Artigos

Busca por smartphones 5G dispara no mercado brasileiro

por:

A implementação da rede de quinta geração está cada vez mais próxima no Brasil, e o leilão para tal empreitada é extremamente aguardado. Com isso, desde julho de 2020 já existem smartphones em território nacional compatíveis com o 5G. E um levantamento realizado pelo Buscapé aponta que ocorreu um grande crescimento na busca por aparelhos compatíveis com a tecnologia, assim como houve uma queda nos seus preços.

De acordo com a plataforma, a procura pelos smartphones 5G aumentaram 477% no primeiro semestre de 2021 se comparado com o segundo semestre de 2020. A diferença também foi sentida nos preços, já que no ano passado os aparelhos eram vendidos a partir de R$ 1.799,10. Enquanto isso, neste ano, eles têm sido encontrados a partir de R$ 1.531,37, uma redução de preço de aproximadamente 15%.

A relevância dos aparelhos compatíveis com a rede de quinta geração também cresceu bastante. No ano passado, logo quando os primeiros modelos desembarcaram no Brasil, a procura por esse tipo de smartphone representava somente 1% do total da busca por celulares em geral. Já no primeiro semestre deste ano, eles chegaram a representar 8,7% desse número.

Nesse intervalo, a quantidade de Alertas de Preços referentes especificamente a smartphones 5G também aumentou em 465%, e em maio deste ano ocorreu um pico na criação destas notificações, que somaram mais de 10 mil. A ferramenta ofertada pelo Buscapé autoriza que o usuário defina qual preço pretende pagar por determinado produto – e caso algum dia esse valor seja atingido, o consumidor logo é avisado através de um e-mail, mensagem no Whatsapp ou no próprio aplicativo da plataforma.

Os especialistas do Buscapé acreditam que a crescente procura por aparelhos compatíveis com a rede de quinta geração pode ter sido causada pela disseminação da informação relacionada à tecnologia, assim como sua disponibilidade para uma variedade mais ampla de aparelhos. Em 2021, 12 novos celulares compatíveis com o 5G chegam à plataforma. No Brasil, as fabricantes Apple, Samsung e Motorola são as que têm mais modelos procurados no Buscapé, sendo que o iPhone 12 Pro Max lidera o ranking dos mais procurados.

 

Motivo da grande procura

A rede de quinta geração promete ser até 20 vezes mais veloz que sua antecessora, a conexão 4G, além de ter a latência de apenas 1 milissegundo. Com isso, os usuários de aparelhos compatíveis poderão fazer o download e upload de arquivos pesados com uma celeridade enorme, assim como não precisarão se preocupar com o lag em jogos ou enquanto estiverem assistindo algum conteúdo em um serviço de streaming ou qualquer outra plataforma de vídeo. Dessa forma, praticamente qualquer tipo de serviço online será incrementado, desde sites como o YouTube e Netflix, às plataformas de apostas com bônus sem depósito, onde os usuários só precisam se cadastrar para ganharem um belo saldo e começarem a dar seus palpites.

Mas as inovações proporcionadas pelo 5G vão muito além disso, e toda essa celeridade na transmissão de dados poderá ser utilizada para várias aplicações futurísticas, como cirurgias remotas. No setor automotivo, espera-se que a tecnologia escalone o uso de carros autônomos, que são capazes de dirigir sozinhos e utilizarão a conexão com a rede para permanecerem sempre na rota, assim como receber updates sobre o caminho que estão percorrendo.

Na indústria dos jogos, as principais aplicações para a tecnologia estão relacionadas à jogatina na nuvem, já que com a baixa latência proporcionada pela rede de quinta geração, a conexão com os servidores que comportarem os games será muito mais estável e veloz. As aplicações para a nova tecnologia e os segmentos que a comporta são inúmeros, e sem sombras de dúvidas nos próximos anos devem surgir muito mais novidades atreladas ao 5G.

Diretor na Linkarme Comunicação

Comentários

PUBLICIDADE