Segunda-feira, 18 de abril de 2022
Nos últimos meses, o foco para todos nós que trabalhamos com tecnologia é acelerar a Transformação Digital em um ritmo muito forte e, também, tem sido uma oportunidade interessante para revisitar a forma como catalisamos as mudanças sistêmicas. Lá no início da pandemia, nossa prioridade imediata era permitir que as empresas continuassem sendo produtivas enquanto trabalhavam remotamente. Desde então, a jornada em que estamos tem destacado o quão eficaz a Transformação Digital é, e muito mais do que apenas a tecnologia que você implementa. É sobre cultura, pessoas e mentalidade.
Apenas alguns anos atrás, a Transformação Digital envolvia tudo sobre a implementação das mais recentes tecnologias. Mas agora, o foco está nos objetivos de negócios que essas tecnologias permitem que você alcance. E isso significa fazer com que seus dados funcionem por você – combinando diferentes tipos de dados estruturados e não estruturados para fornecer insights significativos que impulsionem a inovação e criem uma vantagem competitiva às organizações. Dado este panorama, consigo destacar alguns pontos nesta virada de chave.
Os dados são mais valiosos quando você pode aproveitá-los em toda a empresa, movendo toda a cultura organizacional para ser data driven. Isso significava ter uma visão holística da gestão de dados e garantir que os indivíduos de toda a companhia entendam a real importância e o poder dos dados em seus processos de negócios associados.
Investimos tempo para garantir que nossos colegas – que são nossos clientes internos – tenham a melhor experiência. Isso é mais importante do que nunca. Agora as pessoas trabalham, principalmente, em casa e com desafios suficientes para lidar. Então queremos facilitar. Precisamos garantir que todos tenham um seguro e fácil acesso aos recursos corporativos necessários para trabalhar perfeitamente a partir de locais remotos.
A abordagem colaborativa de cocriação impulsiona não somente o público interno, mas transforma todo o ecossistema. Isso nos permite identificar, simultaneamente, todos os problemas e perspectivas e nos permite avançar mais rapidamente. A abordagem tem sido tão bem-sucedida que, com facilidade, encontramos companhias com escritórios regulares de design thinking (abordagem que coloca o ser humano no centro das soluções, com o propósito de aplicar inovação em gestão de projetos e criar com agilidade) incorporadas em seus programas de mudança cultural.
Este cenário desafiador também é marcado por algumas mudanças em nosso pensamento sobre como executar e sobre como obter insights de dados que você deve orientar sua empresa para poder aproveitá-los. Isso significa eliminar qualquer aresta para seus dados ou procedimentos. A troca de informações é um componente crucial do processo de transformação, e cada empresa tem inúmeras formas de capturar dados, desde registros de manutenção de equipamentos até informações capturadas por sensores. Devemos ser consistentes sobre dados capturados, em toda a empresa. Isso nos ajuda a nos manter ágeis. É preciso estar atento à dinâmica do mercado, e garantir que os processos ofereçam o tempo rápido necessário para atender as demandas.
Ao mesmo tempo que nos esforçamos para garantir que mantenhamos uma mistura de culturas em todas as camadas do negócio, não podemos nos esquecer da nossa essência. A pandemia nos forçou a aprimorar outras habilidades – não apenas dependendo do vídeo para nos conectarmos com nossos colegas, mas também tendo empatia pelas situações dos indivíduos. É essencial cuidar da sua equipe e entender que as pessoas têm prioridades diferentes em vários momentos do dia. Isso significa adaptar sua agenda de acordo com a situação. Confie em seu time para ser produtivo, mas esteja ciente de que seu dia de trabalho pode parecer diferente agora – e aprender a ouvir mais.
Olhando para trás, transformamos muitos desses desafios em mudanças culturais positivas, significativas de dentro para fora. E conseguimos fazer isso sem abrir mão do nosso DNA que, no fim, nos torna únicos. Para que a transformação digital seja bem-sucedida, é crucial trazer toda a empresa com você, seus clientes e todo o seu ecossistema. Mas ainda é apenas o começo – a transformação é um processo contínuo – que começa e termina com as pessoas e como elas usam os dados que você disponibiliza a elas.
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Diretor de Vendas na divisão de Enterprise Sales da Fujitsu do Brasil, onde atua há 13 dos seus 20 anos de carreira no mercado de TIC. Nesse período acumulou experiência liderando equipes de qualidade, processos e métricas de software, pré-vendas e desenho de soluções, além do suporte regional estratégico para projetos globais. Tem como missão trazer ao mercado brasileiro os desenvolvimentos mais recentes dos centros de excelência da Fujitsu em IA, incluindo as plataformas Digital Annealer Unit e a plataforma de segurança biométrica Palmsecure.
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