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5 dicas para aumentar a fidelidade dos seus clientes

Investir em gamificação, realidade aumentada e co-criação são algumas das opções que podem te ajudar a aumentar a fidelidade do seu cliente

 

O consumidor moderno mudou, e hoje, proporcionar uma experiência a clientes com necessidades e valores cada vez mais diferentes vem direcionando as ações de marketing das empresas, a fim de ganharem um pouco mais de espaço em um mercado tão competitivo.

O conhecimento em tempo real tornou-se vantagem competitiva e o relacionamento se tornou chave do processo. Mas o que fazer para garantir um maior engajamento dos seus clientes, conquistando-os e tornando-os leais à sua marca? Confira abaixo algumas dicas de mercado e estratégias que podem ser usadas para conquistar a fidelidade.

 

1 – Identificação dos clientes – IBeacon

Tecnologia que estende os serviços de localização do seu smartphone, alertando apps quando você se aproxima ou deixa um local onde tenha IBeacon. A distância de identificação vai desde alguns centímetros até 50 metros. Imagine por exemplo, que você seja cliente frequente de uma loja de departamentos. Quando você se aproximar do local, você receberá mensagens personalizadas no seu celular lhe dando as boas-vindas e oferecendo produtos exclusivos para seu estilo de compra.

 

2 – Provador virtual – Realidade Aumentada

Sistema que reúne realidade aumentada e internet, proporcionando informação online relevante em qualquer lugar a qualquer tempo, fazendo com que a imagem visualizada pareça incorporada ao seu ambiente natural (mesma tecnologia usada pelo fenômeno Pokemon Go!). No mundo do varejo, a Apple utiliza a mesma tendência com o produto Apple Watch, permitindo que os clientes tenham a ideia real de como o relógio fica no pulso.

 

3 – Jogue para ganhar – Gamification

Ação que gera engajamento no cliente usando recursos de game em um momento não jogo. Parece confuso? É simples! O Gamification estimula que o cliente possa acumular pontos, concorrer a prêmios ou ganhar algum incentivo através de um momento “jogo”. Um exemplo simples pode ser a ação do Monopoly feita pela McDonald’s, que estimulava que as pessoas se cadastrassem no site para acumular pontos (conseguindo informações valiosas dos seus clientes) e em uma escala mais ampla, o caso da Disney com a pulseira Magic Band que era distribuída para todos que se hospedavam nos seus resorts. Além de poder comprar qualquer coisa dentro do parque usando a pulseira, os usuários ainda acumulavam pontos e podiam ser surpreendidos pelo Mickey chamando seu filho pelo nome, por exemplo.

 

4- Encante seu cliente – Crie Relevância

Para conquistar a relevância, proporcione ao seu cliente uma experiência que envolva originalidade, envolvimento, descoberta, autenticidade e valor em um prazo determinado de tempo.

 

5- Estimule a participação – Co-criação ou colaboração

Qual o melhor jeito de diminuir os gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços e ainda por cima, engajar seus clientes? A resposta para essa pergunta está na co-criação, movimento que estimula que os seus clientes participem ativamente do desenvolvimento das suas novidades. A Apple por exemplo, aproveita a opinião dos seus usuários mais recorrentes para implantar novas melhorias no próximo aparelho. O mesmo acontece na indústria automotiva na hora de planejar o novo modelo do carro e também com alimentos e bebidas, através da distribuição de sabores experimentais para votação do público.

 

Apesar das dicas serem bem diversificadas, todas tem um denominador comum: para conseguir o sucesso, você precisa ter um profundo conhecimento da sua base de clientes, além de segmentar corretamente seus clientes. Além das suas preferências e gostos, você precisa identificar a sua sensibilidade com ações desse tipo e o quanto ele ficaria engajado com a sua marca.

 

 

 

 

Mayara Azevêdo

Formada em Jornalismo, já trabalhou com ativação de grandes marcas como Ambev e Google. Atualmente trabalha como coordenadora de Marketing de Produtos da All iN Marketing Cloud e Locaweb Corp, unidades de negócios da Locaweb.

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