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7 dicas para uma campanha de publicidade nativa bem-sucedida

As campanhas de publicidades nativas para dispositivos mobile são uma maneira cada vez mais popular de atrair a atenção sem interromper a experiência do usuário. De acordo com pesquisas recentes, os gastos com publicidade nativa nos EUA devem aumentar em 21%, um valor de US $57 bilhões comparados com o ano passado. No Brasil, uma pesquisa da IAB Brasil constatou que o investimento com publicidade nativa em 2019 foi de mais de 16 bilhões de reais e espera-se que o mercado global de publicidade nativa atinja US $400 bilhões até 2025. Estudos também descobriram que eles podem ser mais bem-sucedidos em impulsionar o engajamento e combater a monotonia da publicidade.

Então, o que são anúncios nativos para celular?

As publicidades nativas são projetadas para ter um match com o conteúdo ao redor. Ao contrário dos anúncios tradicionais, que são fáceis de ignorar e podem parecer invasivos, a publicidade nativa se mistura com a função e o estilo da plataforma, seja um jogo, um aplicativo de notícias ou uma plataforma de compartilhamento de vídeo. Em vez de interromper a experiência do usuário, ela passa a fazer parte da aparência do conteúdo.

Feitos corretamente, eles podem ser mais fáceis de entender, além de aumentar o reconhecimento da marca e alcançar usuários que podem ser resistentes aos anúncios tradicionais. Embora os benefícios da publicidade nativa sejam claros, eles podem não ser tão fáceis de criar.

Criando uma publicidade nativa vencedora

Como as publicidades nativas precisam corresponder a um ambiente próprio, é necessário uma coordenação mais próxima entre editores e anunciantes. Para criativos, isso significa que as opções de design, layouts e tipos de recursos que eles podem usar serão limitados.

As equipes da UA (User Acquisition) também precisarão de mais tempo para chegar a uma estratégia que funcione. Os anúncios podem ser bem projetados, mas se não conseguirem um bom equilíbrio entre alcançar os sentidos, o tom do editor e atrair a atenção do usuário, não terão sucesso. As equipes da UA terão que experimentar para encontrar uma combinação vencedora.

Dicas para melhorar sua publicidade nativa

Ao desenvolver uma publicidade nativa, os fundamentos básicos ainda se aplicam. Assim como em campanhas tradicionais, comece conhecendo seu aplicativo e seu cliente. Descubra quem é seu público-alvo, o que eles leem e o que eles seguem. Além disso, conheça o ambiente, como os usuários se comportam e quais formatos estão disponíveis.

Como em todas as campanhas, defina suas metas antes de começar e identifique seus KPIs. Descubra se você está otimizando as instalações ou compras no aplicativo, qual é o seu CPI desejado ou se está procurando aumentar o reconhecimento da marca. Depois de definir suas metas, experimente e analise suas descobertas. Para começar, aqui estão algumas dicas para criar uma campanha de sucesso:

1. Não interrompa a experiência

Lembre-se de que seu objetivo é estabelecer uma UX (User Experience) suave. Os designs que se parecem com spam, como pop-ups, interrompem o fluxo do aplicativo e qualquer coisa que seja verificada, como um anúncio, pode ser pulada ou ignorada pelo usuário. Ao invés disso, use a experiência do app a seu favor. Por exemplo, nunca se deve colocar fotos de pessoas segurando um celular em anúncios. Como o usuário já está usando um, lembrá-lo disso quebra a imersão e cria barreiras ao engajamento.

2. Evite Clickbait

Fundamentalmente, as publicidades nativas não devem tentar enganar o usuário. Lembre-se de que o objetivo não é gerar cliques ao custo de criar confiança. Concentre-se em entregar uma mensagem clara com componentes que funcionam bem, ao invés de CTAs grandes e chamativos que forçam o usuário a clicar. Nunca adicione mais de um CTA – isso só atrapalha o design e confunde os usuários. Dê aos clientes em potencial uma mensagem clara e atraente que os incentive a aprender mais.

3. Nativo não significa camuflagem

As campanhas nativas se assemelham ao conteúdo no aplicativo, mas também precisam ser atraentes e se destacar. Por exemplo, descobrimos que ao trabalhar com aplicativos de redes sociais ou finanças, imagens altamente produzidas e de banco de imagens tendem a performar bem menos do que conteúdo gerado pelo usuário ou imagens de interface. Faz sentido – os clientes em potencial querem ver o aplicativo validado por seus pares e querem saber com antecedência como será a UI (User Interface).

4. Aproveite o UX & UI do ambiente nativo

A aparência importa, mas não basta apenas imitar a aparência do conteúdo nativo. Crie anúncios que façam uso inteligente do UX (User Experience). Considere não apenas o que os usuários veem, mas quais são seus objetivos imediatos e de longo prazo ao usar o aplicativo. Por exemplo, um anúncio colocado em um ambiente de jogo deve falar sobre o que o usuário pode querer fazer. Eles podem estar explorando o terreno ou procurando coletar um prêmio.

5. Entregue uma mensagem clara

Com publicidade nativa você tem recursos limitados para causar uma boa impressão. Mas você ainda quer que o usuário descubra e explore seu aplicativo. Em caso de dúvida, o ideal é desenvolver um design simples, que contenha um logotipo, o ícone do aplicativo, o título principal e um CTA claro.

É importante certificar-se de que a mensagem pode ser compreendida de relance. Se for muito complicado, os usuários podem ignorá-lo ou clicar errado pensando que é outra coisa.

6. Facilite o teste A/B para você mesmo

O uso de apenas alguns elementos de design traz outros benefícios – facilita o teste A/B. Se for um anúncio estático, siga as dicas de estilo do aplicativo (a cor, a fonte, os tipos de imagens) e, se for um vídeo, mantenha-se fiel ao formato. Ao experimentar, altere apenas um elemento de cada vez. Depois de encontrar uma combinação vencedora, use-a e reutilize-a.

7. Seja orientado por dados

Como as publicidades nativas são projetadas para um ambiente específico, pode levar mais tempo para descobrir o que funciona e o que não funciona. Mas isso não significa que você não deve acompanhar o andamento.

As campanhas nativas são uma oportunidade única de aproveitar o contexto do aplicativo para chamar a atenção para seu anúncio. Experimente amplamente, acompanhe o que você faz e provavelmente encontrará uma estratégia que funcione.

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Creative Strategist da Liftoff há quase dois anos. A executiva é formada em design gráfico, publicidade e multimídia pela Accademia delle Arti e Nuove Tecnologie e já passou por empresas como Adylic e Chiswick Auctions.

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