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Como obter sucesso ao vender produtos no Facebook e Instagram

Nos tempos atuais, estar presente nas redes sociais é praticamente uma obrigação para que uma empresa obtenha relevância no mercado. Com o crescimento abrupto destas novas plataformas de comunicação, aumentam também as possibilidades de negócios feitos através delas. Facebook e Instagram oferecem hoje, maneiras eficientes de atrair novos clientes e praticamente fechar uma venda dentro da própria plataforma.

A atual rede social mais acessada do mundo, o Facebook, tem presença massiva de anúncios e soluções diferentes para exposição de produtos, fugindo assim do tradicional post patrocinado com imagens ou links. Um dos mais interessantes é o Catálogo de Produtos que cria pequenos anúncios clicáveis de produtos a serem inseridos em posts diferentes. Nesta modalidade, é possível utilizar um vídeo como principal atrativo e listar, por meio do catálogo, os produtos expostos nele. Esta ação também pode ser feita em imagens comuns e em posts 360°.

Voltado a perfis pessoais, o Facebook permite que seus usuários criem anúncios de venda, semelhante a sites como OLX e MercadoLivre, dentro dos grupos. Este contato mais intimista entre anunciante e comprador é uma ferramenta poderosa para revendedores de marcas, nos quais, tem acesso diretamente ao seu público alvo ao encontrar um grupo específico que demostrem interesse parelho aos produtos que este vende. Perfis empresariais, no entanto, por não poderem participar dos grupos do Facebook, não estão habilitados a fazer este tipo de venda.

Um outro recurso oferecido pela rede social de Mark Zukemberg é o anúncio estilo Carrossel. Este se assemelha ao Catálogo de Produtos, porém não precisa estar associado a nenhum tipo de post, imagem ou vídeo. Com esta independência, as imagens e informações inseridas em cada bloco individual ganham mais destaque e relevância. É possível criar uma integração visual entre as imagens para contar uma história, mantendo o mesmo link em cada bloco ou, de maneira totalmente oposta, apresentar uma seleção de produtos diferentes em um mesmo anúncio Carrossel. Neste último caso é preciso apenas se atentar a manter uma linha visual consistente, para não transformar seu anúncio em uma prateleira de um mercado bagunçado.

Para o Instagram, a estratégia deve ser totalmente diferente. Esta rede social é focada apenas em smartphones e tem um maior dinamismo nas interações, além de ter maior dificuldade em prender o usuário em uma foto ou vídeo por mais tempo que o Facebook. Por conta disso, o Instagram tratou de tornar seus anúncios mais atrativos para os usuários e oferecer recursos extras para isso. Em um anúncio, é possível criar botões que redirecionam o usuário para uma landing page ou outro tipo de página. As opções disponíveis são: Solicitar Agora, Reservar Agora, Fale Conosco, Baixar, Saiba Mais, Compre Agora, Cadastre-se e Assista Mais.

Há também uma diferença essencial na maneira como estes anúncios são publicados: é preciso usar o Facebook para criação e segmentação destas postagens. Os usuários podem esconder estes anúncios de seu feed ou receber posts de páginas não seguidas, caso façam parte da segmentação deste anúncio promovida por dados do Facebook. O tempo de execução máxima dos vídeos não podem passar de 30 segundos.

Assim como o Facebook, o Instagram permite anúncios em formato carrossel, porém ele atua de maneira um pouco diferente. No Insta, as imagens não são acompanhadas de links clicáveis como no Face, tendo apenas a companhia do botão call-to-action presente nos anúncios normais. Por conta do dinamismo desta rede social e da apreciação dos seus usuários por imagens ambientadas, humanizadas e com um toque de gourmet, os carrosséis são excelentes para apresentar coleções ou produtos que tenham algum tipo de ligação entre si.

Thiago Buchler

é sócio na GTC, responsável pela gestão de todas as operações da empresa, coordenação de equipes e desenvolvimento de projetos, estando também à frente dos projetos de tecnologia

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