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6 dicas para aumentar o Brand Awareness da sua empresa

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Sabemos que a percepção dos clientes sobre o atendimento e as entregas da empresa é decisiva para o sucesso de uma marca. Afinal, somente a partir de uma experiência positiva com o produto e/ou serviço, as pessoas consideram a possibilidade de se tornarem fiéis à marca.

Do mesmo modo, a satisfação também motiva o consumidor a fazer avaliações positivas, elogios e até indicações para outros potenciais clientes, seja boca a boca, seja nos canais virtuais.

Basicamente, até aqui falamos sobre um conceito importante: brand awareness. Em português: consciência de marca. Trata-se de uma métrica que aponta o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores.

O desafio, portanto, muito além de medir esse indicador, é entender como aumentar o brand awareness da sua empresa. Dessa maneira, ela será bem lembrada pelo público e certamente irá se destacar no mercado.

Quer saber porque e como trabalhar a consciência de marca de maneira estratégica? Continue lendo esse texto!

 

#1 O que é Brand Awareness?

Conceitualmente, o brand awareness é um indicador que revela a consciência de marca pelo seu público. Ou seja, consiste em compreender de que maneira as empresas são associadas aos seus produtos ou serviços. Mais do que isso: trata-se de investir na marca, para que ela seja reconhecida, respeitada e preferida pelo público, destacando-se no mercado.

O brand awareness está diretamente ligado ao branding. Afinal, é uma das maneiras de mensurar o potencial e os resultados da gestão de uma marca.

No Brasil, temos cases de sucesso que ilustram com perfeição o conceito. Algumas marcas possuem brand awareness tão forte que já são usadas pelas pessoas para se referir a um dado produto. Veja:

Conhecemos a palha de aço como Bombril, a lâmina de barbear como Gilette e o amido de milho como Maizena. A popularidade dessas marcas é incrível. Meta de brand awareness cumprida com sucesso por elas!

 

#2 Qual a importância do indicador?

Com o brand awareness, a sua empresa tem condições e trabalhar pelo fortalecimento da marca no mercado e pelo reconhecimento da qualidade dos produtos e serviços entregues. Para começar, o primeiro passo é planejar uma estratégia de marketing completa e, assim, trabalhar para para aumentar o brand awareness.

Veja, a seguir, algumas das vantagens de apostar neste conceito:

1. A marca tende a ganhar a confiança do consumidor e as vendas aumentam

Frequentemente, quando o consumidor busca um produto ou serviço, ele já tem algumas marcas em mente. Por isso, se você deseja aumentar o brand awareness da sua empresa, sua marca deve se destacar no grupo das mais lembradas pelo público.

A partir do momento que ela se torna referência, as pessoas passam a depositar mais confiança na qualidade do produto ou serviço, priorizando suas ofertas. Com isso, certamente, o número de vendas irá aumentar.

2. Impulsiona o alcance da marca

Quando a marca ganha mais popularidade e reconhecimento, consequentemente, o seu alcance também aumenta. Contudo, para atingir esse objetivo é preciso muito planejamento, estratégia e dedicação.

O brand awareness exige que a empresa exponha sua marca de maneira inteligente, fazendo-se presente no dia a dia das pessoas. Neste sentido, a exposição em mídias online e offline e até mesmo nos pontos de venda pode fazer muita diferença.

3. Otimiza a estratégia de marketing

Quando a empresa tem domínio da real consciência de marca, o desenvolvimento de uma estratégia de marketing, focada em branding ou publicidade, se torna muito mais simples e assertivo.

Afinal, as percepções dos consumidores podem ser usadas como insumos para as campanhas, reforçando a imagem da marca e fortalecendo o vínculo com o consumidor.

Na prática, a consciência de uma marca é uma das principais diretrizes para construir uma estratégia de promoção dos produtos e serviços da empresa.

 

#3 Como aumentar o brand awareness da empresa?

Agora que você já conheceu algumas das vantagens de apostar no brand awareness da sua empresa, é hora de entender por onde começar. Elaboramos seis dicas para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia consistente, que seja capaz de fortalecer sua marca. Confira:

1. Invista no marketing digital

É praticamente impossível começar uma campanha de conscientização de marca, sem investir em uma estratégia de marketing digital.

