Artigos

Garanta o amanhã da sua empresa

Você já refletiu sobre o amanhã da sua empresa?

 

Estamos em um momento mundial que impõe ajustes inevitáveis e reinvenção sem precedentes no mundo empresarial. Cada empresa e cada gestor, sem exceção, qualquer que seja o porte ou tipo de negócio, precisa fazer uma reflexão estratégica sobre seu futuro, com muitos questionamentos a serem devidamente aprofundados.

Qual rumo seguir? Qual negócio devemos focar? De quais seria melhor sair? Quais oportunidades estão inexploradas no mercado? Quais competências precisamos adquirir? Temos grau satisfatório de eficiência operacional? Nosso modelo de gestão, estrutura e os perfis de pessoas que temos são adequados para a estratégia que desejamos implementar? Em qual patamar desejamos estar nos próximos cinco anos? Somos capazes de construir o amanhã dos nossos clientes? 

Sempre gosto de dizer que essa reflexão estratégica é uma espécie de “antessala” do planejamento estratégico. Quase um “pit stop” prévio. Se você quer garantir o futuro da sua empresa e dos seus clientes, sugiro forte engajamento em um exercício de reflexão estratégica que possibilite a tomada de decisões corretas. Somente assim é possível evitar que os líderes sejam atropelados por situações inesperadas ou indesejadas. 

Além disso, é o único caminho para promover real alinhamento da visão de futuro com as pessoas relevantes, abrangendo membros da equipe, investidores, sócios e outras instâncias de governança da empresa. Esse movimento também é crucial para aumentar a taxa de sucesso na execução da estratégia, uma necessidade que bate à porta logo em seguida ao planejamento.

A reconfiguração do mundo mostra a transição da economia industrial para a de serviços, do fixo para o móvel e do tangível para o intangível. Em meio a essas transformações impactantes, temos clientes mais exigentes que nunca e as bases antes previsíveis estão se volatilizando. A filosofia do ter, por meio da propriedade e posse, cede lugar para o compartilhamento, com acesso ao uso de imóveis, equipamentos e veículos, entre outros itens.

Sua empresa aguardará passivamente os acontecimentos ou já começa a pensar em soluções disruptivas? E não me refiro apenas a produtos ou tecnologias, mas a modelo de negócios e gestão de clientes, pessoas, parceiros e ativos. Chegou a hora de repensar a empresa buscando a construção de soluções autossustentáveis, como o caminho estratégico viável que a levará a superar as adversidades do presente e a garantir um lugar no futuro.

A reflexão estratégica é fundamental para alinhar e comprometer as pessoas relevantes com uma visão de futuro compartilhada. Desta forma, tornadas claras e explícitas as convergências e os pontos ainda a convergir, com alto grau de alinhamento e compreensão do futuro do negócio, é possível estabelecer o propósito comum e desdobrar o planejamento estratégico entre os diferentes departamentos e unidades de negócios. Esse alinhamento é essencial porque precisa colocar na mesma página os mais diversos níveis hierárquicos da organização. 

A reflexão estratégica é um instrumento também de prevenção de “trincas” nas esferas decisoras, pois, quando bem feita, age como instrumento de diálogo construtivo, maximizando o aproveitamento do potencial da organização e trazendo sinergias aos pontos de vista diferentes.

Lembre que a reflexão é o primeiro passo e estará encadeada em toda a sequência de etapas. Portanto, não improvise. Adote uma metodologia adequada e inspiradora e a siga com disciplina para formatar esse futuro de forma compartilhada e eficaz.

presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante, professor e autor de diversos best sellers como “Você é do tamanho dos seus sonhos”; “Seja o líder que o momento exige”; “Cartas a um jovem líder”; “Descubra o craque que há em você”, e o mais recente deles, “O jeito de ser Magalu”, lançado em 2021.

Comentários

PUBLICIDADE