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Black Friday 2021: 5 dicas para vender mais

A Black Friday 2021 pode ser uma oportunidade para diferentes tipos de empreendedores alcançarem o sucesso dos seus negócios. Mas, como criar uma estratégia no Marketing Digital para aproveitar o momento e conseguir resultados expressivos? Saiba mais neste artigo.

 

A Black Friday

Antes de tudo, a Black Friday é uma data importante para quem vende online. O momento pode trazer a movimentação do que está parado no estoque e auxiliar no crescimento ou expansão do negócio. No entanto, com a pandemia do Covid-19, é muito importante conhecer os novos hábitos que os clientes adquiriram.

 De acordo com uma pesquisa da Globo, realizada em Junho de 2021, cerca de 80% dos consumidores realizaram compras através de novos canais de venda, como whatsapp ou redes sociais de lojas. 

Se em 2019 já existiam grandes números, em 2020 a data movimentou cerca de R$ 7,72 bilhões, incluindo a Cyber Monday, um aumento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado. 

 

Quais as expectativas para a Black Friday 2021?

A princípio, o ano de 2020 foi marcado pela pandemia, no entanto, esse mesmo cenário favoreceu para que empresas e pessoas pudessem refletir sobre seus hábitos de consumo.

Se no início de 2020 existiu uma queda de produtos e serviços, a Black Friday 2021 pode ser uma oportunidade incrível para melhorar as suas vendas, especialmente quando consideramos os aprendizados do ano passado.

Nesse sentido, segundo a mesma pesquisa da Globo desde ano, 57% dos consumidores tiveram as rendas afetadas em 2020 durante a pandemia, 51% deles acreditam que a situação vai melhorar no segundo semestre de 2021. 

Ou seja, mesmo com a crise, o crescimento do e-commerce foi incondicional. De acordo com dados da Neotrust/Compre&Confie, na mesma pesquisa, a estimativa é de que em 2021, o e-commerce brasileiro fature cerca de R$ 110 bilhões. Um crescimento de 21% em relação a 2020.

Portanto, se existe dificuldade para as lojas físicas atraírem mais clientes, o mercado digital oferece ferramentas para alcançar cada vez mais o seu público e expandir o seu negócio com facilidade. 

 

5 dicas para estar preparado para a Black Friday 2021

Foi em 2020 que milhares de empreendedores se viram na mesma situação: como criar estratégias com foco no mundo digital, considerando todos os desafios da pandemia

No entanto, de lá para cá, a venda e consumo online subiram 71% no período de reclusão da pandemia. De acordo com Marcelo Pacheco, CTO da Ziriga, existem algumas ações que podem ser feitas para melhorar os seus resultados: 

1- Faça um bom planejamento

Toda e qualquer ação de marketing leva tempo para ter resultados. Em outras palavras, pense nas suas ações com no mínimo 30 dias de antecedência. Ações de remarketing ou “explorar o seu produto campeão” são ótimas opções. 

2- Site responsivo 

O seu site é responsivo? A tecnologia utilizada nele está preparada para receber um grande número de acessos? Seu aplicativo vai funcionar corretamente? É importante estar atento às tecnologias para garantir que seu site suporte estes acessos e não saia fora do ar, assim como o aplicativo.

3- Jornada do usuário

A jornada do usuário é bem definida? Ou seja, os passos que o consumidor precisa seguir para levá-lo até a compra final são bem pensados? Lembrando que, quem tem poucos passos, tem mais chance de converter. Para entender se a estratégia é a correta, é importante fazer uma análise sobre a jornada do usuário.

4- Campanhas

Já deu o start das campanhas? Não é porque a Black Friday é em novembro que as campanhas devem ser veiculadas perto da data! 

Facebook e Instagram, assim como outras mídias sociais, usam algoritmos para encontrar a pessoa certa para você, por este motivo, é importante começar com as campanhas antes da data para esquentar este lead e prepará-lo para o dia ou semana da Black Friday 2021. Fazendo isso, você aumenta as chances de alcançar pessoas que tenham mais a ver com o seu negócio.

5- E-mail marketing

Como anda os disparos de e-mail marketing? Estes disparos estão sendo feitos com frequência? Em outras palavras, você precisa criar pontos de conversão no seu site e fazer uma lista própria para disparo. No Brasil, este tipo de disparo continua tendo uma ótima aceitação 

 

A importância de uma agência de Marketing Digital

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o cenário de 2020 e 2021 relacionado a Black Friday, deve ter percebido que uma agência de marketing é uma peça fundamental para deixar tudo rodando e conquistar resultados.

Aqui na Zíriga, temos diversas soluções para apoiar o seu negócio: 

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Karine Oliveira é formada em Publicidade e Propaganda e trabalha na área de Marketing da Agência Zíriga, onde atua como Content, especialista em redação e criação de conteúdo. Durante quatro anos, atuou em atendimento e comunicação em organizações voltadas para Negócios de Impacto Social e Investimento Anjo, onde desenvolveu habilidades como comunicação não violenta, planejamento e visão estratégica, skills importantíssimas para potencializar o posicionamento de negócios!

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