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Como criar uma página de e-commerce que realmente gere vendas em 5 passos

Criar um e-commerce de sucesso requer muito mais do que apenas colocar uma página na internet e disponibilizar produtos. É preciso estudar bem quais conceitos visuais e estratégias de marketing são úteis para que ele possa ser encontrado pelo público e para que tenha um bom apelo.

Para isso, é vital investir em estratégias e funcionalidades como gamification, UX (User Experience)monitoramento de sites, algoritmo de recomendação de produtos, e-mail marketing, etc. É preciso apostar em recursos estratégicos que agreguem valor aos internautas e que os instiguem a permanecer mais tempo navegando pelos produtos, além de fomentar o engajamento deles — o que pode inclusive gerar marketing espontâneo.

Se você quer saber mais sobre como criar uma página de e-commerce que tenha maiores chances de gerar vendas, então veja estas cinco dicas. 

 

1 – Invista em recursos de monitoramento de sites

Após ter seu projeto de e-commerce, é importante investir em uma solução de monitoramento de sites, pois ela ajudará a identificar ajustes necessários na infraestrutura e navegabilidade. Também é útil para descobrir pontos que afetam a experiência do usuário e encontrar gargalos.

Com ele é possível monitorar deficiências nas aplicações usadas no e-commerce, bem como nos servidores, nos bancos de dados e na rede. Isso significa que, com o uso dessa ferramenta, você poderá encontrar falhas críticas rapidamente, podendo corrigi-las antes que elas atrapalhem a navegação dos consumidores por seus produtos.

Por exemplo, é comum que internautas enfrentem problemas técnicos que podem prejudicar as vendas, como páginas inexistes, lentas no carregamento ou que apresentem falhas na exibição de conteúdos. Além disso, ineficiências em etapas de pagamentos de produtos, geralmente, levam a desistências de compras pelos clientes.

Com esse tipo de solução, se ampliam as chances de resolver, e até de evitar, transtornos desse tipo.

 

2 – Foque na experiência do usuário

User Experience (UX) ou Experiência do Usuário (EU) engloba a percepção e os sentimentos de uma pessoa sobre a utilização de um item em específico, como um produto, serviço, sistema, funcionalidade etc. No caso de um site, tem a ver com o que ela sente e qual o seu nível de satisfação ao navegar pelas páginas.

O conceito envolve aspectos afetivos e experienciais que cada um sente ao interagir com determinado site, levando em consideração pontos como a facilidade de utilização, beleza e eficácia do sistema.

Por isso, é fundamental investir em um design que priorize os pontos mencionados, buscando um tom mais atrativo para o e-commerce. Tudo para que seus clientes possam aproveitar a visita pelas suas páginas digitais.

Para isso, evite poluir as páginas dos produtos com muitas imagens e facilite ao máximo as etapas de compras e o acesso às informações relevantes. Se o cliente precisa dar quatro, cinco cliques para fazer uma compra, é indicado reavaliar esse processo e enxugar os passos.

 

3 – Utilize gamification

Em sites, esse conceito envolve a execução de processos, mecânicas e recursos de jogos nas páginas virtuais. Por exemplo, é possível adotar o uso de barras de progresso, sistemas de pontuação e entrega de incentivos como prêmios.

O propósito é fomentar a interação e o engajamento dos clientes com a organização, favorecendo as vendas. A gamificação, inclusive, auxilia na satisfação do público, bem como nas estratégias de fidelização.

Veja algumas dicas de como empregar esse conceito no seu e-commerce:

  • Utilize itens que tornem a interação com o site mais duradoura, como entrega de pontuações para obtenção de descontos ou mesmo milhas. Também é indicado empregar sistema de níveis para os clientes, de modo que eles subam conforme compram e se relacionam com a loja virtual;
  • Use assistentes virtuais para responder dúvidas e outros elementos que melhorem a navegação, como barras de progresso que permitem que os internautas saibam em qual etapa da compra estão;
  • Entregue prêmios para os usuários que realizarem algumas ações no site, como brindes, cartões de presentes, participação em grupos VIPs, frete grátis etc.

 

4 – Recomende produtos e possibilidades

Saber os hábitos de consumo do seu cliente no e-commerce é, com certeza, o primeiro passo para fidelização e identificação com a sua marca, por isso é muito importante ter uma boa ferramenta de recomendação de produtos configurada em seu site.

Existem infinitas possibilidades de recomendação de produto;

– Cross Sell

– UpSell

– Recorrência

– Carrinho Abandonado

– Produtos Similares

– Produtos alternativos

– Redução de preços

 

O mais importante é não perder uma oportunidade de vendas, por isto, ter gatilhos pré-configurados para cada ação do cliente em seu site, com reações em múltiplos canais de comunicação (e-mail marketing, notificações sociais, sms, push campaign), é tão importante.

Saber o momento, produto e canal correto para se comunicar com seu cliente pode aumentar suas vendas em até 40%.

 

5 – Invista em SEO e SEM

É importante investir em SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) para elevar as chances de sua página ser encontrada pelas ferramentas de busca.

SEO tem a ver com um conjunto de ações e estratégias que visam melhorar o posicionamento de uma ou mais páginas de um site, nos resultados naturais ou orgânicos dos motores de busca.

Nele, utilizam-se técnicas envolvendo palavras-chave mais procuradas sobre temas relacionados aos produtos/serviços que os sites comercializam. O conteúdo de qualidade e sua estruturação otimizada nas páginas também têm destaque em SEO, bem como o emprego de links estratégicos.

SEM abrange uma metodologia de marketing digital que visa adequar a marca aos motores de buscas, também a fim de otimizar as páginas de um site no ranking de resultados que os usuários visualizam. Pode incluir ações de pay per click e links patrocinados.

diferença entre SEM e SEO é que o primeiro é mais amplo, englobando o segundo. Além das ações orgânicas, o SEM envolve estratégias pagas de ranqueamento em motores de buscas, bem como anúncios.

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é gerente de Marketing da All In. Formado em Ciências da Computação e com MBA em Marketing, possui mais de 15 anos de experiência em Marketing de Performance e Posicionamento no mercado de Tecnologia e Internet. Lidera estudos e pesquisas em Marketing de Relacionamento e Neuromarketing buscando entender melhor as relações de consumo B2C e B2B.

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