Artigos

IA mostra importância da diversidade na área de tecnologia

Soluções de inteligência artificial devem prever seu uso para públicos com as mais distintas características

 

inteligência artificial

As organizações estão cada vez mais cientes e abertas à diversidade como caminho mais rápido para a evolução e a inovação de seus negócios. Ter uma equipe com os mais diferentes tipos de pessoas ajuda na compreensão dos clientes e no surgimento de novas ideias. E isso vale para todo tipo de atividade, incluindo empresas de tecnologia ou aquelas que investem em tecnologia.

O motivo é que até o mundo digital já entendeu que não é na tecnologia que nasce a inovação. A evolução nasce a partir do encontro das diferenças. Números da McKinsey mostram que ao abrir espaço para as diferenças, uma empresa pode acelerar até em 70% suas chances de evoluir nos negócios. Mas, para chegar aos resultados possíveis, não basta colocar a diversidade para dentro, tem que dar oportunidade, capacitar e incluir a diversidade na estratégia do negócio.

Basta lembrar que o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) está em evolução constante. Uma rápida pesquisa na internet mostra uma definição de IA: ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, por meio de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente.

Ora, o desenvolvimento desse tipo de trabalho, para ser eficiente, requer profissionais não só com habilidades bem diferentes do tradicional desenvolvimento de software, mas também com experiências diferenciadas, visões e origem de mundo distintas, para que um programa que adota IA seja capaz atender, ou fornecer respostas e serviços, a todo tipo de pessoa, independentemente de gênero, raça, cor, padrão social, orientação sexual e crenças.

O cenário é o mesmo para todas as atividades que envolvem tecnologia, como experiência do usuário e ciência de dados. Por isso, se a transformação digital é um movimento bem-vindo para as empresas que investem em tecnologia, a diversidade das equipes é o combustível essencial para que este seja um caminho sem volta.

Ronaldo Ferreira Jr.

é Conselheiro da AMPRO - Associação Nacional das Agências de Live Marketing e sócio-fundador da um.a #diversidadeCriativa, agência especializada em eventos, campanhas de incentivo e trade.

Comentários

PUBLICIDADE