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Empreendedorismo digital: como começar seu negócio na internet?

O empreendedorismo digital é uma excelente opção para aqueles que desejam criar um negócio sólido e, ao mesmo tempo, enfrentar menos barreiras burocráticas em comparação aos empreendimentos tradicionais.

A internet permite alcançar pessoas do mundo inteiro e oferece uma maior facilidade para escalar as vendas, o que tem chamado bastante a atenção daqueles que querem ser donos de suas próprias carreiras e alcançar grandes resultados em seus projetos profissionais. Mas como fazer para começar um negócio próprio na internet?

Neste post, te damos várias dicas que aprendemos com anos de experiência no mercado digital. Vamos lá?

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital abrange todos os negócios que são criados e desenvolvidos na internet, sem a necessidade da existência de um espaço físico.

Neste modelo de negócios, o cliente realiza a compra online, podendo receber um produto físico ou um produto digital. Aqui, vamos focar nos produtos digitais, que em sua maioria são conteúdos educativos que o comprador consegue consumir utilizando um computador, celular ou tablet, como é o caso dos cursos online, dos ebooks, dos podcasts e dos congressos virtuais, por exemplo.



Quais possibilidades existem no mercado digital?

Quem quer trabalhar pela internet pode optar entre uma grande variedade de possibilidades dentro do mercado digital. Confira as principais:

Influenciador(a) digital

Os influenciadores digitais são pessoas que produzem conteúdos focados em um nicho de mercado específico e atingem uma grande base de seguidores (aos quais conseguem “influenciar” com suas opiniões).

Geralmente, eles utilizam as redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para compartilhar fotos, vídeos e textos que sejam do interesse de seu público. Esses profissionais, na maioria das vezes, geram renda por meio de publicidade e posts patrocinados, mas também podem expandir suas possibilidades participando de eventos e criando produtos digitais, por exemplo.

Youtuber

O Youtuber também é um produtor de conteúdo cujo foco são os vídeos na plataforma do YouTube. Essa profissão está em auge e é bastante cobiçada, principalmente pelos mais jovens.

A renda desse tipo de creator pode vir das mais variadas formas, seja com o Google Adsense, com publicidade de produtos e, como no caso anterior, com a criação e/ou divulgação de produtos digitais. Blogueiro(a) Os blogueiros, assim como os influencers e os YouTubers, também têm como principal atividade a criação de conteúdos relevantes para seu público, utilizando o blog como principal plataforma de veiculação.

O blog, por ser bem flexível, permite o compartilhamento de diferentes formatos de conteúdo, como textos, vídeos, gifs, infográficos e outros.

Produtor Digital

O Produtor Digital é o criador de conteúdo que produz materiais educativos como cursos online e ebooks. A principal característica desse profissional é que ele possui um conhecimento que pode ajudar outras pessoas a solucionarem um problema ou uma dor e entrega esse know-how por meio de materiais que são acessados no meio virtual. Essa é uma excelente alternativa para diferentes perfis:

● Pessoas que dão aulas presenciais e querem expandir sua atuação e escalar suas vendas, chegando a milhares de pessoas com um conteúdo criado uma única vez.

● Pessoas que já possuem uma audiência na internet e querem rentabilizar seu conteúdo, como os influenciadores digitais, os blogueiros e os youtubers.

● Pessoas que possuem um conhecimento com alta demanda no mercado e querem criar um negócio digital, como chefs de cozinha, professores de línguas, coaches, consultores financeiros, artistas, artesãos e muitos outros.

Uma das grandes vantagens de atuar como Produtor Digital é que é possível contar com a ajuda de Afiliados para realizar as vendas, o que permite que ele foque no que sabe fazer melhor: a criação de seu infoproduto. Vamos falar dos Afiliados no próximo tópico!

Afiliado

O Afiliado é o profissional que deseja realizar vendas pela internet, mas que opta por não criar um produto próprio; ele divulga os produtos de terceiros em troca de uma comissão por cada venda realizada.

Para realizar esse trabalho, o Afiliado pode contar com diferentes estratégias, como a criação de conteúdos, a otimização para SEO e principalmente os anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads. Uma das grandes vantagens de ser Afiliado é que é possível obter ganhos significativos sem ter que se preocupar com a criação do produto em si.

