Quinta-feira, 12 de março de 2015
Grande tendência para 2015, o marketing digital se configura hoje em uma das principais áreas de investimento no e-commerce. A ferramenta, aliás, não é mais uma opção para as empresas – ela já se transformou em uma exigência do mercado e quem quer se destacar em meio à concorrência não pode deixar de investir.
A demanda por esse tipo de serviço e a procura por profissionais do segmento é maior a cada dia. E, por esse motivo, já passou da hora de se preparar. Descubra quais são as estratégias que os empresários virtuais podem adotar para melhorar os resultados de seus negócios neste novo ano!
O mobile commerce é uma realidade que não pode ser ignorada. O consumidor mudou seu comportamento e hoje os smartphones estão presentes em grande parte das atividades cotidianas das pessoas. Uma delas é, com certeza, a compra.
O lojista virtual que pretende conquistar clientes precisa investir em tecnologias próprias para os dispositivos móveis, como o design responsivo. O marketing digital, por sua vez, precisa abranger mais de um canal, conquistando pessoas através de diversas mídias para não perder sua influência.
A personalização não é nenhuma grande novidade, mas algumas empresas de e-commerce ainda não se dedicaram a ela. Hoje, muitas ferramentas estão disponíveis para que os lojistas reúnam informações a respeito de seus consumidores, o que torna as estratégias de marketing mais efetivas.
O mercado oferece uma série de recursos de pesquisa e mensuração, como é o caso do CRM, voltados a auxiliar os lojistas e as empresas a criarem propagandas realmente focadas nos interesses e nas necessidades dos clientes.
Campanhas personalizadas são importantes para mostrar aos clientes que sua empresa realmente está interessada em acompanhar a demanda de seu público, atendendo seus clientes com qualidade e trabalhando para deixá-lo sempre satisfeito. Não deixe de investir.
O e-mail marketing de 2015 não pode mais ser tratado como veículo de comunicação em massa. O marketing digital deve priorizar o relacionamento com os clientes, tratando suas necessidades como únicas e exclusivas.
A tendência, então, é que exista uma segmentação cada vez maior nas campanhas de e-mail marketing, principalmente depois que os recursos de personalização e customização começaram a ser encarados com a devida importância.
Outra forma muito importante de demonstrar preocupação em relação à satisfação dos consumidores é oferecendo um canal de comunicação acessível e eficiente. Os clientes precisam ter espaço para tirar dúvidas, fazer reclamações ou elogiar produtos e serviços.
Uma ferramenta bastante usada atualmente é o chat online, que oferece ao usuário a possibilidade de dialogar em tempo real com a loja. Isso facilita, por exemplo, o processo de compra, pois é possível solucionar alguma questão já durante a navegação.
Além de dar atenção àquilo que seu cliente tem a dizer, é importante trata-lo com educação e esforço para agradá-lo, estimulando compras futuras e, quem sabe, fidelizando-o no futuro. Acredite: essa estratégia seria um ótimo diferencial para o seu negócio!
As redes sociais também representam outra novidade no comportamento do consumidor. Elas já fazem parte do dia a dia das pessoas, principalmente depois da popularização dos smartphones e tablets. Isso significa que a empresa que não investe nesses espaços está perdendo grandes oportunidades de obter sucesso!
Além de aproximar a marca dos clientes, a presença de uma loja nas redes sociais é importante para fixar seu espaço na mente e nas preferências do consumidor de forma mais acessível e amigável.
Dica importante: produzir conteúdo de qualidade e com relevância para seu público alvo é a maneira mais efetiva de se destacar nas mídias sociais e tirar a atenção da concorrência. As redes sociais também exercem forte impacto no SEO, portanto investir em um blog para a sua empresa também será válido no momento de se fortalecer entre as demais nos mecanismos de busca.
Para complementar o item anterior, é importante reforçar a importância do conteúdo. Vivemos um momento em que as pessoas estão cada vez mais interessadas por informação – e essa é uma ótima ferramenta para as marcas que desejam estabelecer sua autoridade no mercado, ganhando mais respeito diante dos consumidores.
Gerar conteúdo interessante para informar, esclarecer ou entreter os usuários é uma forma de criar relacionamento, garantindo a preferência das pessoas em futuras compras – o que pode levar à fidelização.
As estratégias de remarketing são cada vez mais usadas pelos lojistas que desejam aumentar a visibilidade de sua empresa. Hoje, o remarketing é um dos pontos principais quando se fala em marketing digital para 2015.
Com o rastreamento dos sites visitados pelos usuários através dos cookies do navegador, é possível oferecer anúncios dos produtos ou serviços vistos anteriormente em outros websites.
Essa técnica pode ser muito eficiente no momento de estimular a compra, principalmente quando o cliente ainda estava em dúvida quando viu o produto e, quando finalmente decidiu adquiri-lo, não conseguiu mais encontrar o website visitado. Com o remarketing, isso não acontece mais.
Na área dos links patrocinados, que continua forte neste ano, o Google vem perdendo espaço para o Facebook. Para tentar se recuperar, o Google AdWords desenvolveu recursos mais sofisticados e com maior poder de segmentação, outra maneira de competir com os Facebook Ads. Os novos custos de veiculação, por sua vez, ficam cada vez mais caros.
Como não é novidade para ninguém, o poder hoje é de quem detém a informação. É por isso que o Big Data talvez seja uma das estratégias mais importantes para definir campanhas de marketing digital em 2015.
A tendência é que, em meio a muitos avanços na tecnologia e nos sistemas, a estratégia esteja cada vez mais presente entre as ferramentas de divulgação online.
Carreira em alta por mais um ano
Os profissionais da área já devem ter sentido que estão sendo mais valorizados no mercado, justamente pela falta de mão de obra qualificada. Para eles, este ano será de muito trabalho e grandes oportunidades. Atenção, lojistas: os profissionais com boa formação estão disputados. Não deixe que sua loja fique sem um, pois o marketing digital é o futuro (e já o presente) do e-commerce!
é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.
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