Segunda-feira, 09 de maio de 2022
O mercado do varejo mudou muito com a pandemia e passou a ser cada vez mais digital. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, somente no ano passado, surgiram 80 mil novas lojas virtuais. Isso não significa dizer que as lojas físicas perderam relevância. Ao contrário, elas ganham força com a retomada das atividades presenciais – e 51% dos consumidores ainda preferem fazer compras presenciais, segundo o estudo Consumer Insights, feito pela Kantar.
De acordo ainda com levantamento do Distrito, apenas no ano passado, o varejo phygital, físico + digital, totalizou US$ 3,2 milhões em 2021. Dessa forma, unir essas duas frentes do varejo pode ser uma oportunidade de crescimento para empreendedores.
Para ajudar varejistas a conciliarem o varejo físico e digital, listei quatro estratégias para expandir operações no varejo e impactar os consumidores. Confira:
A logística é um dos primeiros passos para conciliar a loja física e online. É nessa etapa que o consumidor tem uma maior aproximação com a loja, portanto, é necessário que o lojista invista em oferecer a melhor experiência para o cliente. Atentar-se à separação de produtos, embalagens e formas de expedição é fundamental para uma logística bem estruturada. Outra forma de priorizar a logística durante a integração do varejo online e físico é oferecer a oportunidade ao consumidor de comprar online e retirar na loja.
Unir o empreendimento físico ao online requer planejamento e, claro, integração. “A gestão de estoque impacta diretamente o desempenho da empresa, seja no atendimento ao cliente ou no financeiro. Dessa forma, todos os processos devem estar conectados, evitando erros. Uma das melhores soluções para realizar essa integração são os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), que unem o setor financeiro, comercial e até o estoque da empresa, possibilitando que lojas de todos os canais sejam conectadas”, sugere Bravos.
Pesquisa realizada pela Capgemini indica que 46% dos varejistas acreditam que a tecnologia digital irá alterar as formas de fazer negócio, mas apenas 36% deles estão munidos dessas estratégias. Estar atento a essa necessidade e tendência do mercado é um dos indicadores para sair na frente de concorrentes e proporcionar experiências que fidelizam clientes. Investir em tecnologia para o varejo virtual, conectando-o aos produtos da loja física, traz aumento de produtividade, efetividade de gestão e fidelização de novos clientes. Esses são apenas alguns dos ganhos.
Seja no varejo físico ou online, dispor de um plano estratégico de vendas é essencial para o bom resultado dos negócios. Ações como cuidar da aparência do site da loja de acordo com as características da loja física, certificados de segurança e possibilitar diversos canais de comunicação com o público, como telefone, e-mail, chat, redes sociais e até WhatsApp, farão toda a diferença na estratégia final, alavancando vendas e potencializando os resultados.
CEO da Signa, empresa de negócios digitais e primeira plataforma Magento Saas do Brasil, e Head de Novos Negócios e M&A da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo. Atua como Professor de E-commerce na ComSchool e Uninove. Bravos é Técnico em Processamento de Dados e Informática pela UNICAMP, graduado em física pela Universidade de São Paulo e Administração e Processos Gerenciais na Anhanguera. É também Diretor Regional Interior de São Paulo na ABComm.
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