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Comportamento Off-line com Google Analytics

Como enviar dados de dispositivos off-line para uma conta do Google Analytics

 

Isso mesmo, é possível “trackear” interações realizadas em ambientes off-line sim, como por exemplo totens interativos disponibilizados em PDV ou um software de central de atendimento telefônica tipo URA (Unidade de Resposta Auditiva), para isso o Google Analytics (GA) disponibiliza o modelo de envio de dados chamado Measurement Protocol.

O Que é o Measurement Protocol?

O Measurement Protocol é um serviço HTTP que permite aos desenvolvedores enviar dados de interação dos usuários diretamente aos servidores do Google Analytics.

 

Exemplos de Aplicações

Imagine a situação em que você ou seu cliente é um varejista que realiza vendas através de um site e-commerce e também via call center.

Neste cenário, as compras realizadas no site e-commerce são enviadas ao GA através do script padrão analytics.js que pode ser inserido diretamente no código fonte do site ou através do Google Tag Manager.

Já as compras realizadas através do call center, os pedidos são registrados pelos operadores em um software ERP (de um fornecedor terceiro no qual não tem um script de analytics), no entanto, as informações de vendas podem ser extraídas através de consultas no banco de dados. Sendo assim, será necessário realizar uma rotina de verificação e cada pedido deve ser enviado como uma requisição HTTP com os parâmetros que representam as características desse pedido.

 

Hands on (como funciona na prática)

Para enviar um hit para o GA através do Measurement Protocol é necessário fazer uma requisição post para o endereço dos servidores com os parâmetros que identificam cada ação:

 

É importante se atentar a cada variável, além dos valores obrigatórios que são importantes para o bom funcionamento do modelo de envio. Para verificar se a construção da string está correta o Google disponibiliza o Hit Builder.

 

Porém, essa ferramenta não envia de fato um hit aos servidores do Google Analytics, para verificar se realmente os dados estão chegando na sua conta, por isso, recomendo utilizar o Postman

 

Além desses recursos, crie uma view de testes em sua conta do GA para verificar se os hits estão chegando aos servidores. Se todos os parâmetros estiverem corretos, será possível ver na aba real-time o registro de uma transação.

 

Separando o joio do trigo

O desafio que surge a seguir é, como eu identifico dentro do Google Analytics qual transação veio do e-commerce e qual é proveniente da central de atendimento. Para isso recomendo que toda transação enviada via Measurement Protocol receba a atribuição de um data source.

Exemplo: ds=call-center

Isso lhe dará poder de segmentação na hora de analisar a performance de cada canal de venda.

 

Conclusão

É totalmente possível monitorar atividades off-line para integrar com suas operações on-line. Porém essa decisão deve ser feita com muito cuidado. Realmente faz sentido para seu negócio unir a visão de ambos os canais de venda e também atentar-se para uma implementação correta da ferramenta de analytics para que se tenha dados confiáveis para as análises futuras.

 

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É designer, especialista em web analytics atua em consultorias de análise e implementação projetos de analytics como Google Analytics, Omniture Adobe Analytics e Visual Website Optimizer, auxiliando equipes de UX, Marketing e BI com dados para otimizar interfaces e mensurar resultados. Atualmente presta consultoria para empresas como Wine.com.br, NET, Porto Seguro e HandMade UX.

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