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A arte da personalização criativa

Foto. Homem com um lápis verde na mão desenhando em uma parede cinza. Ele está de costas, tem cabelo curto e usa blusa azul. Ele desenhou várias manchas de cores diferentes na parede.

Como profissionais de marketing, temos acesso a um volume quase excessivo de dados que nos permite corrigir processos rapidamente. Isso acelera o ritmo entre a criação e a análise. Com que rapidez podemos preparar uma campanha criativa? Com que frequência devemos nos articular? Que canais são os mais apropriados? Essas são algumas das perguntas que alguns profissionais de marketing se fazem todos os dias. À medida que continuamos trabalhando com o marketing sintético, criativos e dados, temos que garantir que estamos nos adaptando, mas também permitindo que a criatividade prospere.

 

Encontre seu público-alvo

Embora usemos dados para criar um criativo forte e impactante, nunca, podemos perder nossa oferta de produtos de vista. Quando lançamos o Código Wix, um produto direcionado a designers da Web e desenvolvedores mais avançados, garantimos que os atingiríamos onde estivessem e por meio dos canais relevantes. Isso é primordial para todos os nossos produtos.

A localização é fundamental para o marketing de um produto que os consumidores não podem tocar nem sentir. Precisamos entender o que motiva os consumidores e preencher qualquer lacuna que exista. Conseguindo isso, aumentamos nossa capacidade de vender para os consumidores e, ao mesmo tempo, ganhar sua confiança. Compreendendo os dados que estão por trás desses mercados, podemos reduzir o tempo e oferecer criativos que causem muito mais impacto com mercados específicos.

Seja comercializando seus serviços ou produtos digitais, pense no que está vendendo como produtos dinâmicos que estão em constante evolução. Com novos recursos, a produção muda e, consequentemente, o processo muda também. Ao criar uma campanha de marketing, é importante pensar em quando a mensagem será lançada, como a diferença entre falar sobre um produto que está em estágio beta, na primeira versão ou com sete anos. Esses são todos fatores importantes que fazem parte do desenvolvimento do marketing ou da campanha publicitária de um produto.

 

Personalização de publicidade

Por sua vez, isso abre o processo criativo. As campanhas tornam-se multicanais e envolvem várias equipes no processo. Isso vai além de apenas analisar como os criativos impactam o marketing, mas também a promoção da marca e o design.

Como um produto online, precisamos ter certeza de que nosso marketing reflete os esforços de nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento, e de que não divulgamos produtos de maneira desonesta. Cada etapa no caminho para a compra dá suporte à outra – desde o marketing até o uso do produto. Como nossos produtos, nós desenvolvemos, criamos e testamos nosso marketing. Quando lançamos algo, a estratégia reflete a eficiência com que um produto pode funcionar em um lugar em relação ao outro. Começamos no Brasil, nos EUA ou na Irlanda? O que isso significa para o marketing? Significa usar os dados de maneira que fundamentem as decisões. Ajudará a criar uma campanha de marketing mais forte que seja oportuna e relevante.

O nível de personalização de anúncio é algo que evoluiu muito no último ano. Temos consumidores mais experientes, o que significa que as marcas e os anunciantes precisam evoluir continuamente. Parte do motivo pelo qual estamos usando tantos influenciadores e parcerias diretas é a capacidade de personalizar campanhas para públicos distintos. Isso pode ser tão específico quanto um produto inteiro, ou seja, o Código Wix ou anunciar em nossas galerias – um recurso pequeno, mas excelente em nosso produto fotográfico.

Com a personalização vem a localização. À medida que os consumidores tornam-se mais experientes, é importante ajudá-los a entender porque um bem ou serviço faz sentido para eles. Com anúncios em tempo real, o marketing de influência e parcerias estratégicas, as marcas estão garantindo o fornecimento de conteúdo personalizado para seus usuários.

 

Criação de uma campanha vencedora

Marketing: onde a ciência se encontra com a criação. Como profissionais de marketing, nosso objetivo é criar conscientização e impulsionar as vendas. Criamos campanhas que causarão impacto no público.

A Wix é, antes de qualquer coisa, uma empresa de desenvolvimento de sites. Isso significa que nosso público é online. Ser capaz de conectar-se a pessoas online, em vários pontos, ajuda-nos a guiá-las pelo funil de marketing. Os criativos nos ajudam a mantê-los envolvidos e rompe o ruído.

Porém, a condução pelo funil de marketing coloca os criativos em uma situação difícil. Como você pode criar algo que está apostando na capacidade cada vez menor de atenção das pessoas? O marketing precisa combinar ambas as partes: envolvendo material de marketing e melhor coleta de dados.

Os dados permitem maior personalização da campanha. Para nós, isso significa aproveitar nossos usuários. Com mais de 131 milhões de usuários, criamos campanhas que celebram essas conquistas.

Para ajudar a desenvolver criativos mais dinâmicos, estabelecemos parcerias com marcas renomadas, como o Clube de Regatas do Flamengo e o Manchester City Football Club. Essa parceria nos permite atrair uma base de público maior e criar programas que mostrem nossos usuários e suas histórias pessoais. Nós aproveitamos nossa parceria com o MCFC e sua Premier League para dar a um sortudo usuário da Europa ou da América Latina a chance de assumir o site e o estádio do MCFC.

Essa campanha, como outras campanhas digitais, nos ajuda a medir rapidamente sua eficácia, diferentemente dos criativos de televisão. O montante gasto no desenvolvimento de um criativo é medido por sua eficácia e pela velocidade com que recuperamos cada dólar gasto em marketing. Podemos aprender a forma como cada criativo funciona, onde podemos articular e canalizar o dinheiro para produzir as campanhas digitais mais eficazes e impactantes.

Essas campanhas exigem que trabalhemos em dois pontos: adquirir novos clientes e, ao mesmo tempo, reforçar nossa percepção da marca.

Por sua vez, desenvolvemos usuários mais satisfeitos e podemos começar a usá-los em outras oportunidades de compartilhamento de histórias. Com um foco em campanhas digitais, nós aproveitamos influenciadores que são capazes de atingir um público muito maior e mais diversificado. Essas campanhas são criadas analisando os dados e encontrando os canais apropriados onde nossos públicos vivem.

 

Corra riscos

Corra riscos ao desenvolver uma estratégia criativa para uma campanha digital de produtos. A criatividade e os riscos andam lado a lado. Algumas de nossas melhores campanhas têm nos acompanhado aproveitando ao máximo nossos criativos, por exemplo, a campanha Ich bin Wixer na Alemanha, ou aproveitando novos influenciadores em um novo mercado, como nossa parceria com o time de futebol brasileiro Clube de Regatas do Flamengo.

Vivian Hernandez

é Head de Comunicação e PR da Wix para a América Latina.

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