Artigos

O poder do Marketing de Influência: como fazer dar ‘match’ entre influenciadores digitais e marcas

Hoje o mundo está muito diferente graças ao Marketing de influência, que faz as empresas olharem seus mercados e público-alvo de uma outra forma

 

Sou gaúcha, nascida em Gravataí, mãe da Julie, e sempre amei a internet e a sua infinita possibilidade de alcance entre pessoas. Com 11 anos de idade, quando morei nos EUA, usava a rede social MYSPACE, e foi desenvolvendo layouts para os perfis de meu colegas que percebi uma facilidade em criar maneiras diferentes de tornar cada perfil único e bem posicionado.

O tempo passou, mas a paixão por entender pessoas fez com que hoje, como empresária, meu hobby pudesse se transformar em negócio, ajudando empresas e profissionais a se posicionarem, gerando, por consequência, autoridade nas redes sociais. Meu trabalho possibilitou entrar em um outro nicho de atuação, me tornando uma influenciadora digital ao falar de Marketing de Influência para pessoas e marcas. E é sobre isso que vim conversar hoje com vocês: Marketing de Influência. Vindo de quem faz esse tipo de marketing acontecer.

Atualmente desenvolvo campanhas estratégicas com influenciadores digitais na internet e também levo influencers para eventos ao vivo, selecionando-os a dedo e agregando o valor do que esses influenciadores falam com a temática que as marcas colocam em seus eventos. Com isso, tenho a missão de fazer com que as campanhas das marcas tenham o máximo de assertividade possível e, por isso, é tão importante estudar o mercado e os influenciadores possíveis antes de lançar uma campanha no ar.

Para influenciadores, como especialista em Instagram, ajudo influencers a deixarem seus perfis posicionados como autoridades, atraindo as marcas que possuem fit com eles, ajudando-os nesse match.

 

Mas quão efetivo pode ser o Marketing de Influência?

Pesquisas mostram que:

● 80% das empresas acreditam que o Marketing de Influência é a melhor forma de divulgação da sua marca;
● 89% do ROI do Marketing de Influência é melhor do que outras formas de divulgação e publicidade;
● 17% das empresas irão investir mais do que metade do seu budget em Marketing de Influência;
● 89% dos profissionais de marketing dizem que o Instagram é importante para sua estratégia de marketing de Influência;
● 71% das pessoas dizem que a qualidade de consumidores e visitantes em páginas é melhor quando é feito uma recomendação por um influenciador do que outras fontes de divulgação e propaganda.

Fonte: mediakix.com

Os números dizem por si só e não é à toa que esse tipo de marketing cresce cada vez mais entre as empresas, pequenas, médias ou grandes. Nas grandes companhias, influenciadores digitais estão ocupando cargos de direção de criatividade ou estratégia criativa. Anitta está aí como exemplo, que assumiu essa posição na Ambev.

E este é apenas um fator que irá contribuir para que celebridades que também se tornam influenciadores digitais tenham mais espaço criativo dentro das marcas. Acredito que esse movimento só tende a crescer.

 

Quem é o Influenciador Digital?

O Influenciador Digital é um indivíduo que utiliza uma rede social para expressar análises e influenciar a opinião de outros indivíduos, através de publicações em texto ou vídeo online e, que são seguidos por um determinado público.

Percebo que os Influenciadores Digitais hoje são vistos como celebridades. Antigamente apenas pessoas “famosas” recebiam mimos de grandes marcas ou eram convidados para eventos importantes ou até fazer publicidade para grandes marcas.

 

Como é ser um Influenciador Digital?

Ser um Influenciador Digital significa que você terá que compartilhar o seu dia a dia com as pessoas. Você estará inspirando pessoas a fazerem o que você faz. Sempre tem alguém prestando atenção nos hábitos que você compartilha, em quais produtos você utiliza.

Hoje em dia o foco das pessoas está direcionado muito mais para a plataforma Instagram do que antes, e, quem tem perfil – o conhecido @ – sabe que utilizamos muito os Stories. Para mim eles são como a nova televisão. Nos Stories, os Influenciadores estão compartilhando o seu dia-a-dia e quando desenvolvemos campanhas estratégicas com Influenciadores é através dos Stories que temos grande maioria do alcance.

