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Como otimizar a gestão de múltiplos perfis nas redes sociais? 5 dicas práticas

Imagem: mãos segurando uma xícara de café e notebook. redes sociais.

Gerenciar vários perfis em diferentes redes sociais – ao mesmo tempo – não é uma tarefa fácil. Apesar de toda tecnologia e evolução constante das redes sociais, uma coisa é fato: você não pode contar só com o seu esforço para coordenar todas as ações e construir uma forte presença online.

Para ter bons resultados é preciso investir em processos e ferramentas que otimizem essa gestão. É preciso controlar o fluxo de criação e postagens nos diversos canais, trabalhar de forma estratégia para conquistar o alcance e o engajamento do público, gerar leads, convertê-los, fazer a análise dos resultados e muito mais.

Fazer essa gestão de maneira estratégica e assertiva ainda é um grande desafio para os profissionais de marketing digital. Um estudo sobre a gestão das agências de marketing brasileiras, realizado pela Rock Content em 2019, constatou que os líderes ainda passam muito tempo na operação e que a sobrecarga de atividades é o maior desafio dos tomadores de decisão.

Diante desse cenário a solução, muitas vezes, é profissionalizar as estratégias de comunicação para ganhar tempo e resultados. Mas como fazer isso partindo do zero? É o que vamos mostrar neste post, acompanhe!

Dicas para uma boa gestão de múltiplos perfis nas redes sociais

Uma das partes mais difíceis de colocar em prática na sua estratégia de marketing digital é o planejamento e a organização do conteúdo.

Isso é desafiador para o profissional que trabalha nas redes sociais e, não é por menos! O planejamento e a organização do conteúdo é que vão determinar se você vai conseguir e atingir os resultados esperados.

Mas, como economizar tempo para planejar posts e organizar as estratégias em diversos canais? Veja abaixo.

 

1. Use uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais

Usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais é fundamental para a construção da sua presença online. Com ela, você consegue otimizar suas estratégias, ganhar tempo e atingir os resultados, de maneira mais rápida e prática.

As funcionalidades variam, mas com esse tipo de ferramenta você poderá responder mensagens diretas, automatizar processos, entender – através dos gráficos e relatórios de redes sociais – como está a sua performance, receber insights valiosos para otimizar a sua estratégia e, dependendo da ferramenta, poderá até receber sugestão dos influenciadores digitais indicados para o seu nicho de atuação (caso queira fazer parcerias) e ainda monitorar os concorrentes. A lógica desse tipo de gerenciador é simples: centralizar e automatizar.

 

2. Tenha processos para criação e aprovação de posts

Quem é social media sabe que produzir, aprovar e postar conteúdo de qualidade é complexo. São muitas etapas o que, muitas vezes, faz com que mais de um profissional seja necessário. Isso inclui redatores, designers, revisores, clientes e outros.

As etapas – planejamento, criação, edição, aprovação – são importantes e podem ser ainda mais eficazes quando inseridas em um fluxo de trabalho. Isso evita perda de tempo e garante a qualidade dos posts.

Para isso, tenha processos limpos e práticos e centralize-os em um só lugar. Nada de deixar tudo no e-mail.

 

3. Invista em bons briefings

Investir em um bom briefing tem o seu valor. Acredite, essa descrição do serviço pode poupar muito tempo e trabalho de redação. Por isso, vale a pena criar um template com todas as informações necessárias para a criação dos posts.

Mas, um alerta: a qualidade do briefing não está diretamente relacionada à sua extensão. Ele tem a função exclusiva de direcionar os demais integrantes da equipe e, até mesmo, o cliente, então é importante manter o foco na hora da elaboração.

Tenha em mente que o seu template não é imutável, como qualquer outra ação de marketing, ele poderá ser alterado no decorrer da sua estratégia, de acordo com as necessidades e entraves que forem acontecendo pelo caminho.

 

4. Utilize ferramentas que simplificam a criação de conteúdos

Além das ferramentas de gerenciamento, existem muitas outras disponíveis para facilitar o processo de criação de conteúdo para as redes sociais.

Um bom exemplo é o Canva, ferramenta extremamente simples de usar, com diversos templates, designs e dimensões exatas para cada rede social. Não requer nenhum conhecimento prévio avançado em editoração de imagens ou algo do tipo.

Outra ferramenta legal é a Trakto, uma solução para criação de imagens e vídeos para redes sociais, apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books e etc.

 

5. Elabore um calendário editorial

Ter organização é essencial na hora de planejar o conteúdo para as redes sociais e elaborar um calendário editorial é fundamental pra isso.

O calendário vai garantir que sua frequência de publicações e, além disso, vai ajudar a controlar o fluxo de informação e os processos de avaliação dos resultados.

Basicamente, você coloca o tema central (texto, legenda e imagem de cada post), a editoria do conteúdo, os horários e datas de publicação, os responsáveis por cada etapa e os canais que serão utilizados para divulgação de cada conteúdo.

Assim, será possível antecipar os imprevistos antes que eles aconteçam e o mais importante otimizar um ativo valioso: o seu tempo. Esse arquivo deve ser compartilhado com todos aqueles que participam do projeto. Assim, sugestões e aprovações acontecerão previamente à publicação.

Especialista em Inbound Marketing e SEO, Mariana é Head de Conteúdo da mLabs, a Ferramenta de Gerenciamento de Redes Sociais líder no Brasil.

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