Artigos

3 lições mercadológicas para aprender com os sites de crowdfunding

Os sites de crowdfunding são excelentes para acompanhar as novidades tecnológicas. Quem já não passou horas navegando nas páginas do IndieGogo ou Kickstarter, por exemplo? As próximas revoluções do mercado podem estar ali, porém existem outros três motivos para fuçarmos nestes sites com mais atenção.

 

 

1 – É uma forma de testar a receptividade de um produto

Caso você vá empreender, observar estes sites e até mesmo os projetos parecidos com seu produto/serviço pode determinar o sucesso do seu negócio. Se a Colgate lá em 1982 tivesse acesso à uma plataforma de crowdfunding, tenho certeza que eles não lançariam sua linha de produtos alimentícios.

Um projeto bem formulado pode definir o sucesso ou o fracasso do mesmo. Um caso de sucesso é o Óculos Rift que mesmo antes da data limite havia arrecadado mais do que a meta de financiamento. Já o caso do Restaurante ZéBeLeo foi um fracasso, pois além de passar poucas informações de como o dinheiro investido seria utilizado, acabou criando uma revolta nos usuários da plataforma de crowdfunding, pois estes acreditavam que os criadores estavam usando a plataforma erroneamente e sem uma estratégia de negócios crível.

 

2 – É uma forma de saber onde investir dinheiro

O sucesso de projetos como o Óculos Rift (US$2 milhões arrecadados) e o relógio inteligente Pepple Time (US$10 milhões arrecadados), fizeram surgir no mercado plataformas de Equity Crowdfunding, ou seja, ao invés de você comprar um produto, você compra parte da empresa.

Esse modelo vem dando tão certo nos EUA que já existe uma comissão aqui no Brasil avaliando o formato a fim de dirimir os riscos envolvidos nesse tipo de investimento. Portanto, se você tem dinheiro reservado é uma boa oportunidade, pois nunca sabemos quando uma “Nubank” vai aparecer.

 

3 – É uma forma de se ter novas ideias
Os projetos de crowdfunding costumam revelar novas maneiras de resolver problemas antigos, e isso pode se aplicar em tudo, desde inovações em processadores até novas formas de se guardar roupas numa mala ou desde relógios inteligentes até uma maneira mais rápida e barata de identificar a malária.

Portanto, o que podemos ver é que o sucesso ou fracasso dos projetos que participam de um crowdfunding nos mostra para onde o mercado está caminhando e pode nos ajudar a antever tendências.

estuda Processos Gerenciais pela Anhembi Morumbi e atua como product owner da Locaweb Pro, com foco em agências digitais e desenvolvedores. Gosta de escrever à mão e passar pro digital depois. Geek por natureza e ligado a tudo que é novidade.

Comentários

PUBLICIDADE