Isso sem mencionar a tendência de cada vez mais conteúdos curtos. Outras plataformas como Facebook, Whatsapp e LinkedIn também adotaram o formato de stories para compartilhar conteúdo. E temos visto TikTok e toda a mudança do Instagram para os Reels consagrar conteúdos curtos, autênticos e com uma pitada especial de entretenimento.

 

Como influenciadores digitais contribuem para a sociedade?

Hoje o mundo está muito diferente graças ao marketing de influência, que faz as empresas olharem seus mercados e público-alvo de uma outra forma. Já os influenciadores podem ser considerados as novas celebridades. Isso também significa que o influenciador tem um efeito direto na decisão de compra, decisão de estilo de vida e decisão das opiniões de outras pessoas.

Antigamente a compra de um produto era com base nas propagandas da TV. Hoje, uma pessoa que possui autoridade na internet pode falar que um produto ou serviço é ótimo, como uma propaganda, conhecida informalmente como “publi”, e o seguidor por sua vez pode realizar a compra pela identificação.

A era digital veio para ampliar a nossa visão sobre o mundo e nos fazer perceber que vivemos em um mundo onde existem infinitas possibilidades de criar e inovar.

 

Mas como dar match com as marcas?

Existe, no entanto, um problema no ‘match ideal’ entre marcas e influenciadores: como escolher?

Dependendo da sua escolha, você, enquanto marca, pode sim tomar um tiro no pé. Por isso, digo que números do perfil não são as únicas variáveis a serem observados. É importante entender qual o seu objetivo com aquela campanha: você busca awareness, alcance ou conversão?

A partir daí, é importante entender se você realmente precisa trabalhar com um macro influenciador ou de vários micro influenciadores – que te renderão uma verba mais pulverizada – trarão a conversão que você precisa. Pela minha experiência com a Boost Influencer, vários micro influenciadores, que possuem 2 mil, 5 mil ou 10 mil seguidores, podem fazer uma grande diferença na conversão de uma campanha. Se por um lado já temos influenciadores digitais sendo vistos como celebridades, os micro influenciadores se tornam uma referência a seguir, alguém em quem confiam na opinião e está mais acessível da audiência. Esse é um dos motivos de micro influenciadores ajudarem também em conversões de campanhas pontuais.

Recentemente, a Natura usou diversos micro influenciadores em sua campanha #VivaSemVergonha, por exemplo, em uma ação clara de conversão. O que não impede de fazer outras campanhas de awareness.

Tudo está em qual o seu objetivo de campanha enquanto marca e, a partir daí, buscar os criadores de conteúdo e influencers que tenham fit com a ressonância da sua marca e da sua campanha.

Um outro problema é que, como os influenciadores digitais e creators são relativamente novos no mercado, ainda falta muita profissionalização dessa parte. E essa tem sido uma das minhas missões trabalhando com Marketing de Influência: ajudar este público a conversar melhor com as marcas, a se posicionar melhor e a se profissionalizar. Aos poucos, seguimos qualificando nosso mercado digital, mas é preciso um esforço de marcas e influencers para que atinjamos mais profissionalismo nessas novas relações que a internet nos trouxe. Tudo isso só trará mais poder ao Marketing de Influência, que já tem sido um dos pilares de apoio das estratégias digitais e offline das marcas em seus mercado de atuação.

Para entender mais sobre profissionalização de influencers e Marketing de Influência, eu convido a todos a acompanhar o evento que organizei para ajudar na profissionalização de criadores de conteúdo: o BOOST EXPERIENCE.

Será um dia inteiro de imersão nesse universo, com conteúdo e convidados renomados do mercado de Marketing, Social Media e Influência.

O evento acontece dia 12 de dezembro, às 9h, e é completamente virtual e gratuito.
>> Você pode se inscrever gratuitamente aqui para acompanhar via YouTube: https://www.boostinfluencer.com/boost-experience

Espero ter trazido uma visão interessante do poder do Marketing de Influência. E bora profissionalizar esse mercado que ele ainda precisa!

Brunä Goulart, gaúcha, nascida em Gravataí, mãe da Julie, sempre amou a internet e a sua infinita possibilidade de alcance entre pessoas. Hard user de redes sociais, Bruna se tornou influenciadora digital de forma natural, ao começar a trabalhar e falar de marketing de influência. Já morou nos Estados Unidos, Israel, e hoje reside no Brasil onde trabalha como estrategista de posicionamento de imagem e marca, empresária e intermediadora de negócios.

Comentários

PUBLICIDADE