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Como o marketing digital ajuda a vender mais ingressos em seu evento?

Veja como o marketing digital pode atrair mais audiência para os eventos da sua empresa

 

Homem de terno escuro e gravata vermelha no centro da foto. Não aparece o rosto, apenas o tronco e a mão. Com a mão esquerda, ele toca em um ícone que simboliza o desenho de uma pessoa, um cliente. Esse ícone está ligado a outros iguais, formando uma espécie de teia de clientes.

Um dos principais objetivos de qualquer empresa que faz um evento para divulgar um produto, um serviço ou mesmo conteúdo relevante é engajar sua audiência e atrair visitantes para o evento. Para tornar isso uma realidade, você precisa utilizar as ferramentas mais eficazes. Mas você já pensou que o marketing digital pode ser o seu melhor meio para conseguir vender mais ingressos?

Há muitos anos vivíamos em um mundo onde anúncios impressos de jornais, comerciais de rádio, publicidade na televisão e outdoors no centro da cidade pareciam ser a única maneira real de entrar no mercado com suas mensagens de marketing. Naturalmente, o boca-a-boca entre amigos ainda era uma coisa proeminente, mas tem suas próprias limitações, ou seja, o alcance não tinha a assistência de mensagens instantâneas e uma ampla disseminação de ‘seguidores’.

Com isso, é indiscutível como o marketing digital ampliou os horizontes e as possibilidades  de publicidade. O ponto é, se você não estiver utilizando esses canais para maximizar as vendas de ingressos, agora é a hora de começar.

Confira a seguir, 3 dicas para vender ainda mais ingressos com o marketing digital.

 

Hora de se fazer algumas perguntas

Você sabe a taxa de conversão de potenciais participantes em compradores de ingressos? Seu orçamento de marketing está sendo gasto nas plataformas corretas? Seus ingressos são fáceis de encontrar em seu site?

Se há uma coisa que pode nos ajudar a encontrar respostas mais instruídas para essas questões, são os dados. Os dados não mentem e, embora um evento exija muita atitude na tomada de decisões, a análise de métricas pode ajudar tanto a validar suas decisões de marketing quanto a beneficiar seus resultados finais.

Imagem mostra dados do perfil de visitantes de um site, os dispositivos pelo qual o site foi mais acessado, a localização da maior parte dos usuários e a origem dos visitantes. Também tem um campo com as palavras-chave mais pesquisadas.
Fonte: plataforma da mobLee

 

Lembre-se: os dados não são assustadores

Você pode utilizar o Google Analytics ou fazer o site do seu evento diretamente em uma plataforma própria para isso, onde além de dados, ele auxilia também na divulgação do seu evento em si, como o Promote, por exemplo. Com ele você cria o site do seu evento e acompanha as métricas importantes de visitas, interesses e venda de inscrições!

 

Remarketing é necessário?

Então, agora você sabe de onde seus potenciais participantes estão vindo antes que eles atinjam o seu site, o que estão fazendo e principalmente, qual a página e CTR que vende mais ingressos. Se for esse o caso, parabéns! Se você ainda precisa vender mais ingressos, não se assuste. Existe uma maneira inteligente de segmentar os possíveis clientes que se envolveram com a sua plataforma de venda de ingressos ou site, mas ainda não compraram um ingresso. Bem-vindo ao maravilhoso mundo do remarketing.

Ao coletar dados de remarketing, você pode começar a criar vários públicos-alvo que você pode redirecionar com anúncios online, usando o Google AdWords. Isso pode ser realmente simples ou complexo, mas há alguns usos frequentes de remarketing que se mostraram muito proveitosos para os organizadores de eventos.

Uma abordagem mais direta é direcionar usuários que iniciaram a jornada de compra de ingressos, mas que ainda não foram convertidos em uma venda de ingressos real. Dessa forma, você sabe que o usuário está interessado em comprar ingressos até o ponto em que tomou a decisão de iniciar o processo. Poderia haver muitas coisas a respeito de por que eles não se converteram (por exemplo, tiveram que participar de uma reunião ou estavam no trânsito), por isso é uma decisão inteligente acionar um lembrete e enviar um anúncio on-line para atrair a conclusão de uma compra de ingressos.

Você também pode utilizar o remarketing para segmentar mais públicos de nicho com anúncios personalizados. Isso mostrará ao possível comprador do ingresso que você entende seu comportamento e fornecerá a você uma maior chance de conversão.

 

Incentive participantes a vender também

É importante lembrar que você tem uma de suas ferramentas mais importantes em mãos. Redes Sociais? Também, mas antes disso: seus participantes.

Você pode facilmente ter a ajuda daqueles que já são leais ao seu evento e estão dispostos a divulgar suas mensagens com um simples clique. Certifique-se de fazer sua parte, fornecendo os conteúdos e incentivos para tornar seu trabalho o mais fácil possível para vender mais ingressos.

Por que não incentivar seu público, proporcionando a oportunidade para que ele também se torne representante do seu evento? Você pode fornecer ao representante um link rastreado, que pode ser compartilhado em suas redes sociais para gerar o interesse de amigos e familiares.

Além disso, se o novo comprador do ingresso usar esse link rastreado para comprar um ingresso, o representante será reconhecido como vendedor do evento e você poderá recompensar um de seus novos embaixadores. Qual será a recompensa? Você decide! Pode ser um brinde, um ingresso grátis, acesso à área VIP do evento, o que quiser…

Agora você já entende a importância do marketing digital na venda de ingressos, uma coisa que pode ajudar com isso é a utilização correta dos dados. Isso pode ser algo com o qual você começa em um nível muito básico e cria fórmulas mais complexas à medida que a confiança aumenta no Google Analytics. Não tenha medo! Comece agora para obter uma melhor compreensão dos seus participantes, acompanhar seu retorno sobre o investimento e gerar campanhas mais segmentadas para aumentar as vendas de ingressos.

Espero que nossas dicas tenham ajudado! No blog Eventos de Resultados, você encontra mais dicas sobre o mercado de eventos. 

Julia Munhoz

é analista de Conteúdo e editora do blog da mobLee, onde lidera a produção de conteúdos do blog oficial da empresa. É formada em Fotografia e Design. Pós-graduada em Marketing e Comunicação.

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