Artigos

6 passos simples para aumentar a conversão de qualquer página web

Com as constantes exigências de um mercado competitivo e que se move bastante, profissionais de marketing digital se veem constantemente lendo livros, artigos e vídeos internet a fora.

Numa destas buscas, encontrei um framework de otimização de conversão chamado LIFT™, uma sigla para Landing Page Influence Function for Tests™. Em uma tradução livre, a palavra lift significa levantar, erguer, elevar. O método foi desenvolvido pela Widerfundel com foco na análise de conversão de páginas e desenvolvimento de testes de hipóteses.

Segundo a empresa, eles têm utilizado o framework como um dos passos de seu processo para elevar as taxas de conversão de seus clientes. Segundo eles, os resultados variam entre 10% e 227%. Interessante, não é mesmo?

O que mais me chamou atenção no LIFT™ é a clareza e simplicidade do método. Considero ele ideal para vender um projeto de otimização de páginas para algum cliente ou gestor. Uma mão na roda tanto para profissionais, como para empreendedores de marketing digital impulsionarem seus resultados.

 

Os seis fatores de conversão

Sendo um framework de otimização de páginas para a conversão, o LIFT Model trabalha com os chamados 6 fatores de conversão. Como veremos no gráfico e nas descrições abaixo, o objetivo central é sempre o de otimizar a página de um ponto de vista do visitante, algo um pouco incomum nos métodos e tutoriais que estamos acostumados a ler.

Veja abaixo o gráfico conceitual do modelo LIFT™:

Mikael Araújo

 

  1. Proposta de Valor (Value proposition)

Como podem ver na figura acima, o modelo mostra que o veículo que fornece o potencial para as melhores taxas de conversão é a proposição de valor. Sendo assim, os demais fatores são apresentados como condutores ou inibidores da ação de conversão.

texto1

Os condutores de conversão são:

 

  1. Relevância (Relevance)

Quem costuma trabalhar com o Google sabe que uma das questões mais batidas pelo gigante da busca é: relevância. Então, pense bem: Será que sua página de destino está relacionada com aquilo que o visitante espera dela? Irá solucionar o problema dele?

texto-2

A relevância de uma proposição de valor, além do contexto da mídia de origem, é crítica. A página em questão deve utilizar os termos com os quais o visitante se relaciona (identidade visual, tom do texto, imagens, vídeos, etc.) e ser bastante consistente com o link de entrada, caso contrário, o visitante pode ficar confuso e acabar saindo da página (o que elevará suas taxas de rejeição).

 

  1. Clareza (Clarity)

Sua página de destino está demonstrando sua proposição de valor de forma clara? Ela incentiva o visitante a tomar alguma ação (call-to-action)?

texto3

A clareza é um dos mais seis fatores com os quais os empreendedores mais lutam. Os dois aspectos da clareza que devem ser analisados são Design e Conteúdo. Um design voltado para a clareza cria um “fluxo de olhar” desimpedido e limpo. Clareza de conteúdo assegura que a combinação entre texto e imagens minimizem o tempo de compreensão do usuário.

De acordo com as estatísticas do método, dentre os seis fatores, é a clareza aquele com os quais os empreendedores mais lutam.

 

  1. Urgência (Urgency)

Em sua página existe algum indicativo de que a ação necessita ser tomada agora?

texto4

Dentro do método LIFT, a urgência possui dois componentes:

  • Interno: ou como o visitante se sente no momento de sua chegada.
  • Externo: ou a influência que o empreendedor pode apresentar para o visitante.

Enquanto a urgência interna geralmente já existe quando o visitante chega na página (e de fato não temos muito controle sobre isto), o tom da apresentação, linguagem, ofertas e prazos podem influenciar a urgência externa.

 

Os inibidores de conversão são:

 

  1. Ansiedade (Anxiety)

Sempre avalie quais são as potenciais dúvidas e/ou objeções que o visitante poderia ter ao realizar uma ação de conversão em sua página?

texto5

A ansiedade é uma relação entre a credibilidade que você constituiu com o visitante e a confiança que você está pedindo que ele deposite em você.

 

  1. Distração (Distraction)

Existe algum ou alguns itens em sua página que podem desviar o visitante e afastá-lo dos objetivos esperados?

texto6

 

Lembre-se de que quanto mais chamadas visuais e opção de ação (call-to-actions) o visitante tiver de processar, menor são as chances de ele tomar alguma decisão que leve para a conversão. Ao minimizar as distrações (opções de produtos desnecessárias, links e informações irrelevantes para o objetivo), você elevará as taxas de conversão.

A recomendação é a de que você reflita sobre cada um destes seis fatores antes de tomar quaisquer decisões técnicas ou estratégicas. E ao me privar de fazer qualquer conselho técnico, faça a seguinte reflexão: Sabe aquele vendedor fenomenal que você já conheceu alguma vez na vida? Analise se ele faz ou fez algum dos seis fatores citados acima e relacione os aprendizados com os conceitos do Método LIFT™.

Seja você um empreendedor digital ou não, compartilhe este post com seus amigos. Acredito que seja de grande valia para alguém que você conhece. E se você teve algum insight, poste nos comentários.

 

é graduado em Ciências da Computação, possui formação em SEO pela UC Davis/Coursera. Já passou por instituições como Sebrae e Instituto Atlântico. Atualmente é Expansion Representative na StarOfService.

Comentários

PUBLICIDADE