Quais são as vantagens de empreender na internet?

As vantagens do empreendedorismo digital são inúmeras. Vamos ver as principais:

● Poder trabalhar em qualquer lugar, não dependendo de um espaço físico específico para realizar as atividades.

● Poder alcançar pessoas do mundo inteiro, já que não existem barreiras geográficas para realizar vendas de produtos digitais em outros países.

● Poder começar um negócio próprio sem necessidade de realizar um investimento alto, já que é possível iniciar com equipamentos acessíveis.

O que é preciso para começar?

Agora que você já sabe quais são as possibilidades do mercado digital, vamos falar um pouco sobre como começar a atuar nessa área. Aqui, vamos focar no contexto dos produtos digitais, que é a especialidade da Hotmart!

Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para começar um negócio é fazer uma pesquisa de mercado, já que não adianta nada criar um produto que você acha incrível se ele não estiver de acordo com a demanda do público, não é mesmo?

Para isso, você pode fazer uma investigação de palavras-chave em ferramentas como o Google Keyword Planner e o SEMRush, que vão mostrar o volume de pesquisas por termos relacionados ao segmento em que você quer atuar.

Além disso, também é muito importante fazer uma pesquisa dos seus concorrentes para entender o que eles estão oferecendo, qual preço praticam e qual pode ser seu diferencial em relação a eles. Outra ideia é contratar uma empresa especializada em pesquisas de mercado, que poderá fazer um trabalho mais aprofundado e te passar insights realmente valiosos.

Defina sua persona

Depois de fazer a pesquisa de mercado, é muito importante definir sua buyer persona. Também conhecida como avatar, a persona é um personagem fictício, baseado em dados reais, que representa o seu consumidor.

Esse avatar guiará você em todo seu projeto e permitirá que você escolha a estratégia certa para seu comprador, elaborando a linguagem, os conteúdos e o próprio produto de maneira certeira.

Elabore um cronograma

Elaborar um cronograma é essencial para você tirar seu projeto do papel e manter seu trabalho organizado. Crie um calendário e inclua todas as atividades que devem ser realizadas, não importa seu nível de complexidade.

Providencie os equipamentos necessários

Ter em mãos todos os equipamentos necessários para a criação de seu produto digital é uma das etapas mais importantes de todas, pois isso terá um grande impacto na qualidade de seus resultados. Se você for criar um curso online em vídeo, por exemplo, é necessário adquirir uma câmera e um microfone, além de preparar um cenário adequado para as gravações.

Isso não significa que você deve realizar grandes investimentos: a câmera de um smartphone pode ser suficiente para captar as imagens e um cômodo da sua casa pode ser o cenário ideal para suas aulas.

Procure parceiros

Por mais que seja possível empreender na internet sozinho, a ajuda de outras pessoas pode te ajudar bastante. Procure parceiros que possam agregar valor ao seu negócio e que também possam obter benefícios ao te ajudar. Se for o caso, você pode até mesmo optar por uma coprodução.

Bote a mão na massa!

O próximo passo é partir para a produção de fato. Se for gravar vídeo aulas, por exemplo, você pode seguir o cronograma que mencionamos antes, começando pela criação dos roteiros, passando pela gravação dos conteúdos e depois pela edição dos vídeos.

Opte por uma boa plataforma digital

Depois que seu conteúdo estiver pronto, você precisa hospedar seu material em alguma plataforma confiável, que automatize o pagamento, a entrega do produto ao comprador e as comissões aos Afiliados. Dessa forma, você não precisa se preocupar com burocracias e pode focar no que realmente importa: suas vendas!

No caso da Hotmart, por exemplo, além de cuidar de toda a parte tecnológica do negócio, também são oferecidas ferramentas específicas para turbinar os resultados (vamos mencionar algumas delas daqui a pouco).

Além disso, a Hotmart também ajuda os Produtores Digitais e Afiliados a vender mais, oferecendo aulas presenciais, cursos online gratuitos, webinars semanais, materiais educativos e eventos de empreendedorismo em vários países.

Parta para a divulgação

Depois que seu produto estiver pronto, ou caso você opte por ser um Afiliado, é preciso partir para a divulgação. Existem várias estratégias para divulgar um produto digital na internet, como as seguintes:

● Criação de conteúdo gratuito para atrair clientes, também conhecido como marketing de conteúdo.

