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Como saber se sua estratégia de Inbound está funcionando?

inboundÉ comum você encontrar diferentes blogs de marketing com posts relacionando uma lista de ações que você precisa para construir uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso. Criar um blog, realizar curadoria de conteúdo, atualizar as mídias sociais constantemente, desenvolver ofertas de conteúdo, otimizar landing pages, ser inovativo. Sim, todas estas ações fazem parte da fórmula, mas como você sabe se todo este trabalho árduo está te recompensando?

É importante saber que o Inbound Marketing deve ser visto como uma estratégia que trará resultados a médio e longo prazo. É como uma colheita. Você pode plantar milhões de sementes, mas sem paciência, dedicação, manutenção e consistência, você não irá obter resultados.

Felizmente, assim como existe uma fórmula de Inbound Marketing, também existe uma fórmula para acompanhar seu progresso, e o primeiro passo é definir objetivos para você e sua empresa. Se você é novo no Inbound, isto pode ser difícil pois você não tem um histórico de análise e comparação, mas a boa notícia é que todo mundo pode começar de algum lugar.

Neste caso, tente avaliar qual sua posição atual, e então desenvolva objetivos realistas baseados em como você acredita e gostaria de estar no próximo mês, semestre e ano. Quantas visitas em seu site são necessárias para gerar um lead, quantos leads você precisa para gerar uma venda e quantas vendas você precisa para obter o ROI desejado? Deste ponto, você pode começar a planejar e organizar sua estratégia de modo que ela possa ser mensurada e ter seu progresso acompanhado ao longo do tempo com os recursos certos.

 

Acompanhe seu progresso

Se você utiliza um software de Inbound Marketing, acompanhar seu progresso é muito fácil. Você conseguirá gerar relatórios específicos por timeframe, conteúdo, canal, campanhas e muito mais. Você pode ver toda e cada peça de conteúdo que você cria – como blog posts, landing pages e e-mails – e como elas desempenham ao longo do tempo.

Com softwares de Inbound Marketing você não somente será capaz de acompanhar seu progresso – mas também de automatizar seu conteúdo para trazer mais leads a cada dia. Algumas plataformas possuem integração com sistemas de CRM, o que lhe dará uma ferramenta extra em inteligência competitiva. Dentre as ferramentas mais conceituadas, destacam-se a HubSpot, SharpSpring e RD Station. Cada uma delas possuem planos para diferentes orçamentos, e com certeza você achará uma opção acessível com funcionalidades coerentes com os objetivos que pretende atingir.

 

O que traz resultados?

Sua estratégia de Inbound deve ser dirigida por dados, e esta é a chave para acompanhar e mensurar o seu sucesso. Um dos principais pontos para uma estratégia de Inbound Marketing bem-sucedida é dedicação, isto significa que muitas vezes pode ser necessário fazer ajustes e alterar táticas que não estejam funcionando.

Lembre-se: estar alinhado com suas métricas e com o progresso dos seus objetivos é tão importante quanto definir objetivos.

Você precisa monitorar suas métricas, open rates, visitas, lead, taxas de conversão. Se elas não estiverem em uma tendência de crescimento dentro de um razoável período de tempo, comece a postar mais, mude a forma de comunicação com seu público, produza ofertas diferentes e dedique mais tempo àqueles canais com baixa performance. Muitas vezes estes canais somente necessitam de maior tempo de pesquisa dedicado para começar a funcionar bem. Muitas vezes, para alcançar resultados que nunca antes foram alcançados, você precisa estar disposto a fazer ações que nunca antes foram feitas.

Você saberá quais esforços de Inbound Marketing estão fazendo a diferença quando perceber que os ajustes necessários serão menores conforme o tempo. Se o que você faz está funcionando, então não há necessidade reinventar a roda.

 

Quem é seu consumidor?

Frequentemente existe uma grande diferença em quem nós achamos que são nossos consumidores e quem de fato o nosso consumidor é.  Isto pode ser um difícil obstáculo a ser superado, especialmente se a etapa de criação de “buyer personas” não for feita em conjunto pelas equipes de marketing e vendas – também conhecido como Smarketing.

Por muitas vezes, as equipes de marketing percebem que há um grande número de leads chegando, mas estes não são os tipos de lead que são mais apropriados para uma venda. Por que? Talvez suas palavras-chave estejam muito amplas, atraindo empresas ou pessoas que não dispõem do capital necessário para comprar seus produtos ou serviços.  Em outros casos, é possível que as pessoas erradas dentro de uma organização estejam sendo atingidas – alguém que não esteja apto para tomar uma decisão final.

Uma vez que você perceba que os leads desejados estão chegando, você saberá que sua estratégia de conteúdo está funcionando. Neste caso, continue se dedicando a esta estratégia para atrair cada vez mais leads qualificados para seu negócio.

Tudo o que tratamos ao longo deste artigo se refere a: aumento de visitas em seu website, aumento na geração de novos leads qualificados e mais clientes. Ao ver os números aumentando e a linha de tendência positiva, você saberá que estará caminhando a passos firmes para atingir os resultados pretendidos.

É consultor de Marketing Digital e Sócio da WSI Marketing na Internet. Especialista em estratégias de alta performance, atua ajudando empresas a gerar novas oportunidades de negócios através de Inbound Marketing.

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