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Modelos de negócio X objetivos de campanha: como eles impactam sua estratégia de Search

Embora não seja absolutamente necessário para começar uma campanha de links patrocinados, do ponto de vista de execução, estabelecer objetivos é uma etapa essencial para que a estratégia seja coerente e consistente com cada modelo de negócio, e, portanto, traga os resultados desejados.

Toda empresa deve escolher pelo menos um objetivo específico para seu modelo geral de negócios. Alguns dos mais comuns incluem:

  1. Gerar receita
  2. Gerar leads
  3. Visitas na loja
  4. Gerar chamadas telefônicas
  5. Tráfego para website / awareness

 

A maioria terá um objetivo abrangente, como leads gerados ou receita de vendas, além de uma ou duas métricas, como custo por aquisição ou retorno de investimento/gasto publicitário, que são usados ​​como guias para atingir o objetivo traçado e para otimização de campanha. Por exemplo, se você vende produtos on-line, talvez esteja tentando maximizar a receita para retorno do investimento publicitário. Ou seus objetivos podem incluir a quantidade de leads gerados, bem como o custo por lead e a qualidade dos mesmos.

 

Objetivos baseados em determinados modelos comerciais

Há uma grande variedade de modelos de negócios. Compreender o seu e o que você está tentando alcançar ajudará a escolher metas quantificáveis ​​para avaliar o sucesso da sua campanha de Search. A maioria das empresas compartilha um objetivo comum: gerar receita. Mas ao avaliar o desempenho desta campanha, é vantajoso definir metas mais específicas.

Aqui está uma lista de alguns modelos comuns de negócios on-line e os objetivos principais em que cada um deve se concentrar.

 

1. Comércio eletrônico / varejo online

Objetivo: gerar receita.

Em quase todos os casos, a geração de receita será o objetivo principal que define o sucesso das empresas de comércio eletrônico. Campanhas de Search combinam com esse objetivo, onde as receitas são fáceis de monitorar através de análises adequadas.

Você pode usar extensões de link de site e link de site melhorado para promover marcas e ofertas.

 

2. B2B / Fabricantes

Objetivo: gerar leads, gerar chamadas telefônicas.

As empresas B2B, em uma grande variedade de indústrias, quase sempre se concentram na geração de leads, principalmente com preenchimento de formulários on-line ou chamadas telefônicas. Use calls to action no texto do anúncio de maneira a informar os clientes em potencial sobre o passo que você quer que eles tomem para contatá-lo. Extensões de anúncio podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

 

3. Geradores de conteúdo / anunciantes afiliados

Objetivo: Tráfego para o site.

Para quem produz conteúdo, sua meta pode ser levar as pessoas ao seu site de forma que consumam aquilo que a pessoas escreveu e assim tornar possível a geração de receita para anúncios em seu site. Nesse caso, o principal objetivo seria geração de tráfego. De forma alternativa, existem aqueles que trabalham em um modelo de assinatura. Nesse caso, o tráfego para o site ainda é valioso, mas pode ser igualmente importante associar o desempenho às novas inscrições de assinantes.

Para os afiliados, seu objetivo pode ser levar as pessoas ao seu site, se envolver com seu conteúdo e clicar nos sites do seu parceiro.

 

4. Loja local

Objetivo: visitas na loja, gerar chamadas telefônicas.

Para as empresas locais com vitrine, o objetivo principal pode ser fazer com que os clientes visitem a loja. A coleta de dados dos cliques nos anúncios de Search que resultaram em visitas à loja é difícil de fazer. Nesse caso, é aconselhável ter metas secundárias fortes que indicam mais tráfego á sua loja, como chamadas telefônicas ou consultas on-line. As extensões de local e chamadas serão úteis para essas empresas, assim como a localização e a segmentação por horário.

 

5. Indústria de serviços

Objetivo: geração de leads.

Para as empresas locais que fornecem um serviço, a meta primordial pode ser a geração de leads, seja em envios de formulários on-line ou em chamadas telefônicas. Se a sua empresa tiver uma loja física, você também pode direcionar usuários à loja para solicitar uma cotação ou obter mais informações. A segmentação demográfica e a segmentação por dispositivo serão úteis para esse tipo de empresa.

 

6. Sem fins lucrativos

Objetivo: geração de leads, tráfego para o site.

As empresas sem fins lucrativos variam muito seus objetivos, desde os esforços de serviço comunitário e filantropia até a conscientização para causas em campanhas políticas. Com isso, o foco das metas pode mudar de tráfego para o site para a realização de inscrições on-line e doações. O objetivo de geração de leads pode levar às inscrições e doações on-line, quando você deseja que os usuários preencham um formulário. Considere o uso de extensões de link de site.

 

7. Software como um serviço (SaaS)

Objetivo: downloads de software, geração de leads.

Os objetivos para empresas de serviços de software dependem muito do custo dos mesmos. Para as organizações que vendem softwares mais baratos, o principal objetivo é, muitas vezes, o próprio aumento no número de downloads. Dependendo do nicho dentro desta categoria, esse objetivo pode mudar para geração de leads. Para companhias que comercializam um software de alto custo, é importante que os clientes falem com a equipe de vendas. A segmentação demográfica e a segmentação por dispositivo serão úteis nesses casos.

 

Definir metas com base em seu objetivo comercial permitirá medir o desempenho de suas campanhas de Search com mais facilidade, além de acompanhar de perto e com propriedade o que você está fazendo.

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Jane Graziele

é Marketing Lead para América Latina de Microsoft SearchAdvertising. Com mais de 17 anos de experiência em marketing digital, tem atuado no planejamento e execução de programas de marketing com foco em resultados, em empresas de tecnologia e e-commerce como Dell e Americanas.com. Também foi professora universitária lecionando e-commerce e marketing digital em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.

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