● Anúncios no Google, YouTube, Facebook, Instagram e outros.

● Envios de email marketing.

● Criação de uma boa página de vendas.

Dica bônus: faça o Desafio 30 dias da Hotmart!

Lembra que a gente falou que a Hotmart ajuda não só com a plataforma, mas também compartilhando conhecimentos valiosos?

Um exemplo é o Desafio 30 dias, um curso online e 100% gratuito que ensina todos os passos para criar um produto digital do zero e ter tudo pronto em apenas um mês. Ficou interessado? É só se cadastrar grátis e começar hoje mesmo!

Quais são as melhores ferramentas para vender mais?

Para finalizar, selecionamos algumas das melhores ferramentas da Hotmart para escalar seus resultados e vender mais (e o melhor: são todas gratuitas!).

Club Sales

O Club Sales é a ferramenta perfeita para quem quer gastar menos com anúncios e vender mais. Esse recurso permite que você ofereça outros produtos a seus alunos no momento em que estão vendo seus conteúdos no Hotmart Club, a área de membros ilimitada da Hotmart.

Como eles já estão engajados no ambiente de aprendizado, as chances de eles adquirirem outro produto que possa complementar seus conhecimentos são bem significativas.

E o melhor: você pode oferecer um produto seu ou divulgar o produto de outra pessoa, o que amplia ainda mais suas possibilidades!

Módulos Pagos

Os módulos extras pagos também são uma boa opção para quem quer aumentar as vendas oferecendo um plus aos clientes. Com essa ferramenta, você pode oferecer conteúdos pagos além do principal, o que enriquece a experiência do aluno e ainda multiplica seus resultados.

Order Bump

O Order Bump é outra forma de oferecer um conteúdo extra para o cliente, mas neste caso, no checkout. Assim, se o seu aluno estiver comprando um curso que ensina como fazer bolos, você pode oferecer no mesmo checkout um produto complementar, como um ebook com receitas de caldas e coberturas.

ListBoss

O ListBoss é uma ferramenta que permite enviar e-mails automatizados para seus clientes ou potenciais compradores de acordo com as ações que eles realizaram previamente. Por exemplo, imagine que um possível consumidor chegou no checkout do seu produto, preencheu seus dados, mas não concluiu a compra.

Você pode programar a ferramenta para disparar um e-mail a todas as pessoas que se encaixem nesse perfil, com o intuito de que elas voltem e finalizem a compra. Para aumentar as chances de sucesso, você pode oferecer um desconto especial ou explicar os benefícios que a pessoa vai obter com o produto.

Programa de Afiliados

O Programa de Afiliados da Hotmart oferece uma infinidade de produtos digitais para divulgar, com comissões que podem chegar a até 80% do valor da venda.

Ao se afiliar a um produto, o Afiliado recebe um link personalizado (conhecido como hotlink), o que permite que todas as vendas sejam rastreadas com segurança e as comissões sejam atribuídas de forma automática.

Assim, fica bom para todo mundo: para o Produtor que aumenta suas chances de vender, para o Afiliado que recebe suas comissões, e para o comprador que recebe um produto de alto valor no momento certo!

Quer saber mais sobre empreendedorismo digital?

Se você quer saber muito mais sobre este assunto, participe do Expo Fórum Digitalks em Portugal, o principal evento de negócios digitais em Portugal.

Lá, você terá a oportunidade de ouvir as dicas e estratégias de mais de 40 especialistas, entre eles o Pedro Moreira, New Business Manager da Hotmart na Europa! Ele irá compartilhar várias técnicas exclusivas para ter sucesso no empreendedorismo digital e impulsionar as vendas de produtos digitais.

Além disso, temos uma surpresa muito especial: quem passar no nossos stand terá a chance de concorrer a um ingresso para o Hotmart Camp em Lisboa! Será um dia inteiro de aulas com nossos especialistas, com conteúdos técnicos e práticos criados especificamente para você vender mais em menos tempo. Você não vai perder esta oportunidade única, não é mesmo? Te esperamos por lá!

Pedro Moreira

é New Business Manager na Hotmart Europe.

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