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Instagram Stories: como usar o recurso nas estratégias de marketing?

Foto: celular na tela do instagram stories

O Instagram Stories é um fenômeno. Não apenas pela adesão massiva do público no Instagram, mas especialmente porque as Stories transformaram a maneira como as pessoas consomem e produzem conteúdos nas redes sociais como um todo. Recentemente o YouTube lançou o Reels, seu formato de Stories, e o próprio LinkedIn já está testando o formato.

Mas, no Instagram as Stories são um formato especialmente atrativo. Já são mais de 500 milhões de usuários dessa rede social acessando o recurso diariamente, e claro, milhares de contas business já estão apostando na criação de conteúdo e anúncios no Stories. De acordo com o próprio Instagram, 50% das empresas na plataforma criaram ao menos um Story em um mês típico.

E, nós mesmos, da mLabs, fizemos questão de abrir nossa base de dados para entender um pouco mais à fundo o potencial do Instagram Stories para empresas. Descobrimos, por exemplo, que Stories de contas business podem ter até 30% mais visualizações que as postadas por perfis pessoais.

Diante de tudo disso, uma coisa é certa: não dá mais para uma marca, no Instagram, ignorar o formato. Ao mesmo tempo, investir no Instagram Stories requer estratégia, planejamento e alguns cuidados.

 

Como utilizar o Instagram Stories de maneira estratégica?

O Stories tem algumas particularidades e recursos que merecem sua atenção. Criar conteúdo lá pode ser bem simples, mas, não se engane: por trás dos resultados deve existir uma boa estratégia! Veja abaixo algumas dicas pra isso.

 

Se adapte à sua persona

O primeiro passo é entender que não há uma fórmula mágica do sucesso no Instagram Stories. Cada público tem suas próprias características.

E é justamente por isso que você precisa conhecer a sua audiência. Crie personas e descubra quais são as dores, hábitos e costumes, que tipo de conteúdo ela curte, quais formatos são interessantes para engajá-la, etc.

Gaste um tempo investindo na busca de dados que te permitam conhecer e construir suas personas da maneira mais fidedigna possível. Esse alinhamento é que te ajudará a definir temas, editorias para Stories, melhores dias e horários para postar de acordo com o seu público, entre outros.

 

Conte histórias

Não é uma mera coincidência o formato Stories ter esse nome! Ele foi feito – com recursos próprios como GIFs, Stickers e filtros – para ampliar as possibilidades de se contar uma história!

Isso significa que não adianta pegar um post qualquer do feed e transpor pro formato. Você até pode fazer isso para otimizar o trabalho, mas seus melhores resultados virão quando você puder contar suas melhores histórias por lá!

E para fazer isso, invista em técnicas de storytelling! Aqui, vale criar peças que dialoguem entre si e sigam uma lógica sequencial.

Outro ponto importante é a quantidade de Stories que você posta! O ideal é que você passe sua mensagem em poucas Stories, já que a quantidade de visualizações após a quarta Story tende a cair.

 

Mostre a sua cara

Uma empresa vai muito além de um logotipo colorido. Ela é composta por pessoas. Por isso, mostre o dia a dia do seu negócio para o público. Do presidente ao analista, passando por cargos administrativos e operacionais.

Revele ao mundo quem são os colaboradores que fazem parte da sua equipe, pois, acredite, gente confia em gente.

 

Use os recursos disponíveis

O Instagram Stories recebe atualizações frequentemente. No início, eram permitidos apenas fotos e vídeos curtos, além dos textos.

Com o tempo, novos recursos surgiram. Além dos filtros, recursos como o Boomerang, Superzoom, Time lapse e Mãos Livres trouxeram ainda mais possibilidades criativas no formato.

Stickers de localização, horário, temperatura, menções e hashtags são opções que também podem te ajudar a contar uma história através do formato.

 

Estimule a interação

O Instagram Stories é um formato naturalmente interativo. Pense que, até para visualizar a Story, o usuário precisa clicar no ícone. Isso significa que quem chega até o conteúdo está realmente disposto a consumi-lo. E, claro, a engajar também.

Mas, para fomentar ainda mais interações, teste os recursos nativos do formato pra isso, como enquetes, perguntas, contagem regressiva, etc. Outro método para estimular as interações é pedir para que os usuários mencionem a marca em seus próprios Stories e depois compartilhá-los.

 

Insira trilhas sonoras

Muita gente apenas posta os vídeos depois de filmá-los. No entanto, para criar algo realmente encantador, é necessário incrementá-lo antes da publicação.

Acrescentar uma música de fundo pode ajudar a transmitir a mensagem que você deseja passar. Para isso, você precisará de um aplicativo de músicas, como o Spotify, por exemplo. As aplicações são vinculadas, então basta escolher o tema para adicioná-lo às histórias.

 

Leve o público para o seu site

As contas corporativas com mais de 10 mil seguidores no Instagram têm a opção de inserir uma funcionalidade: a de arrastar a tela para cima e direcionar o usuário para uma página.

Como você deve imaginar, isso é ótimo para gerar tráfego para postagens em blog, lojas e landing pages.

Alie esse recurso à sua estratégia de marketing, seja para divulgar produtos, compartilhar conteúdos ou simplesmente apresentar a cara do seu novo site. Seguindo essas dicas, você certamente terá bons resultados!

Se você quer saber ainda mais sobre o assunto, baixe gratuitamente o ebook “Instagram Stories: tudo sobre o formato perfeito para as empresas”.

Mariana Cabral

Especialista em Inbound Marketing e SEO, Mariana é Head de Conteúdo da mLabs, a Ferramenta de Gerenciamento de Redes Sociais líder no Brasil.

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