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A inteligência por trás de informações trabalhadas qualitativamente

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A revolução digital tem criado um arsenal de oportunidades para os profissionais de marketing, ao mesmo tempo em que coloca diante deles desafios cada vez maiores.  As mídias digitais e redes sociais permitem contato diferenciado com consumidores e acesso a contextos que anteriormente não estavam ao alcance das empresas. Ao mesmo tempo, no entanto, exigem a utilização de ferramentas que permitam saber quais pontos têm real importância nessa intensa troca de informações entre empresas e marcas.

Maior interação não significa automaticamente conteúdo mais relevante. É por isso que a TNS, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, criou o ThinkTank, comunidade customizada online e mobile formada por consumidores inteligentes e atentos a novidades, que discutem questões dos clientes por um maior período de tempo.

Com o ThinkTank, é possível observar tendências, conseguir feedback em campanhas de publicidade consideradas de alto risco ou simplesmente acessar corretamente os consumidores. Dessa forma, possibilita estar em linha com o conhecimento de consumidores apaixonados para criar em conjunto soluções para os desafios de marcas.

Os resultados dessa ferramenta da TNS não demoraram a aparecer. Os clientes que a experimentaram, tiveram acesso rápido ao feedback dos “ThinkTankers” e, principalmente, obtiveram respostas para as suas questões de negócios. Por outro lado, os participantes receberam informações dos profissionais qualificados da TNS de maneira concisa, direta e focada unicamente nos pontos mais importantes.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com um fabricante global de cigarros, que precisava ter rápido feedback dos consumidores sobre conceitos e novas ideias de produtos. Dessa forma, a empresa poderia identificar e investir nas mais importantes oportunidades e expandir seu mercado. A TNS utilizou o ThinkTank para esse cliente, com um estudo que durou três meses e ofereceu à empresa uma oportunidade de interagir com  consumidores cuidadosamente selecionados, inteligentes e voltados para o futuro.

Como resultado desse trabalho, o ThinkTank conseguiu fornecer ao cliente vinhetas imaginativas, que espalharam novas ideias e abriu um processo de inovação nos negócios da empresa.

Para chegar a resultados como esse, o ThinkTank requer conhecimento acurado dos moderadores da TNS. É preciso ter habilidades para criar confiança, gerenciar energia e dinâmica de grupo, além de escutar com toda atenção e ter sensibilidade comprovada. Moderar uma comunidade online é muito mais do que organizar uma série de tarefas – os experientes moderadores da TNS combinam atenção e empatia com um cuidadoso gerenciamento do ritmo, energia e atividades, para que os participantes se sintam engajados e valorizados.

Os clientes podem ter acesso em tempo real a todas as sessões, o que permite reações imediatas às opiniões dos “ThinkTankers”, além de permitir que se façam perguntas ao moderador sobre pontos específicos das discussões.

Dessa forma, as empresas ganham um novo aliado para trabalhar com eficiência junto ao consumidor, contando também com o conhecimento da TNS em relação a especificidades culturais de vários países, uma crescente necessidade para quem precisa otimizar suas ações de marca e de marketing. Essas empresas passam a ter acesso, via ThinkTank, a informações importantes referentes a seus negócios e aos setores em que atuam – e rapidamente, sem ter que esperar semanas pelo resultado.

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é Account Manager da TNS Brasil. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com especialização em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (CEAG- FGV/SP), com ênfase em posicionamento de marcas e estratégia. Trabalha há 14 anos com pesquisa de mercado, sendo 9 na TNS Brasil.

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