Artigos

Black Friday 2021: 5 dicas para vender mais

A Black Friday 2021 pode ser uma oportunidade para diferentes tipos de empreendedores alcançarem o sucesso dos seus negócios. Mas, como criar uma estratégia no Marketing Digital para aproveitar o momento e conseguir resultados expressivos? Saiba mais neste artigo.

 

A Black Friday

Antes de tudo, a Black Friday é uma data importante para quem vende online. O momento pode trazer a movimentação do que está parado no estoque e auxiliar no crescimento ou expansão do negócio. No entanto, com a pandemia do Covid-19, é muito importante conhecer os novos hábitos que os clientes adquiriram.

 De acordo com uma pesquisa da Globo, realizada em Junho de 2021, cerca de 80% dos consumidores realizaram compras através de novos canais de venda, como whatsapp ou redes sociais de lojas. 

Se em 2019 já existiam grandes números, em 2020 a data movimentou cerca de R$ 7,72 bilhões, incluindo a Cyber Monday, um aumento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado. 

 

Quais as expectativas para a Black Friday 2021?

A princípio, o ano de 2020 foi marcado pela pandemia, no entanto, esse mesmo cenário favoreceu para que empresas e pessoas pudessem refletir sobre seus hábitos de consumo.

Se no início de 2020 existiu uma queda de produtos e serviços, a Black Friday 2021 pode ser uma oportunidade incrível para melhorar as suas vendas, especialmente quando consideramos os aprendizados do ano passado.

Nesse sentido, segundo a mesma pesquisa da Globo desde ano, 57% dos consumidores tiveram as rendas afetadas em 2020 durante a pandemia, 51% deles acreditam que a situação vai melhorar no segundo semestre de 2021. 

Ou seja, mesmo com a crise, o crescimento do e-commerce foi incondicional. De acordo com dados da Neotrust/Compre&Confie, na mesma pesquisa, a estimativa é de que em 2021, o e-commerce brasileiro fature cerca de R$ 110 bilhões. Um crescimento de 21% em relação a 2020.

Portanto, se existe dificuldade para as lojas físicas atraírem mais clientes, o mercado digital oferece ferramentas para alcançar cada vez mais o seu público e expandir o seu negócio com facilidade. 

 

5 dicas para estar preparado para a Black Friday 2021

Foi em 2020 que milhares de empreendedores se viram na mesma situação: como criar estratégias com foco no mundo digital, considerando todos os desafios da pandemia

No entanto, de lá para cá, a venda e consumo online subiram 71% no período de reclusão da pandemia. De acordo com Marcelo Pacheco, CTO da Ziriga, existem algumas ações que podem ser feitas para melhorar os seus resultados: 

1- Faça um bom planejamento

Toda e qualquer ação de marketing leva tempo para ter resultados. Em outras palavras, pense nas suas ações com no mínimo 30 dias de antecedência. Ações de remarketing ou “explorar o seu produto campeão” são ótimas opções. 

2- Site responsivo 

O seu site é responsivo? A tecnologia utilizada nele está preparada para receber um grande número de acessos? Seu aplicativo vai funcionar corretamente? É importante estar atento às tecnologias para garantir que seu site suporte estes acessos e não saia fora do ar, assim como o aplicativo.

3- Jornada do usuário

A jornada do usuário é bem definida? Ou seja, os passos que o consumidor precisa seguir para levá-lo até a compra final são bem pensados? Lembrando que, quem tem poucos passos, tem mais chance de converter. Para entender se a estratégia é a correta, é importante fazer uma análise sobre a jornada do usuário.

4- Campanhas

Já deu o start das campanhas? Não é porque a Black Friday é em novembro que as campanhas devem ser veiculadas perto da data! 

Facebook e Instagram, assim como outras mídias sociais, usam algoritmos para encontrar a pessoa certa para você, por este motivo, é importante começar com as campanhas antes da data para esquentar este lead e prepará-lo para o dia ou semana da Black Friday 2021. Fazendo isso, você aumenta as chances de alcançar pessoas que tenham mais a ver com o seu negócio.

5- E-mail marketing

Como anda os disparos de e-mail marketing? Estes disparos estão sendo feitos com frequência? Em outras palavras, você precisa criar pontos de conversão no seu site e fazer uma lista própria para disparo. No Brasil, este tipo de disparo continua tendo uma ótima aceitação 

 

A importância de uma agência de Marketing Digital

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o cenário de 2020 e 2021 relacionado a Black Friday, deve ter percebido que uma agência de marketing é uma peça fundamental para deixar tudo rodando e conquistar resultados.

Aqui na Zíriga, temos diversas soluções para apoiar o seu negócio: 

Zíriga Tech 

Construa um site com UX e UI de qualidade e apareça nos principais motores de busca da internet através de análises detalhadas de ranqueamento. 

Zíriga Inova

Análise de oportunidades no mercado para criar o posicionamento da marca no ambiente digital.

Zíriga Intelligence

Mapeamento de oportunidades e criação de estratégias para performance online dos negócios.

Zíriga Social

Análise, criação e gestão de conteúdo para construção da marca nos canais digitais.

Zíriga Performance

Gerenciamento dos canais digitais com foco no fortalecimento da marca para captação de leads para acelerar seus resultados

 

Precisa de ajuda?

Tenha a ajuda de um especialista 

 

Karine Oliveira

Karine Oliveira é formada em Publicidade e Propaganda e trabalha na área de Marketing da Agência Zíriga, onde atua como Content, especialista em redação e criação de conteúdo. Durante quatro anos, atuou em atendimento e comunicação em organizações voltadas para Negócios de Impacto Social e Investimento Anjo, onde desenvolveu habilidades como comunicação não violenta, planejamento e visão estratégica, skills importantíssimas para potencializar o posicionamento de negócios!

Comentários

PUBLICIDADE