Quinta-feira, 20 de outubro de 2022
É surpreendente refletir sobre a evolução do marketing desde que ele surgiu, há algumas décadas: na era da inovação, não é mais possível dissociá-lo das soluções tecnológicas. Isso porque, para se ter uma visão mais objetiva e estratégica do marketing como um todo, é essencial elaborar um planejamento baseado em dados e movimentos passados. Esta é a única maneira de identificar tendências e caminhos para o futuro, portanto, é necessário empoderar-se de tecnologia para agregar conhecimento.
Isso é algo novo e vem ganhando profundidade à medida que as empresas entendem o poder da tecnologia nas estratégias de marketing. Se pararmos para pensar, nos anos 80, havia disputas abertamente agressivas entre as empresas – uma verdadeira guerra pela atenção do consumidor. Os anos 90 foram marcados pelo início da internet e de um mundo globalizado que mudaria a forma de fazer marketing. Surgem os primeiros blogs, os e-mails, algumas redes sociais e também os buscadores. E então nos anos 2000, o cliente já não se importa somente com os preços dos produtos porque entendem que precisam em consideração os benefícios que a compra vai trazer por meio de outros valores.
Surge assim o conceito de marketing 3.0, com o consumidor no topo da hierarquia de mercado, o que faz com que empresas precisem adaptar suas operações para manterem a competitividade. Sob essa nova orientação, é preciso mais do que um produto funcional para satisfazer um cliente.
São tempos de popularização da telefonia celular, democratização da internet em larga escala, multiplicação dos e-commerces e amadurecimento da Internet. Cada vez mais, as empresas entendem que precisam se posicionar de forma alinhada à sociedade, oferecendo produtos e serviços que criem conexões com a audiência.
A evolução disso é a preocupação em priorizar toda a jornada do consumidor e criar as melhores experiências possíveis (era do marketing 4.0). Com as redes sociais mais fortes do que nunca, o poder de informação chegou ao alcance de todos e, mais uma vez, houve uma ruptura de comportamento das empresas em relação ao marketing.
As empresas de hoje vivem a tecnologia 5.0, na qual as redes sociais garantem a oportunidade de se aproximar dos clientes, horizontalizando o relacionamento como nunca fizeram antes. E para isso, a tecnologia vem se mostrando uma verdadeira protagonista, uma parte essencial da estratégia de conquista e fidelização do público – afinal é ela que traz conhecimento para as tomadas de decisões assertivas ligadas ao negócio.
Conhecer seu público-alvo significa reunir o máximo de informações de todas as fontes: Google Analytics, CRMs, Vendas, compra de mídia, dados de mercados, redes sociais… Enfim, tudo pode ser relevante para trazer conhecimento e entender tendências ou pontos de atenção. Qualquer planejamento de marketing deve incluir táticas de como atingir as personas, e isso só acontece com investimento em soluções tecnológicas. É fundamental que as empresas empreguem forças na análise de dados captados, e não somente coletá-los e guardá-los para consulta. Os dados não foram feitos para serem simplesmente acumulados, mas sim para servirem de base para estratégias que façam sentido.
Por fim, reforço que o mundo está em constante evolução e o marketing precisa ser capaz de se adaptar às mudanças e também de prevê-las. Em que patamar sua empresa está? Seja qual for a sua resposta, se você ainda não utiliza a tecnologia para apoiar suas decisões, sua empresa ainda tem um caminho longo pela frente.
CEO da Lumis Tecnologia. Possui mestrado em Ciência de Computação pela Yale University e graduação em Ciência de Computação pela Macalester College.
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