Isso porque alguns dos métodos e ferramentas usados são indispensáveis para que você atinja o público certo. Com o uso de mídia paga e a criação de anúncios digitais, por exemplo, você ganha condições de chegar até o seu potencial cliente.

Igualmente importante é criar uma persona que seja capaz de traduzir o perfil, as demandas, os interesses, os dados demográficos e a localização do seu provável cliente. Desse modo, é possível aproveitar muito mais o recurso de segmentação nas plataformas de publicidade online. Afinal, a campanha será veiculada para as pessoas que estão, de fato, interessadas.

Dentro da estratégia de marketing digital, existem muitas maneiras de engajar a sua audiência online, usando formatos como anúncios de imagens, textos, vídeos, entre outros. Planeje-se para combinar essas técnicas e buscar mais cliques e conversões de marca.

2. Explore o potencial de interação das redes sociais

Ao abrir um canal de diálogo com o seu público como, por exemplo, uma conta no Instagram, é importante que você não só a mantenha atualizada. Mais do que isso: você precisa aprender a interagir com o seu público nas redes sociais, aproveitando esses espaços para nutrir e engajar leads e fidelizar clientes.

Jamais deixe as pessoas sem resposta, nem proponha atividades que não conseguirá atender. Lembre-se que, embora a comunicação seja mediada pela tecnologia, a sua marca está conversando com as pessoas. Elas criam expectativas, têm exigências e gostam de interagir. Portanto, cuide e humanize as interações!

3. Entregue conteúdo de qualidade

Oferecer conteúdo com alto valor agregado, em um blog institucional, por exemplo, é uma maneira de contribuir com o seu público. Assim, muito além de marcar presença na internet, a sua empresa também conquista autoridade para abordar os temas da área que atua.

Esse é o tipo de iniciativa que pode não trazer resultados imediatos, mas fomenta a relação de confiança estabelecida com o seu público.

4. Valorize as avaliações e incentive indicações

No universo digital, inundado por um mar de ofertas, o marketing boca a boca ganha especial relevância. Isso porque os consumidores buscam opiniões confiáveis sobre determinado produto ou serviço antes de consumi-lo.

Seja no Reclame Aqui, no Google Meu Negócio ou na Fanpage, as avaliações dizem muito sobre o brand awareness da sua empresa, sendo referências importantes para a tomada de decisão do consumidor.

Além disso, as indicações são igualmente valiosas. Quando alguém em quem o consumidor confia aponta um fornecedor ou prestador de serviço, ele tende a acreditar muito mais na marca, sentindo-se mais confiante para comprar ou contratar.

Vale, portanto, investir em um programa de indicação, fornecendo recompensas, como descontos e bônus, para clientes atuais. Outra alternativa é selecionar um influenciador digital, que tenha sintonia com a sua marca, para que ele compartilhe com os seus seguidores uma opinião sobre os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

5. Ofereça brindes e serviços free

Para fortalecer ainda mais o brand awareness da sua empresa, outra estratégia eficaz é desenvolver brindes personalizados com a identidade visual da marca. Camisetas, cadernetas, squeezes, mochilas e canetas são alguns dos presentes que podem ser entregues para clientes e prospects.

À medida que as pessoas usam esses objetos, elas levam a marca para o seu dia a dia. De tal modo, ela pode ser lembrada mais facilmente na hora da decisão de compra.

6. Busque parceiros e patrocine eventos

Esse é aquele tipo de iniciativa que parece não dar retorno, mas, na verdade, contribui ( e muito!) para que a marca fique no imaginário das pessoas. Certamente, você se recorda da empresa que patrocina o seu time. Ou, então, daquela que ajudou a trazer um show do seu artista favorito.

É claro que não precisa ir tão longe! O envolvimento da marca com parcerias ou eventos locais também pode criar uma grande lembrança na mente dos consumidores. Contudo, é importante escolher a qual tipo de iniciativa sua marca estará associada. Lembre-se: desenvolva essa estratégia pensando no seu público. Tudo isso precisa fazer sentido para ele.

Larissa Muhlbauer

Pós graduada em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 6 anos. Atualmente, atua como analista de marketing digital na Operand.

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