Artigos

Google Launchpad Accelerator promete impactar drasticamente o ambiente de inovação no Brasil

Google Launchpad Accelerator é um programa que incentiva as empresas de tecnologia brasileiras a saírem de sua zona de conforto

 

Quantas vezes você usa o buscador do Google ao dia? E sua agenda no Google Calendar? E quantos arquivos você abre, salva e organiza no seu Google Drive? Quantos documentos você escreve em nuvem usando o Google Docs? Você já montou alguma apresentação no Google Slides neste mês? E quantas vocês você abriu seu Google Analytics na última semana? Reuniões no Hangouts? Contas no Google Sheets? Formulários no Google Forms?

Aqui na Contentools, usamos todas essas ferramentas da Google diariamente. Mesmo que cada setor da empresa tenha ao menos uma ferramenta especializada, ainda usamos uma variedade de ferramentas da G Suite em nuvem. Cada uma delas é essencial para nossa produtividade, organização e controle. Tudo funciona bem – nenhuma ferramenta dessas já nos deixou na mão e todas são extremamente fáceis de usar.

A visão que temos da Google como usuários é de que tudo é feito com tecnologia impecável e uma estrutura extremamente profissional para que o usuário esteja sempre contente. Vai dizer que você não tem essa mesma impressão?

Pois é, a Google é assim em tudo que faz: a usabilidade está em primeiro lugar. Nesse contexto, a tecnologia se torna um meio para garantir que tudo saia conforme o que foi idealizado – mas o foco, claramente, está no ser humano atrás da tela e em como melhorar a vida dele.

É com esse mesmo foco em mente, que a Google trouxe seu programa de aceleração para o Brasil. Entre Maio e Julho de 2018, seis startups (já selecionadas) terão a oportunidade de desenvolver seus projetos diretamente no Google Campus com mentores selecionados pela multinacional e uma soma volumosa de créditos da Google para utilizar quaisquer ferramentas que a Google possui.

 

O que essas seis startups tiveram que demonstrar para serem selecionadas?

A resposta para essa pergunta é um tanto simples – e sofisticada ao mesmo tempo. Todas as startups selecionadas tiveram que demonstrar criatividade e a capacidade de criar projetos que envolvam ferramentas da Google, especialmente as voltadas a Machine Learning e Inteligência Artificial. É isso mesmo: o Google Launchpad Accelerator veio a São Paulo com o intuito de incentivar as empresas de tecnologia brasileiras a saírem de sua zona de conforto e se colocarem na dianteira do que há de mais inovador no mundo de tecnologia hoje.

Caso você ainda não conheça as participantes, elas são:
● Contentools: plataforma de gestão de marketing de conteúdo;
● Docket: resolve problemas burocráticos para as empresas;
● JetBov: facilitam o cadastramento de pequenos pecuaristas;
● LivUp: vende refeições saudáveis versáteis diretamente ao consumidor;
● Mandaê: usa tecnologia para economizar e agilizar a logística; e
● Vérios: investimentos inteligentes com base em dados, algoritmos e alocação de riscos.

 

E o que está acontecendo por lá?

O programa corresponde a semanas de imersão intercaladas com períodos de concentração e execução de tarefas, com mentorias mais espaçadas. A primeira semana foi entre os dias 14 e 18 de maio – e foi muito intensa para todos os participantes. Estive lá como Data Science da Contentools, liderando no projeto, e minha impressão sobre tudo pode ser resumida em uma frase: quando se trata de Google, a realidade é melhor que a expectativa. E olha que a
expectativa de todos os participantes em relação ao programa era alta.

Além das mentorias, cada Startup também recebe incentivos do próprio Google em créditos para uso das mais diversas ferramentas que a empresa oferece. O legal disso tudo é que, ao explorar melhor o potencial já oferecido por cada ferramenta, podemos embasar nossos projetos em soluções que já existem e que estão à disposição de todo mundo.

No mais, a superação de expectativas vêm de todo o conteúdo das mentorias, que é, simplesmente, surreal. Mesmo o projeto mais redondo, acabou sendo completamente modificado após a semana que passamos no Google Campus. Ou seja, nada é tão incrível que não possa ser melhorado ainda mais. E, assim como o Google, cada uma das Startups
selecionadas quer nada mais nada menos que superar as expectativas de cada um de seus usuários

Avatar

é Oceanógrafo por graduação, Fotógrafo por paixão, Músico por natureza e Cientista de Dados da Contentools por aptidão.

Comentários

PUBLICIDADE