, vendendo e promovendo produtos de e-commerces ou produtos digitais e recebendo comissões por isso.

O melhor é que alguns desses empreendedores acabam transformando a própria experiência de ser um nômade digital em uma forma de ganhar dinheiro, ensinando para outras pessoas, por meio de cursos e palestras on-line, livros e e-books, como conseguiram realizar a aventura de forma lucrativa.

Existe um verdadeiro mercado de cursos, palestras e e-books de empreendedorismo digital, que ensinam como qualquer pessoa que se dedique e realize as tarefas recomendadas pode ter uma vida mais livre, seguir seus sonhos e conhecer o mundo, enquanto ganha dinheiro.

As empresas que observarem esse fenômeno crescente podem tirar alguma lições das estratégias adotadas pelos empreendedores digitais que ajudarão a melhorar seus negócios na internet. Indico algumas aqui:

1 – Foco no conteúdo

Geralmente, os negócios dos empreendedores digitais têm como centro a produção de conteúdo. Eles alimentam blogs, produzem vídeos, gravam podcasts, postam fotos no Instagram e divulgam tudo em redes sociais, como Facebook, Twitter e G+. Integrando todo o conteúdo disseminado na Internet, conseguem captar audiência em diversos canais. Por meio da frequência nas postagens – todos os dias há conteúdo novo – conseguem fidelizar a audiência e criar expectativa por novos materiais.

2 – Interação com o público

Os empreendedores digitais prestam atenção no feedback de seu público e procuram levar informações realmente úteis para ele. Eles interagem, fazem perguntas e respondem aos comentários das pessoas que os acompanham. Assim, conseguem criar conexão e engajamento e, ao mesmo tempo, descobrir os desejos do público, o que ajuda a direcionar seu trabalho e decidir os próximos assuntos sobre os quais vão falar. Dessa forma, se tornam realmente úteis para quem os acompanha.

3 – Automatização das ações e e-mail marketing

Eles aprenderam a usar ferramentas que automatizam suas ações e, com isso, otimizam seu tempo e fazem o conteúdo já criado trabalhar para eles enquanto se dedicam a criação de novos materiais e estratégias (ou aproveitam suas viagens). Por meio da programação de envio de emails automáticos, periódicos ou acionados por gatilhos, conseguem manter o publico engajado, divulgar produtos e realizar vendas.

4 – Uso de vídeos

Há previsões de que em alguns anos mais de 80% do tráfego dos sites será gerado por vídeos. Os empreendedores digitais conhecem muito bem o poder dos vídeos e produzem material audiovisual com frequência. Videocasts, videologs, entrevistas, mini-programas e diversos outros tipos de conteúdo são disponibilizados em vídeos, a maioria com duração de até 20 minutos, levando informação e aumentando a proximidade com o público. Muitos deles são gravados de forma caseira, sem edição elaborada ou vinhetas, aproveitando acontecimentos do momento e, mesmo sem uma mega produção, atingem milhares de visualizações devido a autenticidade do conteúdo.

5 – Conteúdo relevante como gancho para divulgação de produtos

Os empreendedores digitais oferecem conteúdo útil para seu público e aproveitam-no como ganchos para apresentar produtos relacionados, próprios ou de terceiros. Eles tornam-se afiliados de e-commerces ou de produtos digitais de outros empreendedores e conseguem monetizar o conteúdo que produzem por meio de comissões recebidas quando uma venda é feita ou quando geram tráfego para outros sites. Em vez de empurrar e tentar forçar vendas ou encher seus sites e blogs de anúncios, que muitas vezes passam despercebidos, eles mostram porque um produto pode ser útil e fazem recomendações confiáveis em momentos apropriados.

6 – Apoio de mídia online

Eles geram tráfego para seus sites, blogs e landing pages por meio de mídia on-line, mensuram seus resultados e otimizam suas campanhas. Os empreendedores digitais são grandes conhecedores de como conseguir tráfego barato, muitas vezes comprando mídia em outros países e em redes sociais, e sabem como transformar visitantes em compradores.

7 – Técnicas de SEO

Eles reconhecem o valor do tráfego gratuito, obtido por meio dos resultados orgânicos de buscas no Google. Por isso, investem na otimização de seus sites, blogs e landing pages, aplicando técnicas de SEO. Isso pode dar um grande trabalho e parecer inútil imediatamente, mas os resultados no longo prazo são recompensadores.

8 – Testes A/B

Especialistas em marketing na internet, os empreendedores digitais sabem que nesse meio testar e otimizar não é perda de tempo e nem de dinheiro. Fazer testes, avaliar os resultados e aplicar as melhores estratégias, formatos e conteúdos são investimentos que garantem a melhoria dos resultados e o aumento das taxas de conversão.

Todas essas técnicas e estratégias podem ser aplicadas por empresas de qualquer porte. Grande parte da renda desses nômades digitais provem de programas de afiliados de e-commerces, que proporcionam flexibilidade na escolha dos produtos que serão divulgados, permitindo que estejam coerentes com o conteúdo abordado, alinhados com o interesse de seu público e, consequentemente, gerando taxas mais altas de conversão. Portanto, além de adotar as mesmas estratégias dos empreendedores digitais, oferecer um programa de afiliação e aliar-se a eles para divulgar seus produtos é cada vez mais lucrativo para empresas que vendem pela internet.

 

Estrategista de comunicação especialista em conteúdo, trabalha há 12 anos com posicionamento de empresas no ambiente digital. Super curiosa, estuda incansavelmente tudo o que tem a ver com o assunto. Na Tailor Made Content, cria estratégias de conteúdo e reputação digital para empresas.

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