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Dicas importantes de Marketing para marcas de automóveis no final do ano

Confira algumas dicas para otimizar suas campanhas de vídeo, conteúdos patrocinados e também a segmentação da comunicação da sua marca

 

Materiais de consumo não são as únicas coisas nas listas de compras dos consumidores nesta temporada de festas – os profissionais de marketing do setor automotivo também devem se preparar para capitalizar os consumidores que procuram carros, acessórios para carros ou outros produtos relacionados.

Se pretende aumentar a notoriedade da marca ou impulsionar visitas à sua concessionária, terá de alcançar os consumidores online.

De acordo com a NRF, mais da metade dos entrevistados, 55%, planeja fazer suas compras de final de ano pelo menos parcialmente online, o que é um jogo extremamente competitivo nesta época do ano.

Neste período de festas de final de ano, nós nos aprofundamos no planejamento e na execução de campanhas de marketing digital para a indústria automobilística.

Construir os melhores anúncios de automóveis é uma questão de mostrar veículos de luxo e incluir lanchinhos no carro.

Para campanhas de vídeo, concentre-se em ações específicas, enquanto que para anúncios patrocinados de conteúdo e mídia social, mostrar os carros e incluir alimentos nas suas imagens impulsiona o desempenho na indústria automobilística.

 

Campanhas de vídeo: mantenha seus personagens em movimento

A atividade física gera o melhor desempenho das campanhas de vídeo. Mantenha os personagens do seu vídeo em movimento (talvez em uma corrida) para um maior envolvimento.

Indo além do criativo, veja como os vídeos automáticos podem se destacar nesta temporada de festas:

  • Mantenha seus vídeos entre 15 segundos e 1 minuto de duração
  • Inclua seu logotipo na tela para melhor recordação da marca
  • Inclua legendas, se necessário, para otimizá-lo com o som desligado
  • Incluir e sobrepor para melhor CTR
  • … ou um cartão final para direcionar tráfego de pessoas que terminaram seu vídeo
  • Por fim, teste três vídeos ativos para aprimorar a otimização

 

Conteúdo patrocinado: imagens sem pessoas e imagens com alimentos apresentam melhor desempenho para a indústria automobilística

As imagens que geram a taxa de cliques (CTR) mais alta para marcas de automóveis neste período de festas de fim de ano incluem alimentos e não incluem pessoas. Além disso, verifique se você está usando fotos reais em vez de ilustrações.

Também analisamos as principais palavras-chave para usar em seus títulos e peças criativas de conteúdo patrocinado. Palavras-chave como “valor”, “questionário” e “local” podem aumentar a CTR em até 129%.

 

Segmentação: os consumidores querem conteúdo automático às terças-feiras e outras informações

Depois de criar a campanha de forma mais atraente possível, você precisa se concentrar em atender os clientes no melhor momento: enquanto eles fazem compras online.

Analisamos vários parâmetros de segmentação para identificar exatamente quando e onde os profissionais de marketing automotivo podem atender os consumidores online no período de festas.

A oportunidade é definida na interseção entre oferta e demanda. Definimos o fornecimento como o valor que os profissionais de marketing estão gastando para promover conteúdo e produtos e exigem a CTR desse conteúdo.

Veja o que encontramos:

  • É mais provável que você alcance os consumidores automáticos às terças-feiras;
  • O Ano Novo e a Primavera devem ser um grande foco para a indústria automobilística.

Algumas dicas finais: teste campanhas especificamente para tablets e promova páginas de destino que hospedam galerias de fotos. Observamos uma grande oportunidade para esses tipos de página de dispositivo e de destino. Esse manual, pode te dar mais dicas quanto as estratégias de final de ano.

 

 

Fernando Tassinari

acumula mais de 25 anos de experiência nos segmentos de marketing e publicidade, sendo um dos pioneiros no mercado digital nacional desde 1996. Dirigiu grandes agências e empresas como Modem Media, Yahoo! Brasil, Razorfish, MRM McCann e Turn, com experiências diversas em Digital, CRM, Marketing Direto, Mobile, Games e AdNetworks e Programmatic. Reconhecido como um líder na indústria local, foi nomeado como um dos Top 10 Business Internet em 2000, 2001 e 2002. Atualmente, lidera o escritório brasileiro da Taboola.

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