Artigos

A importância do networking no Linkedin

Entenda porque o  LinkedIn é uma das melhores ferramentas para aumentar sua presença online, se manter atualizado, fazer networking e conseguir novas oportunidades de negócio

 

Em um mundo cada vez mais online, é natural que os processos seletivos sejam feitos através de ferramentas e sites da web. Para um profissional que quer se destacar e ser sempre lembrado na sua área de negócios, é de extrema importância ser bem relacionado tanto no mundo real como no mundo virtual.

Assim, o LinkedIn se mostra uma das melhores ferramentas para aumentar sua presença online, manter-se atualizado, fazer networking e conseguir novas oportunidades de negócio. É importante entender como funciona o LinkedIn para conseguir tirar o melhor proveito desta ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas.

Muito resumidamente, o LinkedIn é uma rede social profissional. Esta rede social é utilizada por profissionais para mostrar suas aptidões; funciona como um currículo online, que pode (e deve) ser atualizado constantemente.

Amplamente utilizado por empresas que procuram novos colaboradores, é importante ter seu perfil no LinkedIn sempre atualizado para não perder nenhuma oportunidade. Também é uma excelente ferramenta para se manter informado sobre a sua área de negócios, seguindo profissionais e empresas que sejam referência no mercado.

 

Como descrever seu perfil profissional no LinkedIn

Perfis bem escritos e atualizados costumam receber mais destaque dentro da rede social. Assim, é importante seguir algumas regras:

  • Foto de Perfil – escolha uma que transmita profissionalismo e seriedade. Fotos de viagens, com animais de estimação, bebida na mão devem ficar longe do seu perfil profissional.
  • Fique atento ao português – assim como no currículo tradicional, erros de português não são tolerados.
  • Experiência profissional – foque em mostrar os resultados obtidos no seu trabalho, com fatos e dados importantes. Seja sucinto para não entediar quem estiver lendo.
  • Preencha todos os campos – não se esqueça de mencionar causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. Pode ainda alterar imagem de fundo LinkedIn, para personalizar ainda mais seu perfil e se destacar.
  • Multimídia – Inclua links, fotos, vídeos e slides que possam funcionar como portfólio.
  • Currículo Bilíngue – Caso tenha interesse em oportunidades em outros países ou trabalhar em empresas multinacionais, disponibilize seu perfil em outra língua.

 

Como se destacar no LinkedIn: perfil pessoal

Depois de ter criado seu perfil pessoal, é hora de adicionar novas conexões. São estas conexões que te permitirão fazer networking através da plataforma, por isso, é essencial ter bons contatos na rede.

Pode fazer isso buscando os contatos do seu e-mail e de outras redes sociais. Sempre que tiver reuniões e eventos profissionais, distribua um cartão de visita com o link para o seu perfil. Utilize esse método apenas numa perspectiva profissional e não inclua o link para outras redes sociais.

Não pense que preencher todos os campos é suficiente para se destacar no LinkedIn. É importante manter seu perfil atualizado constantemente. Pense em compartilhar notícias que tenham a ver com sua área de atuação ou até mesmo usar o seu perfil para criar um tipo de blog profissional, com textos autorais. Isso com certeza chamará mais atenção para seu perfil!

Interaja com suas conexões: tenha um relacionamento próximo com os profissionais, mas sem ser invasivo. Pode ainda pedir depoimentos sobre suas conquistas e personalidade para colegas de trabalho, professores e colegas de faculdade. No entanto, só faça este pedido às pessoas que você tenha uma certa proximidade, para não criar um mal-estar. A melhor maneira de receber depoimentos é fazendo depoimentos sobre os seus contatos, pois as pessoas têm a tendência em retribuir a gentileza.

Mais simples ainda é pedir para que suas conexões atestem suas qualidades em domínios específicos. Neste caso, não é necessário escrever, apenas selecionar competências específicas.

Participe e interaja em grupos para se manter atualizado sobre o mercado de trabalho, conseguir novas conexões e ainda destacar seu perfil. Também vale seguir empresas onde você gostaria de trabalhar, para poder se candidatar a vagas que possam aparecer no futuro.

 

Como se destacar no LinkedIn: Company Page

Caso tenha um negócio próprio, pode ainda criar uma página exclusiva para sua empresa dentro do Linkedin. Chamadas de Company Page, estas páginas possuem sessões específicas para apresentar produtos e serviços e podem ser seguidas por pessoas que se interessem pela sua empresa ou área de negócios.

Além de divulgar vagas abertas na sua empresa e contratar profissionais qualificados, uma página empresarial pode ajudar a dar mais credibilidade ao seu negócio.

O primeiro passo para destacar sua empresa dentro do LinkedIn é preencher todos os campos possíveis, indicando sua área de negócios, colocando seu slogan, seu logo e outras informações que julgue importante.

Mantenha sua Company Page sempre atualizada, mas não foque só nos serviços oferecidos pela sua empresa,para não entediar seus seguidores. Publique assuntos que sejam relativos à sua área de negócios: notícias, posts, dicas e imagens, tudo que possa inspirar e motivar seus seguidores.

Assim como no perfil pessoal, interagir é imprescindível: você pode criar e participar de grupos com a sua Company Page. No entanto, é importante ter uma participação ativa e que agregue valor. Fazer propaganda pura do seu negócio em grupos ou posts de pessoas ou de outras empresas pode ser considerado spam, além de denegrir a imagem da sua marca.

Seguindo todas essas dicas, tem tudo para ter um perfil profissional e empresarial no LinkedIn memorável!

 

Dica de leitura para quem quer saber mais sobre o LinkedIn! 🙂

>>Como extrair as métricas do Linkedin Pulse do jeito hacker

>>LinkedIn lança ferramenta que facilita geração de leads

 

 

 

 

Rut Vazquez

é Analista de Conteúdos e SEO na 360imprimir e é responsável pela produção de conteúdos como artigos para o blog, infográficos e redes sociais. Formada em Publicidade e Relações Públicas, tem já 5 anos de experiência em agências e In-house. Suas experiencias profissionais sempre se basearam em plataformas digitais, por isso, possui um um grande conhecimento sobre o marketing online.

Comentários

PUBLICIDADE