Artigos

Desenvolvimento ágil na prática: princípios e aplicação no dia a dia

O desenvolvimento ágil é uma abordagem que surgiu em meio às demandas atuais por processos que permitissem a criação de softwares de maneira mais rápida, sem comprometer a qualidade nas entregas.

Em 2001 foi lançado o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software, documento que detalha boas práticas e princípios que hoje é uma referência na área. Conheça um pouco mais sobre o assunto.

Benefícios da metodologia ágil

As metodologias de desenvolvimento ágil são pensadas para otimizar tempo e entregar o melhor resultado ao cliente, mesmo em projetos complexos, através de ciclos iterativos curtos, planejamento, feedbacks constantes do cliente, flexibilidade em caso de mudanças e transparência nas ações e informações.

As metodologias ágeis levam em consideração toda cultura e forma estrutural do cliente, portanto ele recebe entregas contínuas de valor, de acordo com seus anseios. O contato constante entre desenvolvedores e a empresa também é um ponto importante, porque permite que o cliente acompanhe e valide cada etapa da produção.

Scrum – o método mais utilizado

Segundo um relatório da VersionOne, a metodologia ágil mais utilizada em todo planeta é o Scrum.

Essa metodologia não é utilizada apenas no desenvolvimento de softwares, mas também em empresas, de maneira adaptada. É caracterizado por sprints, ou seja, estágios de desenvolvimento do projeto.

O Scrum tem como característica marcante pequenos alinhamentos diários de 15 minutos, que têm como meta alinhar atividades e planejar de maneira mais eficiente o trabalho da equipe. Essas reuniões são chamadas de daily meetings.

O método é composto por times Scrum, que são associados a papéis, regras, eventos e artefatos, com uma abordagem iterativa e incremental.
Papéis

O Time Scrum tem em sua composição o Product Owner, o Scrum Master e o Time de desenvolvimento. Esse time deve ter todas as competências para atingir a meta do projeto, diferentemente de um modelo tradicional, no qual os times são separados por competências. O Time Scrum deve saber a melhor forma de realizar seus trabalhos e de se organizar.

Eventos

No Scrum todos os eventos têm tempo máximo pré determinado, já que o desenvolvimento ágil tem como foco a otimização do tempo.

Um dos eventos do Scrum, a Sprint é um período de tempo dentro do qual uma meta deve ser concluída. Ao final de 15 ou 30 dias uma parte do produto deve ser entregue.

A reunião de planejamento é o momento no qual se definem as ações executadas na próxima Sprint. Há também as reuniões diárias, ou daily meetings, com duração de 15 minutos, todos os dias. Ao fim de uma Sprint é realizada uma reunião de revisão para revisar o que foi entregue. Na reunião retrospectiva, os envolvidos analisam o que funcionou e o que precisa melhorar.

Artefatos

O produto possui uma lista com todos os seus requisitos, e essa lista recebe o nome de backlog do produto. É necessário que todas as métricas e regras para priorizar e caracterizar os requisitos sejam bem claras.

A Sprint também tem esse controle, o backlog da Sprint, no qual são inseridas histórias do que foi prioridade para implantação naquela Sprint. Entram também as atividades que devem ser executadas para a entrega daquela etapa do produto.

A VitaminaWeb

Se você quer entender um pouco mais sobre metodologia ágil, esse conteúdo vai te ajudar a conhecer mais sobre esses caminhos que otimizam os projetos de desenvolvimento e garantem agilidade aliada à excelentes resultados.

A VitaminaWeb é o parceiro ideal para quem busca um time ágil de desenvolvedores para os mais diversos tipos de projetos. Entre em contato e tenha mais resultados em seus projetos.

Rodrigo Neves

Bacharel em Sistemas de Informação com ênfase em Planejamento Estratégico pelo Mackenzie e MBA em Gestão de Tecnologia pela FIAP. Mais de 18 anos de experiência com tecnologias para internet e telecomunicações. CEO e Fundador da VitaminaWeb e Presidente da AnaMid.

Comentários

PUBLICIDADE