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O que é “Audience Profiling” e como isso pode te ajudar a vender mais?

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Neste mundo do Marketing Digital, todos os dias aparecem novos termos para agregar em nossas estratégias, e isso é excelente para melhorarmos cada vez mais a nossa compreensão sobre cada um dos recursos desse valioso ecossistema.

Sem dúvida, o entendimento mais aprofundado a respeito de cada um desses termos tende a se tornar essencial quando se trata de conquistar resultados expressivos. Afinal, cada detalhe pode ser um enorme diferencial nas suas campanhas!

Recentemente, o termo do qual mais temos ouvido falar é o “Growth Hacking”, que meu amigo Eduardo Godoy explicou bem no artigo Growth Hacking – Por que a Retroalimentação é o Combustível.

De todo modo, para que a estratégia funcione – seja ela direcionada para o Marketing Digital Tradicional ou para as técnicas de Growth -, é fundamental que tenhamos pleno conhecimento de quem é nosso público. Em outras palavras: para qualquer produto lançado no mercado (seja através de uma estratégia digital ou não), precisamos saber quem é nosso público-alvo.

 

E como definimos nosso público-alvo?

Normalmente, definimos um público-alvo por meio de dados que identifiquem quem são os possíveis compradores daquilo que temos a oferecer.

Essa identificação pode ser feita de diversas formas, como, por exemplo, considerando-se aspectos como idade, raça, religião, sexo, nível de renda, profissão, tamanho da família, escolaridade e estado civil.

Mas será que só isso basta?

Segundo os especialistas, este é só o primeiro passo para um Marketing eficaz!

Agora, precisamos definir qual é a persona desse público-alvo!

A persona está muito mais ligada ao comportamento, o que promove uma visão qualitativa desse público-alvo.

Por exemplo: você tem um produto que foi pensado para mulheres. Porém, nem todas as mulheres de 35-45 anos que moram em São Paulo e possuem alta renda querem seu produto.

Muitas vezes, erramos ao pensar que nosso comprador é baseado somente nesses dados.

A persona é muito mais qualitativa, refinada. Precisamos identificar o que há de comum entre nossos clientes, com filtros como objetivos, desejos, desafios, valores e atitudes.

Esse perfil nos ajuda a refinar ainda mais nosso Marketing.

Desta forma, conseguimos ser bem mais assertivos em nossas campanhas e, consequentemente, alcançar melhores resultados.

Portanto, não tenha medo de se aprofundar nesses dados, por mais “loucos” que eles possam parecer!

Creio que, assim, você terá mais armas para definir sua comunicação, aumentar o seu retorno e tornar seu Marketing Digital uma excelente ferramenta para gerar ROI (Retorno sobre Investimento).

 

Mas, afinal, o que é “Audience Profiling”?

Depois de encontrar seu público-alvo, definir a persona e ir para o mercado, você certamente encontrará diversos pontos em comum entre seus clientes. Esses pontos podem ser encontrados até mesmo pelo gerenciador de anúncios do Facebok Ads, por exemplo.

Todos esses dados de público-alvo, somados à inteligência de personas e perfis aprofundados sobre quem é seguramente seu potencial cliente, formam o seu Audience Profiling.

Com esse conhecimento, você consegue aumentar seu potencial de resultados, pois seu tiro ficará mais certeiro e, claro, o poder de impacto das suas campanhas, sites, vídeos, artigos e outros materiais ficará mais exato.

 

Conclusão

Não sinta receio de pré-determinar quem é seu público-alvo. Mas, depois de ir para o mercado, aprenda o que há em comum nele e ataque esses detalhes com muito foco!

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é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.

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