Artigos

As 10 principais palestrantes do Web Summit 2019

As mulheres foram destaque na 9ª edição da maior conferência de tecnologia do mundo sendo 46,3% dos participantes

 

Por Gabriel Dias*

Ao falar de inovação, deve-se levar em conta ideias que fogem de pensamentos antigos e que cada vez mais perdem espaço na sociedade. Uma dessas questões que estão mudando é a igualdade de gênero em todos os ambientes e a nona edição do Web Summit demonstrou que as mulheres têm sim espaço em conversas sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo e negócios.

O Web Summit 2019 bateu recorde de público e atingiu um número de 70.469 participantes. A grata surpresa foi a diversidade de público e, principalmente, no número de mulheres envolvidas no evento. 46,3% dos participantes do WS eram do sexo feminino. Ou seja, mais de 32 mil mulheres estavam presentes na Altice Arena nesta semana. Destaque que Dado Schneider fez questão de levantar.

Outra demonstração de força feminina no Web Summit 2019 foram as potentes palestrantes que subiram no palco compartilhando grandes histórias, opiniões fortes e muito conhecimento estratégico das áreas de inovação, tecnologia, política, sustentabilidade e esportes. O aplicativo oficial do evento revelou, a partir dos dados de participantes adicionando os favoritos e quem queriam ouvir, as 10 principais palestrantes.

 

10. Paige VanZant

 

Paige VanZant
Paige VanZant | Photo by Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile.

 

A lutadora norte-americana de MMA, Paige VanZat, é uma das favoritas dos fãs de UFC. Além de lutar, Paige é modelo, autora de livros e recebeu bastante popularidade quando participou do quadro Dancing with the Stars – versão americana da Dança dos Famosos. Paige VanZat subiu no palco SportsTrade com a brasileira e também lutadora de MMA, Cris Cyborg, abordando a transformação que as duas, como mulheres, realizaram nas lutas marciais.

 

9. Cassie Kozyrkov

 

Cassie Kozyrkov
Cassie Kozyrkov | Photo by Harry Murphy/Web Summit via Sportsfile.

 

Uma das mulheres mais importantes no Google é a Chief Decision Scientist, Cassie Kozyrkov. A americana orienta as equipes no processo de decisão orientado a dados e na estratégia de AI. Cassie é a inovadora por trás da introdução da prática da Inteligência de Decisão no Google, treinando pessoalmente mais de 20.000 Googlers. A CDS já participou outras vezes do Web Summit e nesta edição estava no palco Auto / Tech.

 

8. Anna Gedda

 

Anna Gedda
Anna Gedda | Photo by Vaughn Ridley/Web Summit via Sportsfile.

 

Anna Gedda é uma das responsáveis pela mudança de pensamento para questões sustentáveis na moda. Anna é diretora de Sustentabilidade da H&M e membro da equipe de gerenciamento executivo da empresa. Anna Gedda participou do Web Summit no palco MODUM.

 

7. Katia Bassi

 

Katia Bassi
Katia Bassi | Photo by Vaughn Ridley/Web Summit via Sportsfile.

 

Katia Bassi é a CMO da Automobili Lamborghini e foi a primeira mulher a ingressar no conselho da fabricante italiana. Katia esteve no palco PandaConf mostrando como a Lamborghini está ajudando as pessoas a tornarem seus carros dos sonhos realidade e no painel no Center Stage sobre marketing em 2020.

 

6. Gillian Tans

 

Gillian Tans
Gillian Tans | Photo by Seb Daly/Web Summit via Sportsfile.

 

“Eu gostaria que o Web Summit estivesse lá quando a Booking.com era uma startup”, disse Gillian Tans, Chairwoman do booking.com. A executiva aconselha a liderança da empresa na visão e operações de longo prazo do negócio, bem como nas principais iniciativas de crescimento. O booking.com é esse ano patrocinador oficial das mulheres no salão de tecnologia. Gillian participou de um painel no Center Stage sobre definir e viver de acordo com os valores da empresa.

 

5. Margrethe Vestager

 

Margrethe Vestager
Margrethe Vestager
| Photo by Diarmuid Greene/Web Summit via Sportsfile.

 

Margrethe Vestager é comissária da UE para a Concorrência e vice-presidente executiva designada para a próxima comissão. Ex-ministra da Dinamarca (Economia e Interior, Educação), foi líder política do Partido Social Liberal. Margrethe participou do Web Summit para tratar dos problemas que assombram o mundo da tecnologia e compartilhar soluções éticas.

 

4. Melanie Perkins

 

Melanie Perkins
Melanie Perkins | Photo by David Fitzgerald/Web Summit via Sportsfile.

 

Melanie Perkins é co-fundadora e CEO do Canva, uma ferramenta online de design e publicação que simplifica o design gráfico. Melanie é uma das CEOs mais jovens a liderar uma unicórnio de tecnologia. A co-fundadora do Canva participou do Web Summit 2019 compartilhando ideias que a ajudaram a levar sua empresa ao status de potência global.

 

3. Barbara Martin Coppola

 

Barbara Martin Coppola
Barbara Martin Coppola | Photo by David Fitzgerald/Web Summit via Sportsfile.

 

Barbara é diretora digital da IKEA, Ingka Group, e ocupa cargos de liderança no setor de tecnologia há 20 anos, trabalhando para marcas como Google, YouTube, Grubhub, Samsung e Texas Instruments em 9 países. Barbara esteve no Center Stage e no PandaConf para falar sobre como a gigante de móveis está abordando os negócios éticos na era digital.

 

2. Jessica Ennis

 

Jessica Ennis-Hill
Jessica Ennis-Hill | Photo by Cody Glenn/Web Summit via Sportsfile.

 

Jessica é medalhista de ouro olímpica em heptatlo (Londres 2012) e 3 vezes campeã mundial de heptatlo em 2009, 2011 e 2015, ganhou um Damehood by the Queen por serviços de atletismo em 2017 e recentemente conquistou o mundo dos negócios. Jessica Ennis é fundadora e CEO da Jennis Fitness, um aplicativo que oferece planos de fitness com curadoria a preços acessíveis. A, agora, business woman participou do WS discutindo a saúde das mulheres, influenciando o comportamento e a mudança do esporte para os negócios.

 

1. Katherine Maher

 

Katherine Maher
Katherine Maher | Photo by David Fitzgerald/Web Summit via Sportsfile.

 

Katherine Maher é a CEO da Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos que apóia a Wikipedia e seus projetos irmãos. Katherine é defensora de longa data de sociedades livres e abertas e do papel dos direitos humanos em tecnologia e desenvolvimento. Esteve no Web Summit para discutir a importância de ser global e de ser aberto.

 

Menção honrosa

O Brasil teve mulheres representando os brasileiros nos palcos como Cris Cyborg, três vezes campeã de MMA, Carina Guedes Carvalho, gerente de Produto do Globo.com, Fernanda Canto, gerente de Marketing de Consumidor na Nestlé, e muitas outras.

Gabriel Dias

é jornalista formado no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Analista de Conteúdo no grupo Digitalks, Gabriel também tem experiência nas áreas de jornalismo político. Trabalhou em agências de comunicação e na Câmara dos Deputados. Gosta de produzir conteúdos digitais e foca no Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE