Artigos

O que é hospedagem de sites web?

hospedagem

Atualmente, sem que se tenha um site, é impossível imaginar qualquer empresa que se preze. A representação na Internet permite abrir novos canais para a venda de bens e serviços, além de aumentar as informações pessoais. Além dos sites de negócios na Internet, você pode postar blogs pessoais, fóruns, sites de cartões de visita, portais de entretenimento, lojas e outros recursos da Web. Se descartarmos a parte técnica da criação de sites, isso será possível se houver dois fatores: um nome de domínio registrado e hospedagem.

Hospedagem (Hosting) – é o espaço no qual todo o conteúdo do seu site e o próprio site estarão localizados. Este é o local no servidor que a empresa fornecedora cobra por uma taxa para que os ficheiros de seu site se mantenham no servidor.

Um computador pessoal simples também pode hospedar seu site, mas essa não é a maneira mais conveniente de armazenar dados sobre o seu site.

Provedor de hospedagem (Host) – é um operador autorizado que fornece serviços de hospedagem. Em outras palavras, esta é uma empresa que comprou um servidor e aluga certos volumes de seu espaço em disco para indivíduos e entidades legais.

 

Por que você precisa de hospedagem para o seu site

 

hospedagem

A função de uma hospedagem é proteger o seu site a partir de um local seguro, com ajuda de um supercomputador conectado permanentemente à internet; isto para garantir que os visitantes do seu site consigam ter acesso a ele 24h ao dia. Veja aqui como a escolha de uma boa hospedagem de sites influência no seu negócio.

Um computador simples pode lidar com essa tarefa. Mas, a escolha do espaço no disco deve ser feita com toda a seriedade; a confiabilidade e a qualidade dos serviços prestados são de grande importância aqui. Mas, nesse caso, o seu computador terá que estar conectado à Internet 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quaisquer falhas de software ou outros defeitos levarão não apenas a perda do computador, mas também deixarão de transmitir dados sobre o seu site para a rede. Em outras palavras, seu site simplesmente para de funcionar ou começa a desacelerar. Por este motivo, é sempre aconselhável hospedar seu site em um provedor confiável.

 

Tipos de hospedagem de site

 

Servidor Virtual

O VPS (servidor virtual privado ) é um serviço no qual um cliente recebe um servidor virtual dedicado para hospedar os aplicativos de que precisa. Do ponto de vista do usuário, o VPS / VDS é semelhante a um servidor físico dedicado: o usuário obtém direitos de root, acesso às configurações de rede, executa qualquer ação nos arquivos, inclusive no diretório raiz, instala e configura o software.

Ao alugar um VPS, você paga apenas pelos recursos que consome – esse modelo também é chamado de pagamento conforme o uso. Como os recursos são fáceis de dimensionar e o faturamento por segundo está em vigor, não é difícil controlar os custos de aluguel. Com o planejamento adequado, a qualquer momento você usa os recursos do servidor a 100%. Você não precisa mais estocar para uso futuro em caso de carga de pico.

Principais vantagens do VPS :

  • Confiabilidade e alta disponibilidade de dados;
  • Alocação transparente de recursos (os volumes são fixados por contrato);
  • Escalabilidade simples sem paradas;
  • Faturamento por segundo;
  • A capacidade de combinar servidores VPS em uma nuvem virtual privada (VPC, Virtual Private Cloud).

 

Servidor dedicado

servidor dedicadoUm servidor dedicado é um serviço no qual você obtém uma máquina física à sua disposição e paga exclusivamente pelo aluguel. Confira as melhores hospedagens aqui. Esta é a opção de hospedagem mais poderosa e é adequada para sites com as mais altas demandas. Como no caso de Servidores Virtuais privados, a falta de conhecimento técnico específico não é um obstáculo ao gerenciamento de um servidor dedicado, pois esse tipo de hospedagem também na maioria dos casos implica na possibilidade de administração completa por uma taxa adicional.

Resumindo, Um servidor dedicado é como uma mansão pessoal, completamente isolada de outras casas. Você é o legítimo proprietário e nenhum problema que ocorra em outras casas pode afetá-lo.

O servidor dedicado é adequado: para sites com alto tráfego e altos requisitos de recursos, hospedagem de aplicativos e trabalho com grandes bancos de dados.

Vantagens do servidor dedicado:

  • Acesso completo do root do servidor;
  • A capacidade de determinar completamente a configuração do software;
  • A capacidade de adquirir determinados recursos sem precisar mudar para um novo servidor;
  • A capacidade de fornecer segurança e potência máximas.

Desvantagens do servidor dedicado:

  • Alto custo do aluguel;
  • Você terá dificuldade em administrar caso não tenha conhecimento necessário.

 

CO-LOCATION

Esse tipo de hospedagem consiste em colocar sua máquina física no datacenter do provedor de hospedagem. De fato, você aluga um local onde o servidor físico está localizado, além de serviços de conexão como a Internet e sistemas de alimentação e refrigeração. Você será o único responsável por tudo o que acontece no seu servidor físico.

 

Como escolher um data center para hospedar seu site

A maioria dos provedores de hospedagem normalmente hospeda seus servidores em diferentes data centers localizados em todo mundo. Este é um ponto importante no qual você deve prestar bastante atenção.

Como escolher o data center?

É mais lógico escolher um data center localizado o mais próximo possível do público-alvo do seu site. Se seus usuários estiverem muito distantes do data center, isso poderá criar vários atrasos e, em geral, problemas com o acesso deles ao site.

Também é importante considerar que o conteúdo de alguns sites pode violar leis. Portanto, para evitar possíveis reclamações de conteúdo ilegal, é melhor garantir imediatamente que o assunto do seu site não contradiga a lei.

Talvez, depois do nosso artigo, você tenha pensado em como alterar a hospedagem do seu site, de um tipo para outro. Nesse caso, estude cuidadosamente todas as vantagens e desvantagens dos tipos de hospedagem que lhe interessam.

De fato, se o gerenciamento de uma hospedagem virtual é fácil de lidar e entender seus meandros com o mínimo tempo. No caso do VPS e de um servidor dedicado, você pode precisar da ajuda de um administrador ou desenvolvedor.

Redação Digitalks

Equipe de conteúdo do Digitalks.

Comentários

PUBLICIDADE