Artigos

De Baby Boomer à Geração Z: como o marketing digital se reinventou ao longo dos anos?

Para que as estratégias em marketing digital sejam um sucesso, é preciso direcioná-las corretamente. Diante disso, torna-se importante conhecer com quem você deseja falar, como falar e em qual meio essa comunicação acontecerá

 

Philip Kotler, um dos maiores estudiosos do marketing, relata que os fatores que determinam a compra ou o consumo são: culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Isso recai diretamente sobre o conceito de público-alvo, no qual ele pontua:

“[…] possíveis compradores dos produtos da empresa, usuários atuais, pessoas que decidem ou influenciam; indivíduos, grupos, públicos específicos ou o público em geral. O público-alvo exerce uma influência fundamental nas decisões do comunicador sobre o que, como, quando, onde e para quem dizer.”

Assim, fica evidente que conhecer as gerações e como elas influenciam o comportamento de compra dos consumidores é tarefa de casa para qualquer profissional de marketing digital. 

Estar atento às novas tendências e às exigências de cada geração define as empresas que mais cativam e se adaptam e, assim, geram lucros imensuráveis. E você, conhece o seu público-alvo?

 

Marketing digital além das gerações: conheça o seu público-alvo

O período de nascimento é o fator decisivo para o agrupamento das gerações. Logo, dependendo da idade de cada indivíduo, esse passou por determinados contextos históricos e tendências de consumo que correspondem à sua época. 

É por isso que as marcas precisam conhecer as principais características de cada geração, para se adaptarem às experiências de consumo de cada grupo.

 

Baby Boomers: a explosão de bebês no pós-guerra!

Essa geração compreende aos nascidos após a Segunda Guerra Mundial, entre 1940 e 1960. Nesse período, houve um crescimento populacional nos países combatentes em decorrência da volta dos soldados às suas pátrias.

Historicamente, esse grupo impulsionou características além desse período e que, ainda hoje, marcam as gerações mais jovens. 

Os Baby Boomers são conhecidos pelo espírito coletivo, deram início às lutas políticas e direitos dos cidadãos, conquistando a liberdade e a capacidade de serem jovens.

Hoje, são os principais consumidores dos meios de comunicação mais tradicionais como a televisão, rádio e jornal. Apesar de estarem se adaptando às compras online, preferem as lojas físicas.

Marcas que adotam estratégias de marketing online e offline são capazes de alcançar essas pessoas de modo mais eficiente.

 

Geração X: qualidade e bom preço é negócio!

Nascidos entre 1960 e 1980, a Geração X possui forte hábito de consumo. Com uma estabilidade financeira garantida, esse grupo é incentivado pelas estratégias de marketing e publicidade que recaem sobre eles. 

Atualmente mais conectada, a Geração X aprendeu a lidar com os novos formatos e consome conteúdos por canais digitais e aplicativos, como o WhatsApp. 

É uma geração que busca os melhores preços e possui certa desconfiança das marcas, mas quando conquistados, são fiéis à escolha. Esses consumidores prezam pela qualidade e dão importância às opiniões. 

Por isso, para alcançá-los, as empresas precisam criar estratégias que falem sobre seus produtos e serviços, seja nas redes sociais ou no Google.

As marcas queridinhas dessa geração são aquelas que buscam certo status, por isso escolhem produtos consagrados no mercado ou que estão fazendo sucesso. 

Segundo a pesquisa The Most Brand by Generation, estão entre as empresas favoritas: Apple, Amazon, Netflix, Jeep e Disney.

 

Geração Y: o grupo que mudou a forma de consumir

Nascidos entre 1980 e 1995, esse grupo viu os primeiros passos da internet percorrendo o caminho entre o universo analógico para o digital. Também chamados de Millennials, cresceram com a globalização e um mundo cada vez mais informatizado.

A Geração Y revolucionou a maneira de fazer marketing digital. São eles que ditam as regras de consumo e comportamento social. Essa geração busca por mudanças e inovações e, por isso, não são usuários fiéis às marcas.

Segundo a agência americana Moosyvania, as preferências de consumo dos Millennials mudaram após a chegada da pandemia. Marcas ligadas à moda e beleza perderam espaço, como é o caso da rede de fast fashion Zara e a varejista de cosméticos Sephora. Por outro lado, o consumo de produtos relacionados ao esporte, cuidados com a saúde e tecnologia cresceram.

Em 2021, integram o top 5 das marcas prediletas da Geração Y: Apple, Nike, Amazon, Walmart e Samsumg.

Por terem passado por grandes transformações, essa geração é mais flexível à mudança e as redes sociais fazem parte da rotina. Os Millennials procuram opiniões conhecidas antes da compra e amam reviews. 

Por isso, as marcas devem estar presentes nas redes sociais, principalmente, no Facebook e Instagram, criando conteúdos criativos e, ao mesmo tempo, objetivos.

 

Geração Z: os nativos digitais que amam os memes e as redes sociais!

Sem tempo a perder, a Geração Z é composta pelas pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Conectados e 100% digitais, usam a internet para tudo, seja para estudo, trabalho, compras, socialização, produzir conteúdo, memes, entre outros. 

Também chamados de nativos digitais, são extremamente ágeis e especialistas em multitarefas. Dão importância à educação e são conscientes quando o assunto é a preservação do meio ambiente. Além disso, possuem noções políticas, éticas e sociais. 

Para cativar a Geração Z, as marcas devem, mais do que nunca, ter um propósito verdadeiro e nunca fingir valores.

O consumo tem sua origem basicamente pela influência das redes sociais, em especial, os influenciadores digitais. Marcas que apostam em parcerias com aqueles que fazem sucesso na internet irão chamar mais atenção desses compradores. 

Segundo o site Business Insider, em uma pesquisa realizada com 8.949 consumidores da Geração Z sobre 332 marcas diferentes, as sete marcas favoritas desse público são: Youtube, Doritos, Oreo, Netflix, Hershey’s, M&M’s e Cheetos.

 

Qual geração a sua marca pretende alcançar?

Como vimos, cada geração tem suas características quando o assunto é consumo. Além disso, quando comparamos as gerações mais maduras às mais jovens, vemos várias diferenças transparecerem. 

Os consumidores mais velhos tendem a ser mais leais às marcas do que os mais jovens. Outro ponto é que todas as gerações refletem diferentes níveis de emoção em relação às ações de marketing digital.

Como relata Kotler, “marketing não é a arte de encontrar formas inteligentes para mostrar o que você faz. O Marketing é a arte de criar valor real para seus clientes e ajudá-los a melhorar. As palavras-chave de marketing são: qualidade, serviço e valor”.

Seja qual for o público-alvo, as agências de marketing digital devem estar preparadas para as mudanças na forma de consumir. Esse olhar não é somente para o presente e, sim, para as tendências do futuro. Marcas que são parceiras de negócios de agências digitais conceituadas garantem melhores resultados e cativam muito mais o seu público. A Prod é uma agência full service especialista em transformar ideias em soluções digitais. Conheça nossos cases de sucesso e seja bem-vindo ao nosso mundo!

Une suas formações para produzir conteúdos digitais. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté (2014), especialista em Parasitologia pelo Instituto Butantan (2017) e Jornalista pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila (2021). Hoje, integra a equipe de Conteúdo e SEO da Prod, Agência Digital. Como redator digital, suas principais produções focam em conteúdos relacionados à saúde, saúde feminina, HIV, marketing digital, SEO e otimização de sites.

Comentários

PUBLICIDADE