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Content Marketing e o Futuro do SEO

O reinado do conteúdo data dos primórdios da internet. Afinal, a rede mundial de computadores foi criada para facilitar o compartilhamento de arquivos (conteúdos) e hoje é um dos alicerces da nossa sociedade. Quem nunca ouviu a frase “Content is King”?

Do ponto de vista do SEO, o conteúdo sempre foi e continuará sendo um fator determinante para se obter um bom desempenho nos resultados orgânicos do Google e outros buscadores com o Bing da Microsoft.

Mas então, se o conteúdo sempre foi fundamental para chegar ao topo das buscas, o que o Marketing de Conteúdo (content marketing) tem a ver com o futuro do SEO?

 

O Fim do SEO Tradicional

A constante evolução dos buscadores, em especial o Google, detentor de mais de 95% do mercado de buscas no Brasil, associada às mudanças comportamentais dos usuários na internet levaram o SEO das palavras-chave e das meta tags à extinção.

Que fique claro, que não estou dizendo para esquecerem das palavras-chave, elas continuam sendo um elemento muito importante para a otimização de uma página. Afinal, enquanto houver Google e pesquisas, elas continuarão com seu papel essencial. Lembrem-se pesquisas igual a palavras-chave.

O fim do SEO Tradicional está diretamente relacionado com às atualizações do algoritmo do Google (Google Updates), que por sua vez estão intrinsecamente ligadas às mudanças comportamentais dos Internautas (sim, eu sou da época dos internautas):

  • 81,5 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular (Comitê Gestor da Internet no Brasil -CGI.br)
  • 14% das transações comerciais via internet do segundo trimestre de 2015 foram realizadas, no Brasil, por meio de dispositivos móveis (Criteo)
  • As compras via smartphones correspondem a 10% do total; e, aquelas feitas em tablets, a 4%. (Criteo)
  • Em Maio de 2015, o Google revelou que as pesquisas em dispositivos móveis superam as realizadas em desktops. (SearchEngineLand)
  • 81% dos usuários pesquisam online antes de comprar (RetailingToday)
  • 60% dos consumidores iniciam suas pesquisas em um buscador (Google) antes de visitarem um site em específico. (RetailingToday)
  • E-shoppers visitam em média 3 sites antes de comprar (RetailingToday)
  • 61% dos usuários leêm comentários e avaliações de produtos antes da compra (econsultancy)
  • Em Dezembro de 2015, 20% das pesquisas feitas no Google utilizam 4 ou mais termos (Keyword Discovery)

 

Como obter sucesso nas buscas em 2016 e além?

Se pararmos para pensar, as constantes atualizações do Google têm, grande parte das vezes, o usuário como foco principal. Portanto, é nele que devemos focar, no usuário. E a melhor e mais efetiva maneira de estreitar o relacionamento entre marca e cliente é por meio do conteúdo. É então que o content marketing entra em cena.

 

O que é Content Marketing?

Content marketing é a estratégia de divulgação de uma empresa em diferentes plataformas digitais, usando o conteúdo como ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com seu público-alvo.

Consiste em estabelecer pontos de conexão, entregar valor e educar o cliente com a distribuição de conteúdo, medindo cada etapa do relacionamento com o objetivo de aperfeiçoar e intensificar a relevância para o leitor, além de atrair leads e gerar vendas.

 

Como fazer SEO e Marketing de Conteúdo?

  • Defina os clusters e personas do seu público-alvo
  • Comece a pesquisa de palavras-chave baseada neste público e na jornada de compra
  • Produza conteúdo com foco na jornada de compra. O método A.I.D.A. pode ser um bom ponto de partida.
  • Esqueça os links e concentre-se em construir a presença digital da sua marca, das redes sociais às menções à marca (sem links)
  • Pense no Google como ferramenta de descoberta e não como o objetivo principal
  • Seja exigente com a qualidade e veracidade do conteúdo
  • Experimente com diferentes formatos: infográficos, vídeos e e-books são excelentes alternativas.

Portanto, o segredo para chegar ao topo dos resultados orgânicos do Google está intrinsecamente ligado ao Content Marketing (marketing de conteúdo).

 

CSO na agência de Marketing Digital Hedgehog Digital. Desde 2015 listado entre os top 3 SEOs do Brasil, tendo ganho o prêmio no mesmo ano. Há mais de 10 anos apaixonado por SEO, Content Marketing e Marketing Digital em geral. Já liderou mais de 100 projetos de SEO e Content Marketing em empresas no Brasil, Reino Unido e Europa.

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