Artigos

Como usar eventos de forma estratégica?

Utilizar eventos de forma estratégica pode ampliar a reputação e os resultados da sua empresa

 

Eventos que promovem conhecimento e ajudam a educar o mercado representam uma ótima estratégia de negócio, independentemente, da sua área de atuação. Eles ajudam a reforçar uma marca, além de conectar a empresa aos seus clientes.

Ao organizar um evento para compartilhar conhecimento de uma determinada área que a empresa domina, isso a coloca como referência e garante mais visibilidade ao seu trabalho, gerando parcerias, negócios e fortalecimento de rede como consequência.

De que adianta ter um serviço incrível, se as pessoas não souberem disso? E nem o quanto gera de valor para a sociedade?

Utilizar eventos de forma estratégica pode ampliar sua reputação e seus resultados. Vale ressaltar que eles não serão imediatos. Assim como um blog ou site pode demorar para ter autoridade, um evento também, mas certamente valerá a espera e o investimento.

O evento pode fomentar o mercado de atuação e atrair patrocinadores e parceiros que enxergam ali uma oportunidade de negócio. Afinal, a possibilidade de contato feito pessoalmente traz aproximação e mais confiabilidade.

Por isso, a dica é separar um espaço e horário no evento para promover networking. Você pode criar horários estratégicos para isso acontecer como coffee breaks ou happy hours. Realizar uma feira de negócios também é uma alternativa viável, que traz impacto positivo para os apoiadores e participantes, pois é onde conseguem expor suas soluções e, muitas vezes, fechar negócio.

O primeiro passo é se planejar, contemplando todos os passos de produção do evento. É preciso pensar no nome, nos objetivos, na data mais adequada, no local, entre outros aspectos para que tudo saia perfeito no dia. O agrupamento dessas informações é chamado de Planejamento Estratégico, que nada mais é que um arquivo ou planilha onde são registrados todos os detalhes necessários para a organização de um evento.

 

Tente responder essas perguntas-chave:

  • Qual meu objetivo?
  • Qual meu nicho?
  • Quem é meu público alvo?
  • Quanto posso gastar?
  • Qual será a equipe?
  • Como será feita a divulgação?

 

A partir delas, comece a pensar na equipe e nos recursos que vai precisar.

Outro ponto fundamental na etapa de planejamento é a determinação com clareza de QUEM é o público que deseja atingir, pois tudo que você definir para o seu evento, será para atrair e gerar valor para essas pessoas. Por exemplo, o que elas desejam consumir? Essa informação é muito importante para escolher os temas principais que serão abordados.

Para que o evento seja um sucesso e atinja os objetivos estabelecidos, também é importante investir em divulgação, indo onde o seu público está. Por isso, escolha corretamente os canais de comunicação e a linguagem mais adequada para falar com ele.

Sâmara Machado

Jornalista por formação e especialista em Marketing. Com mais de 10 anos de experiência em produção de conteúdo, organização de eventos e planejamento, Sâmara é apaixonada por pessoas e por projetos que a tirem da zona de conforto e já trabalhou na área de Branding da Sympla.

Comentários

PUBLICIDADE