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Como usar o varejo phygital para alavancar vendas e fidelizar clientes

Listei 04 estratégias para expandir operações no varejo e impactar os consumidores no phygital – físico + digital.

 

O mercado do varejo mudou muito com a pandemia e passou a ser cada vez mais digital. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, somente no ano passado, surgiram 80 mil novas lojas virtuais. Isso não significa dizer que as lojas físicas perderam relevância. Ao contrário, elas ganham força com a retomada das atividades presenciais – e 51% dos consumidores ainda preferem fazer compras presenciais, segundo o estudo Consumer Insights, feito pela Kantar.

De acordo ainda com levantamento do Distrito, apenas no ano passado, o varejo phygital, físico + digital, totalizou US$ 3,2 milhões em 2021. Dessa forma, unir essas duas frentes do varejo pode ser uma oportunidade de crescimento para empreendedores.

Para ajudar varejistas a conciliarem o varejo físico e digital, listei quatro estratégias para expandir operações no varejo e impactar os consumidores. Confira:

1. Priorize a logística

A logística é um dos primeiros passos para conciliar a loja física e online. É nessa etapa que o consumidor tem uma maior aproximação com a loja, portanto, é necessário que o lojista invista em oferecer a melhor experiência para o cliente. Atentar-se à separação de produtos, embalagens e formas de expedição é fundamental para uma logística bem estruturada. Outra forma de priorizar a logística durante a integração do varejo online e físico é oferecer a oportunidade ao consumidor de comprar online e retirar na loja.

2. Integre a gestão de estoque

Unir o empreendimento físico ao online requer planejamento e, claro, integração. “A gestão de estoque impacta diretamente o desempenho da empresa, seja no atendimento ao cliente ou no financeiro. Dessa forma, todos os processos devem estar conectados, evitando erros.​ Uma das melhores soluções para realizar essa integração são os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), que unem o setor financeiro, comercial e até o estoque da empresa, possibilitando que lojas de todos os canais sejam conectadas”, sugere Bravos.

3. Invista em tecnologia

Pesquisa realizada pela Capgemini indica que 46% dos varejistas acreditam que a tecnologia digital irá alterar as formas de fazer negócio, mas apenas 36% deles estão munidos dessas estratégias. Estar atento a essa necessidade e tendência do mercado é um dos indicadores para sair na frente de concorrentes e proporcionar experiências que fidelizam clientes. Investir em tecnologia para o varejo virtual, conectando-o aos produtos da loja física, traz aumento de produtividade, efetividade de gestão e fidelização de novos clientes. Esses são apenas alguns dos ganhos.

4. Tenha uma estratégia de venda

Seja no varejo físico ou online, dispor de um plano estratégico de vendas é essencial para o bom resultado dos negócios. Ações como cuidar da aparência do site da loja de acordo com as características da loja física, certificados de segurança e possibilitar diversos canais de comunicação com o público, como telefone, e-mail, chat, redes sociais e até WhatsApp, farão toda a diferença na estratégia final, alavancando vendas e potencializando os resultados.

Franklin Bravos

CEO da Signa, empresa de negócios digitais e primeira plataforma Magento Saas do Brasil, e Head de Novos Negócios e M&A da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo. Atua como Professor de E-commerce na ComSchool e Uninove. Bravos é Técnico em Processamento de Dados e Informática pela UNICAMP, graduado em física pela Universidade de São Paulo e Administração e Processos Gerenciais na Anhanguera. É também Diretor Regional Interior de São Paulo na ABComm.

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