Artigos

Converta mais no seu e-commerce com neuromarketing e algoritmo de recomendação

Entenda como o neuromarketing e o algoritmo de recomendação podem tornar a sua estratégia de vendas mais efetiva

 

O marketing mudou muito nos últimos anos, dando aos profissionais inúmeras maneiras de se comunicar com seu cliente. Além de e-mail, SMS, Push, redes sociais, links patrocinados e tantas outras ações, as ferramentas de recomendação deram um novo panorama ao envio de comunicações personalizadas.

Não basta, no entanto, usar os recursos sem entender os conceitos que temos por trás (como neuromarketing e behavioral marketing) e como acontece o processo de decisão de compra do cliente. Dados da Universidade de Harvard, por exemplo, revelaram que mais de 85% das nossas compras são feitas de forma inconsciente. O que isso quer dizer? Que o lojista precisa saber estimular nas suas comunicações, alguns importantes gatilhos mentais como escassez, urgência e reciprocidade.

No exemplo acima, temos um clássico exemplo de gatilho de urgência. Ter uma calça com 64% de desconto por apenas 24h, pode estimular uma conversão maior no seu e-commerce. Um outro ponto importante, é tentar passar na sua mensagem algumas formas, textos, cores, que estimulem a atenção e memória do seu cliente. Sabe a música do plantão de telejornal? Sempre que a escutamos, sabemos que algo importante será noticiado. Para campanhas de e-mail marketing, como não é possível usar cheiros ou sons, podemos trabalhar com outras ferramentas para captar atenção, como gifs e imagens mais marcantes que deem destaque ao conteúdo que queremos passar.

O exemplo acima mostra claramente a influência que uma imagem pode ter na hora de uma mensagem. Note que na primeira foto, com o bebê olhando para frente, o cérebro do consumidor é totalmente direcionado para o rosto da criança e pouco na mensagem.

Já na segunda imagem, uma simples mudança de olhar (a criança passa a olhar para o texto), faz com que o conteúdo seja mais lido.

Depois de compreender esses conceitos e o ciclo que o cliente possui na hora da compra, é hora de colocar a mão na massa e personalizar a mensagem. Utilizar Algoritmos de Recomendação podem ser uma boa opção. Todos os dados capturados por essa tecnologia através dos acessos e hábitos de navegação dos usuários no seu site, se transformam em regras de comportamento que disparam mensagens automáticas.

Existem inúmeros gatilhos conhecidos como Abandono de Carrinho, Abandono de Navegação, Pós-compra e Redução de preços e similares. Outros, no entanto, não são tão conhecidos, mas conseguem impulsionar a venda do seu e-commerce em 30%*. É o caso da regra Decididos, que ajuda seu cliente que está em dúvida entre duas marcas de celular ou de TV, por exemplo, a tomar uma decisão mais assertiva de compra. A Recorrência, por sua vez, permite que você envie mensagens automáticas para clientes que compram produtos que tem um prazo definido de validade (shampoos, maquiagens, fraldas, etc). Com esse envio, você lembra que o fim do produto está próximo e estimula uma compra recorrente.

O melhor é que essas recomendações não precisam ser feitas apenas por e-mail. Você também pode recomendar produtos em tempo real para seu cliente no seu site, ou ainda, enviar um Push comportamental, caso tenha aplicativos.

Agora que você já sabe todos os benefícios e como personalizar sua mensagem, é hora de colocar a mão na massa.

 

Formada em Jornalismo, já trabalhou com ativação de grandes marcas como Ambev e Google. Atualmente trabalha como coordenadora de Marketing de Produtos da All iN Marketing Cloud e Locaweb Corp, unidades de negócios da Locaweb.

Comentários

PUBLICIDADE