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Como o contexto influencia no sucesso da sua estratégia de marketing

Conhecer e compreender o contexto do usuário permite que a execução das suas estratégias de marketing atinjam alta performance. A partir do momento em que você é capaz de compreender os medos, desejos e necessidades do público-alvo, fica bem mais simples gerenciar a conversa da marca com o consumidor.

Há várias formas de inserir o contexto no seu planejamento estratégico. Os cinco pilares do marketing contextual são:

  • Geolocalização: Através do dado de geolocalização é possível segmentar a estratégia de marketing a partir de parâmetros óbvios como o lugar onde o usuário se encontra e oferecer, por exemplo, vouchers de desconto. Mas se você parar para pensar, a localização do usuário é capaz de oferecer informações extras como a temperatura, o clima, o poder aquisitivo, a idade e a escolaridade do público que frequenta aquela região.
  • Tempo: Saber quando o usuário vai receber a sua mensagem é de extrema importância. As atividades realizadas pelas pessoas em dias úteis são bem diferentes daquelas realizadas em pleno final de semana, por exemplo. Estude a rotina do seu alvo e descubra qual é o dia e horário mais propício para conversar com o seu público.
  • Dispositivo: Este é um ponto sutil que pode fazer uma baita diferença no sucesso da sua campanha. Links, vídeos e botões de download para aplicativos terão diferentes resultados em diferentes tipos de smartphones, concorda? Por isso, atente para os tipos de dispositivos utilizados pelo usuário. Se o público-alvo usa conexão 3G, é provável que um anúncio em forma de vídeo seja rejeitado, já que esse formato consome muito mais dados do que um banner, por exemplo.
  • Idioma: Pode parecer óbvio, mas nem todos levam em consideração esse aspecto. Quantas vezes você já recebeu um anúncio em inglês enquanto jogava no seu smartphone? Ao gerir uma marca de alcance internacional, nunca ignore o idioma do país que receberá a sua campanha de marketing, combinado?
  • Performance: Já pensou em inserir uma campanha interativa na sua estratégia? Baseando-se em clicks ou em métricas de conversão é possível criar uma dinâmica em que vencedores sejam escolhidos e ganhem algo especial, como um voucher ou um brinde. Assim, a audiência será envolvida pelo conteúdo do anúncio e a mensagem passada pela marca ficará na cabeça de todos em tempo real.

 

Para exemplificar melhor como o marketing contextual funciona na prática, seguem dois cases de sucesso de marcas conhecidas.

 

1) Outback

Em parceria com a empresa americana xAd, a rede de restaurantes Outback inovou utilizando o marketing de proximidade aliado ao marketing contextual para conversar com os seus consumidores em potencial. Para potencializar a presença da marca na cabeça do público e estimular que pessoas presas no trânsito almoçassem ou jantassem na unidade Outback mais próxima.

A solução apresentada pelo xAd foi utilizar a tecnologia de localização para impactar consumidores em locais previamente selecionados com propaganda alinhada com o contexto em que eles se encontravam. O marketing de proximidade foi aplicado em uma distância de aproximadamente 10 milhas de algum restaurante Outback. Para impactar os clientes de restaurantes concorrentes, a campanha segmentou pessoas que estivessem a uma distância de até 5 milhas de alguma unidade da concorrência.

O resultado conquistado pela ação foi empolgante. O CTR da campanha excedeu cerca de 80% o valor que geralmente é entregue pelo mercado de anúncios digitais.

 

2) Coca-cola

Em uma parceria com a empresa brasileira In Loco Media, a Coca-Cola apostou no poder da tecnologia de geolocalização indoor para promover as “Minigarrafinhas da Galera”, parte da campanha “Bebendo uma Coca-Cola com” desenvolvida pela agência J. Walter Thompson.

Para influenciar o consumidor a buscar o produto, a estratégia utilizada foi falar com o público através de anúncios segmentados para quem estava próximo ou que visitou nos últimos 15 dias algum Posto Shell. Assim, seria possível conversar com pessoas que tinham chances reais de visitar algum dos pontos de distribuição das Minigarrafinhas da Galera.

Por respeitar o contexto do usuário, a campanha apresentou resultados impressionantes. Com o alcance de mais de 5 milhões de usuários, o CTR foi de 3,27%. No total, 2.276 pessoas visitaram alguma loja Shell Select após clicarem em um dos banners da campanha. Esse é o poder do contexto no marketing, meu amigo!

O segredo para criar estratégias de marketing de alta performance é, acima de tudo, utilizar as ferramentas disponíveis para entender melhor o público-alvo e oferecer o que ele precisa. Use as novas tecnologias disponíveis para criar ações relevantes e coloque a sua marca na cabeça do consumidor.

 

é criadora de conteúdo na empresa pernambucana In Loco Media e estudante de Jornalismo. Entusiasta com novas mídias, tecnologia, internet das coisas e comunicação. Acredita que todo bom conteúdo resolve algum problema do público-alvo.

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